O meu Leaf fez o teste e chumbou!
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
28,4kWh da tomada não dá 27kW.h úteis, a não ser que o carregador da Kia incluíndo as perdas na bateria tenha um rendimento de 95%. Pode também já ter alguma degradação (5%).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Um utilizador frances ja carregou 30kwh na tomada, o que dá os tais 27(30x0,90)
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Nesse caso este tem 5% de degradação. Normal.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Eu não estou a achar normal.mjr Escreveu:Nesse caso este tem 5% de degradação. Normal.
Se ele não usa tudo o que tem, a degradação não seria visível já.
Ou estou a ver algo errado?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Eu suponho que a energia não usada é como no Leaf, ou seja nunca fica disponível nem mesmo com a degradação.
Um erro de estimativa como nos iMiEV nesta fase do campeonato parece-me muito pouco provável.
Um erro de estimativa como nos iMiEV nesta fase do campeonato parece-me muito pouco provável.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
A audiência da minha queixa contra a Nissan teve lugar no tribunal de Oeiras no mês passado. Quanto a mim, o cerne da questão reside no seguinte:
Ao anunciarem um determinado consumo ou autonomia, quer os fabricantes de carros de combustão interna (CI) quer os elétricos, cumprem a norma, seja ela a europeia, seja a americana, porque isso é obrigatório. O consumo/autonomia anunciado/a é obtido/a em condições específicas, iguais para todos. A grande diferença está em que nos carros de CI é relativamente fácil conseguir consumos próximos do anunciado, enquanto que nos elétricos isso é muito difícil. Esse facto é ocultado do potencial comprador o que é, já de si, desonesto. Como, além disso, a autonomia de um elétrico é muito menor do que a de um CI de classe equivalente, o erro em que o comprador é induzido tem consequências mais gravosas para ele.
A comparação entre o meu Nissan Leaf e o meu Opel Astra mostram bem isso:
No meu Opel Astra, a autonomia anunciada é de 1122 km (para um consumo anunciado de 4,1 l/100km);
Autonomia real é de 1022 km (com um consumo real de 4,5 l/100km), o que não é difícil de conseguir com uma condução convencional.
Em percentagem, a autonomia conseguida é 91% da anunciada.
No meu Nissan Leaf, a autonomia anunciada é de 175 km;
A autonomia real é de 100 km, e é difícil de conseguir com uma condução convencional.
Em percentagem, a autonomia conseguida é 57% da anunciada.
No caso do meu Leaf, não só estas diferenças foram escamoteadas, como a autonomia foi apresentada como sendo fácil de conseguir com uma condução convencional, podendo ser maior se a condução fosse cuidadosa.
Espero que, a bem dos consumidores, isso tenha ficado claro para a Sr.ª Dr.ª Juíza.
Aliás, o teste que a Dr.ª mandou fazer mostra bem a grande diferença entre o anunciado e o real.
Os vídeos podem ser vistos em
e
Nos vídeos ouvem-se alguns comentários duma testemunha que acompanhou o teste.
Ao anunciarem um determinado consumo ou autonomia, quer os fabricantes de carros de combustão interna (CI) quer os elétricos, cumprem a norma, seja ela a europeia, seja a americana, porque isso é obrigatório. O consumo/autonomia anunciado/a é obtido/a em condições específicas, iguais para todos. A grande diferença está em que nos carros de CI é relativamente fácil conseguir consumos próximos do anunciado, enquanto que nos elétricos isso é muito difícil. Esse facto é ocultado do potencial comprador o que é, já de si, desonesto. Como, além disso, a autonomia de um elétrico é muito menor do que a de um CI de classe equivalente, o erro em que o comprador é induzido tem consequências mais gravosas para ele.
A comparação entre o meu Nissan Leaf e o meu Opel Astra mostram bem isso:
No meu Opel Astra, a autonomia anunciada é de 1122 km (para um consumo anunciado de 4,1 l/100km);
Autonomia real é de 1022 km (com um consumo real de 4,5 l/100km), o que não é difícil de conseguir com uma condução convencional.
Em percentagem, a autonomia conseguida é 91% da anunciada.
No meu Nissan Leaf, a autonomia anunciada é de 175 km;
A autonomia real é de 100 km, e é difícil de conseguir com uma condução convencional.
Em percentagem, a autonomia conseguida é 57% da anunciada.
No caso do meu Leaf, não só estas diferenças foram escamoteadas, como a autonomia foi apresentada como sendo fácil de conseguir com uma condução convencional, podendo ser maior se a condução fosse cuidadosa.
Espero que, a bem dos consumidores, isso tenha ficado claro para a Sr.ª Dr.ª Juíza.
Aliás, o teste que a Dr.ª mandou fazer mostra bem a grande diferença entre o anunciado e o real.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Que triste fim.
Espero que em tribunal tb não fiquem apeados!
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Cada vez mais precisamos de paciência, não basta as dificuldades que já conhecíamos quando comprámos os carros, mas ainda temos de aturar este tipo de situações.....
É pena que o prémio da inovação e de proteger o meio ambiente, seja este.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Sempre que tento inserir link do YouTube nunca nunca funciona, lembro-me q algures havia aqui uma explicação de como fazer, tb não consigo encontrar
Alguém sabe como se faz ou onde está o link?
Alguém sabe como se faz ou onde está o link?
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
tenho de averiguar, deve ter mudado algo no YouTube.
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