Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
- BrunoAlves
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Estás a fazer confusão. A malta só se chateia com a tua participação por seres anti-leaf, não é por falares nestes problemas. Nós falamos sobre os problemas dos nossos carros, não andamos a dourar a pílula.
Nós sabemos que as limitações existem e o que fazemos é usar o fórum como meio de discussão e partilha, para que todos saibamos com o que contamos. Eu fico contente que se tenha descoberto esta limitação porque ela efectivamente existe. Mesmo que tenha contrariado a minha experiência.
Tu ainda não te retrataste por teres afirmado peremptoriamente que a carga acabava às 9 barras. Agora o teu cavalo de batalha é que o carro nalguma situação deixa de andar e carregar. Ainda não pega fogo como outros mesmo assim
<edit>
A tua fixação com a não refrigeração das baterias do Leaf faz com que não fales em mais nada. Tudo no Leaf se encerra à volta do termo "temperatura". É exasperante... O carro não tem motor, rodas, portas, nada! Só tem baterias não refrigeradas.
Ainda agora vi no FB, sai um artigo com a comparação do carregamento rápido do i3 VS Leaf. O teu comentário ao artigo:
"temperatura, temperatura. Vai sempre dar ao mesmo. Só a Nissan anda cega"
</edit>
Tu só repetes até à exaustão quão mau é, blablabla. Eu de cada vez que abro este fórum já faço apostas em quantas vezes vou ler "temperatura". Já chega pá, o ambiente começa a ficar poluído!
Já te disse uma vez: nós sabemos muito bem as limitações dos carros que temos e gostamos de às discutir para aprendermos com elas.
Mesmo a forma como apresentaste este caso (que afinal existe mesmo, ao contrário do unicórnio cor de rosa), é provocatória e incita à discussão pouco saudável com suspeições e falta de argumentos. O t3lmo chegou e mostrou mesmo sem fotos, sim senhor é verdade, agora vamos tentar perceber porque é que isto aconteceu - o que obviamente implica muito adivinhanço. A partir daqui partimos para perceber como é que acontece para aprendermos a viver com a situação. Mais uma vez, atiram-se hipóteses para o "como é que não acontece mas no limite?"
E tu continuas a mostrar quão mau é o carro. Mais uma vez: já sabemos que é mau, ok? Para facilitar: sim, tinhas razão, com os 50 PCR os carros vão morrer, explodir e as baterias fazer picadinho de lítio.
Porque é que não te limitas a falar sobre os carros que tanto adoras? Até o teu tom é diferente. Acredita que gostei de ler a tua participação no tópico do VascoV
Nós sabemos que as limitações existem e o que fazemos é usar o fórum como meio de discussão e partilha, para que todos saibamos com o que contamos. Eu fico contente que se tenha descoberto esta limitação porque ela efectivamente existe. Mesmo que tenha contrariado a minha experiência.
Tu ainda não te retrataste por teres afirmado peremptoriamente que a carga acabava às 9 barras. Agora o teu cavalo de batalha é que o carro nalguma situação deixa de andar e carregar. Ainda não pega fogo como outros mesmo assim
<edit>
A tua fixação com a não refrigeração das baterias do Leaf faz com que não fales em mais nada. Tudo no Leaf se encerra à volta do termo "temperatura". É exasperante... O carro não tem motor, rodas, portas, nada! Só tem baterias não refrigeradas.
Ainda agora vi no FB, sai um artigo com a comparação do carregamento rápido do i3 VS Leaf. O teu comentário ao artigo:
"temperatura, temperatura. Vai sempre dar ao mesmo. Só a Nissan anda cega"
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Tu só repetes até à exaustão quão mau é, blablabla. Eu de cada vez que abro este fórum já faço apostas em quantas vezes vou ler "temperatura". Já chega pá, o ambiente começa a ficar poluído!
Já te disse uma vez: nós sabemos muito bem as limitações dos carros que temos e gostamos de às discutir para aprendermos com elas.
