Página 1 de 13

O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 06 mar 2015, 23:43
por vitorcoias
Depois de repetidas reclamações, que tinham como única resposta "o defeito é da sua forma de conduzir", a marca lá aceitou fazer um teste. Pretendeu-se fazer uma comparação entre a autonomia anunciada na publicidade da marca e a realmente conseguida. Para isso, fez-se, em dezembro do ano passado, um teste "oficial" (acompanhado por um técnico da marca).
Procurando conduzir de forma "convencional", o meu Leaf revelou ter uma autonomia de 93km em vez dos 175km publicitados (53% da autonomia publicitada) e em vez dos 149km de autonomia que ainda devia ter, devido à degradação da bateria com o uso (62% da autonomia corrigida da degradação). Para mim, o carro "chumbou". Ou estarei enganado?
Abraços

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 07 mar 2015, 00:22
por mjr
Depende da forma "convencional" de condução... Se for condução convencional a 120km/h em AE é normal. Se for 60-80km/h em estradas nacionais então é muito pouco.

Para mim o melhor teste é mesmo o da tomada. Descarregar até o carro morrer e depois medir a energia gasta a carregar até 100%. Não falha. 25kW.h em novo.

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 08 mar 2015, 23:40
por vitorcoias
mjr Escreveu:Depende da forma "convencional" de condução... Se for condução convencional a 120km/h em AE é normal. Se for 60-80km/h em estradas nacionais então é muito pouco.
Considero a definição de "condução convencional" dada pela Nissan na sua publicidade: Nem desportiva, nem "zen" (muito lenta), evitando, portanto, acelerações e velocidades elevadas, mas acompanhando fluir do tráfego.
Como vivemos no "país das autoestradas", é difícil fugir delas no dia-a-dia...
Abraço,

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 09 mar 2015, 00:18
por VETL
Fui ver as suas mensagens anteriores, vitorcoias.
Relembrei-me que já discutimos a questão do seu carro e que tinha um processo em Tribunal.
Há no entanto uma coisa que não me lembro de ter cá dito, apesar de lhe ter sido questionado:
O que é que diz o LeafSpy no seu carro?
Esta informação seria muito importante para alguém aqui o poder ajudar verdadeiramente.
Mesmo que não tenha, alguém aqui do fórum da sua área geográfica lhe poderia fazer uma leitura.
Como é que está a questão judicial?

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 09 mar 2015, 10:42
por mjr
Eu na minha opinião penso que os testes de autonomia para avaliar a capacidade da bateria em VEs são praticamente inúteis, a não ser que sejam feitos em condições muito controladas (tipo Tony Williams). Ao contrário de um CI não há desafinações possíveis nos sistemas elétricos/mecânicos que expliquem perdas significativas de autonomia. Talvez andar com um pneu com menos pressão ou com um travão mal afinado possa explicar alguma perda, mas se for significativa daria azo a alguma falha prematura.

A questão para mim cinge-se apenas à capacidade da bateria. É esse valor que realmente interessa, e há duas maneiras de o obter:

- Teste de carga de 0 a 100%, com medição da energia gasta.
- capacidade reportada pelo carro, medida com o Leaf Spy.

Há ainda a questão das barras de capacidade, que também podem ser úteis, mas com muito menor resolução.

O problema da capacidade medida pelo carro é que pode ter falhas, como no caso flagrante do Victor Pinto (12 barras e menos de 15kW.h de 0 a 100%). Basta uma célula estar a falhar para limitar a capacidade do pack à da célula mais fraca, mas a capacidade reportada é sempre a da média do pack. Assim só o teste de carga de 0 a 100% é realmente fiável e indicador do real estado da bateria.

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 09 mar 2015, 18:47
por jfr2006
rdias Escreveu:
Dou um exemplo :

Renault diz na sua pagina que zoe faz 210 kms NEDC ...mas depois diz 100 kms no inverno e 150 kms verão... A marca quer dizer a verdade....
A nissan tem algo semelhante, com 4 exemplos: http://www.nissan.pt/PT/pt/vehicle/elec ... range.html

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 09 mar 2015, 20:12
por jfr2006
Não me digas que as autonomias ainda são piores :cry:

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 10 mar 2015, 10:52
por Essiemme
Acho mais grave um fabricante anunciar que o carro consome em média (presume-se que com uso normal) 4 litros e meio de combustível e depois, na realidade (uso "normal"), atira-se para os 6 e 7...

Parece pouca a diferença mas, a meu ver, ainda é mais grave. No final do mês, com bastantes KMs, traduze-se numa diferença (em notas de dinheiro) muito significativa!

Um EV, mesmo com a degradação espectável, é imbatível em termos de poupança (que é o que mais me interessa). Eu que o diga! :P :D

Com o tempo, com uma rede minimamente aceitável de PCRs, tudo isso se esquecerá.

sm
:geek:

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 10 mar 2015, 11:46
por Essiemme
Mas quem disse que eu tenho problemas de autonomia ??

sm
:geek:

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Enviado: 15 mar 2015, 20:28
por vitorcoias
VETL Escreveu:O que é que diz o LeafSpy no seu carro?
Esta informação seria muito importante para alguém aqui o poder ajudar verdadeiramente.
Mesmo que não tenha, alguém aqui do fórum da sua área geográfica lhe poderia fazer uma leitura.
Como é que está a questão judicial?
Não tenho o LeafSpy mas, quanto ao uso da bateria, tenho "cinco estrelas" em todos os critérios, na classificação feita pelo próprio concessionário da Nissan. Compreende-se, porque sigo com bastante cuidado as recomendações da marca: nunca fiz um carregamento rápido, carrego normalmente só até aos 80%, etc. De qq maneira, o problema não é de agora. As minhas reclamações vêm desde o princípio. O carro nunca teve uma autonomia que se parecesse minimamente com a autonomia anunciada. Todos sabemos que há sempre uma diferença entre os consumos (ou autonomias) reais e as anunciadas. Mas no caso do meu Leaf, a diferença está muito para além do razoável. Tive de comprar outro carro e utilizar este só para pequenas deslocações. Como diz o povo, sinto-me "desfraldado"! :lol:
Quanto ao processo, tem sido tratado pela marca e pelo concessionário com notável displicência, mas está, agora, marcada nova audiência prévia para o dia 29 de abril de 2015, no Tribunal de Oeiras.
Abraços,