Mesmo a forma como apresentaste este caso (que afinal existe mesmo, ao contrário do unicórnio cor de rosa), é provocatória e incita à discussão pouco saudável com suspeições e falta de argumentos. O t3lmo chegou e mostrou mesmo sem fotos, sim senhor é verdade, agora vamos tentar perceber porque é que isto aconteceu - o que obviamente implica muito adivinhanço. A partir daqui partimos para perceber como é que acontece para aprendermos a viver com a situação. Mais uma vez, atiram-se hipóteses para o "como é que não acontece mas no limite?"
E tu continuas a mostrar quão mau é o carro. Mais uma vez: já sabemos que é mau, ok? Para facilitar: sim, tinhas razão, com os 50 PCR os carros vão morrer, explodir e as baterias fazer picadinho de lítio.
Porque é que não te limitas a falar sobre os carros que tanto adoras? Até o teu tom é diferente. Acredita que gostei de ler a tua participação no tópico do VascoV
Última edição por BrunoAlves em 24 ago 2016, 21:02, editado 3 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
rdias, que história é essa das barras de temperatura no 24Kwh vs 30Kwh. Em que tópico é que isto está?rdias Escreveu:mjr Escreveu:O vetl e o becool falaram algo interessante e que estão a averiguar. Que as barras de temperatura, não valem o mesmo que no de 24kwh. Mas mesmo assim, ainda é pior, pois as limitações aparecem mais cedo.
Não me admira que a Nissan tenha feito isto, porque subiu as garantias. Limita tudo mais para cumprir garantia, mas o cliente é que se lixa.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
O teu Leaf 24kW.h carrega a 125A com o SOC a 80% e começando a carregar perto de 0% de SOC? Tens algum gráfico do Leaf Spy com isso?RNM Escreveu:O meu 24 carrega a 125A até 80%.mjr Escreveu: Pelo que vejo o Leaf de 30kW.h carrega mais rápido de 0 a 90% de SOC que o de 24kW.h, apesar de ter mais capacidade. Isto porque até aos 80% de Soc a carga é sempre feita a 125A, ou seja 30 minutos a 125A. Já o Leaf de 24kW.h nem 15 minutos fica a 125A, talvez chegue aos 10minutos.
Até aos 45ºC nunca experienciei limitação de potência de carga. A 53.1ºC limitou a carga a 30~32 kW (80~90A)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... gem#p72211
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
A diferença é quando aparecem as barras a seguir à sexta, que no de 30kW.h penso aparecerem mais cedo. Embora perto dos 55C, que é o que interessa, elas coincidam. É melhor não ir por aí pois não tem qualquer interesse para esta discussão.
Já vi um gráfico, penso que do VETL, onde a temperatura da bateria numa CR subiu sempre, mas quando limitou a 25kW até começou a descer ligeiramente. Isso por volta dos 55C. Quando arrancou tinha menos uma bola de potência, mas poucos km depois (10?) voltou a aparecer porque a bateria arrefeceu. Isto com 40C de temperatura ambiente. Ora, se a carga rápida terminou com 55C em limitação de potência e com a temperatura até a descer ligeiramente, e depois baixou mais um pouco para permitir a potência total, não estou a ver porque este processo não pudesse continuar indefinidamente. Para 120km/h em plano só são precisos 25kW. Estou a pensar mal??
Já vi um gráfico, penso que do VETL, onde a temperatura da bateria numa CR subiu sempre, mas quando limitou a 25kW até começou a descer ligeiramente. Isso por volta dos 55C. Quando arrancou tinha menos uma bola de potência, mas poucos km depois (10?) voltou a aparecer porque a bateria arrefeceu. Isto com 40C de temperatura ambiente. Ora, se a carga rápida terminou com 55C em limitação de potência e com a temperatura até a descer ligeiramente, e depois baixou mais um pouco para permitir a potência total, não estou a ver porque este processo não pudesse continuar indefinidamente. Para 120km/h em plano só são precisos 25kW. Estou a pensar mal??
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- BrunoAlves
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Mal tratado julgo que não. Eu excedi-me uma vez e pedi desculpa
Em relação aos avisos: esse é só mais um dos pontos, a facilidade com que dizes "eu avisei", "a Tesla avisou", etc
Pelo menos por aqui a malta está informada o suficiente para que esses avisos sejam "vazio". E repetidos até à exaustão, só parecem chover no molhado, outra vez e outra vez.
Epá é isso irrita um bocado. Chegas aqui e lês uma vez, duas, três, mil vezes, a mesma conversa, chateia.
Não acredito que tu acredites que conheces melhor a estratégia da Nissan que a própria Nissan. Por isso, em relação aos modelos actuais, aceita que eles são como são e tenta parar com o maldizer constante. Porque sim, estás sempre a dizer mal. Repito: nós procuramos partilhar informação sobre o carro que temos, tu insistes em tentar provar quão mau é o carro.
Sim, provavelmente o Leaf não faz 2000km facilmente seguidos (ou pelo menos em condições adversas tipo tempo quente), mas se calhar não foi com esse intuito que foi produzido.
Nunca disse nem sugeri que és má pessoa. Não tinha qualquer problema em sentar-me contigo e beber uma bejeca enquanto falávamos sobre isto ou outras coisas. Mas anti-leaf és. E a forma como participas nas questões ligadas ao Leaf não é bem recebida por uma série de utilizadores. Se calhar o problema não é toda a gente
Em relação aos avisos: esse é só mais um dos pontos, a facilidade com que dizes "eu avisei", "a Tesla avisou", etc
Pelo menos por aqui a malta está informada o suficiente para que esses avisos sejam "vazio". E repetidos até à exaustão, só parecem chover no molhado, outra vez e outra vez.
Epá é isso irrita um bocado. Chegas aqui e lês uma vez, duas, três, mil vezes, a mesma conversa, chateia.
Não acredito que tu acredites que conheces melhor a estratégia da Nissan que a própria Nissan. Por isso, em relação aos modelos actuais, aceita que eles são como são e tenta parar com o maldizer constante. Porque sim, estás sempre a dizer mal. Repito: nós procuramos partilhar informação sobre o carro que temos, tu insistes em tentar provar quão mau é o carro.
Sim, provavelmente o Leaf não faz 2000km facilmente seguidos (ou pelo menos em condições adversas tipo tempo quente), mas se calhar não foi com esse intuito que foi produzido.
Nunca disse nem sugeri que és má pessoa. Não tinha qualquer problema em sentar-me contigo e beber uma bejeca enquanto falávamos sobre isto ou outras coisas. Mas anti-leaf és. E a forma como participas nas questões ligadas ao Leaf não é bem recebida por uma série de utilizadores. Se calhar o problema não é toda a gente
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Como não ouve explicação com fatos da história cada um entende à sua maneira.RNM Escreveu:Estamos a falar de dum ICE ou do Leaf?pemifer Escreveu: Não percebi o teu ponto de vista...
Há muita maneira de derreter a mecânica de um ICE dentro dos limites de velocidade da estrada e do veiculo...
Os ICE por exemplo têm o corte antes do motor atingir as rotações máximas, eu nunca experimentei acelerar qualquer carro até ao corte, mas vi pessoas a fazê-lo...
Podes meter-te numa AE acelerar até ao corte em todas as mudanças e seguir em 3ª com o motor sempre a cortar, deve ser dentro dos limites de velocidade, duvido que consigas fazer muitos quilómetros assim...
Tive um colega que não acelerava até ao corte mas andava sempre em rotações altas, raramente punha a 5ª, e conseguiu andar assim durante 3 anos até partir o motor...
Vais descansado da vida, a 120 numa AE, tens autonomia na boa e postos de carga para carregar, e não podes fazê-lo pq a bateria começa a "suar"??
Não estou a pedir que o carro aguente corridas, bastaria que aguenta-se viagens em AE, com CRs sucessivas sem ficar com a bateria a ferver!
Eu entendi que o carro andou muitos quilómetros à velocidade máxima, tu entendeste que andou a 120, eu entendi que avisaram o condutor para se refrear por causa da temperatura e que ele não ligou, tu entendes que ele andou descansado da vida, não considero andar à velocidade máxima de um carro ir "descansado da vida"...
Como só houve um caso até agora vamos esperar os casos seguintes, vão haver muitos a julgar pelas tuas palavras e as do rdias...
Quem sabe não acontecerá comigo?
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Eh pá, eu não digo que és má pessoa, nem anti ME, agora anti-leaf... (como dizem os americanos, quando se vê um pássaro que nada como um pato, anda como um pato, grasna como um pato, ... )rdias Escreveu:Margaret, quem não se sente não é filho de boa gente. Já fui mal tratado muitas vezes por aqui por causa disto. Inclusive, a Margaret .Muitos teriam simplesmente mandado isto às favas. Mas seria aquilo que muitos queriam e querem . E infelizmente fico triste que isto aconteça com os leafs pois é mau para a mobilidade eléctrica. Mas era de esperar . Houve muitos avisos ate da tesla e outros especialistas.
Foi o caminho da Nissan e continua a insistir e continuam packs a serem mudados em garantia e clientes a morrer na praia. Mas sou eu que sou maldizente.
Quanto menos rentabilidade as marcas tiverem nos VE menos interesse terão em apostar neste tipo de mobilidade.
Margaret e restantes membros do fórum... eu não sou má pessoa, nem anti-leaf, nem anti mobilidade electrica. Quem me conhece e convive comigo sabe bem disso.
Sou um bocado teimoso, mas para um bem maior
Em relação a seres teimoso, não digas isso! A minha mãe um dia virou-se para mim e disse-me: "não sou teimosa, os outros é que teimam comigo e eu sou persistente!"
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Se há alguém que pode ficar a ferver com isto é a Nissan, pois 8 anos de garantia é muito tempo e dá muito descanso a quem comprou o carro. Rolariam muitas cabeças se de repente aparecessem milhares de Leafs a ter de trocar a bateria. Esta química já mostrou ser completamente diferente da anterior, com um perfil de descarga completamente diferente, onde o joelho aparece muito abaixo dos 3,7V. Na verdade ainda não vi nenhum gráfico onde ele aparecesse, mas deve ser pelos 3,3-3,4V. Tem de ser muito mais tolerante a temperaturas elevadas que a anterior, caso contrário não fariam uma garantia líder de mercado (8 anos ou 160000km).
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
30 a 32kw é limitar? Sobretudo com o trato que lhe deste.....é peanuts.RNM
Até aos 45ºC nunca experienciei limitação de potência de carga. A 53.1ºC limitou a carga a 30~32 kW (80~90A)
viewtopic.php?f=7&t=5181&hilit=coimbra+viagem#p72211
Qts minutos vês acima disso numa carga normal, 5/10?
O que devem dizer então os proprietários dos novos ZOE que não conseguem mais do que 22kw e tem lá uma cena a arrefecer....se o leaf apenas pudesse a 22, ninguém estaria aqui a falar de limitções.
Não lhe chamo limitação, mas precaução. Limitação seria tipo a 10kw, isso sim seria limitar.
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Noutro dia chegámos a Aveiras com muito pouca carga (fizemos, pelo menos 15km, só com "---" no dash) e foi até aos 80% em 25 min, sempre a bombar!mjr Escreveu: O teu Leaf 24kW.h carrega a 125A com o SOC a 80% e começando a carregar perto de 0% de SOC? Tens algum gráfico do Leaf Spy com isso?
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