Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%
 
Total de votos: 31

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 24 ago 2016, 13:33

rdias Escreveu:Já agora houve outro produto que eu considero muito boa engenharia e que falhou. Foi o i3 do João no regresso a Guimarães.
Apesar de achar que foi um mau cálculo do soc restante.
Ficou a pé?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por rnlcarlov » 24 ago 2016, 13:46

rdias Escreveu: Tudo se resolvia com o bom senso da Nissan e não dos seus utilizadores.
Os bons produtos de engenharia tem de precaver estes cenários. E acho um cenário banal e não algo fora de série.
Banal só para Portugueses desmiolados. Vejam lá se lá fora há excessos desses a torto e a direito. Atravessei Espanha de uma ponta à outra em AE e o número de aceleras que me ultrapassaram em 1000km foi incomparavelmente menor do que o número de aceleras que me ultrapassam em 200km de AE em Portugal.

E além disso e engenharia até precaviu esses cenários. Abusas? Toma lá limitação de potência para teres mais juízo :D

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por ICEM4N » 24 ago 2016, 14:00

Acho que o problema já é outro:

Compra-se um carro, mudam o radio
Compra-se um carro, mudam as jantes
Compra-se um carro, alargam as medidas dos pneus
Compra-se um carro, metem um turbo com mais pressao
Compra-se um carro, altera-se o escape
Compra-se um carro sem refrigeração, queremos meter refrigeração
Compra-se um carro com refrigeração, queremos desativar porque gasta muito.

Acho que no fundo todos queremos ser engenheiros e nao entendemos nunca o que esta por tras do que é construido.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 24 ago 2016, 14:18

rdias Escreveu:Terias razão se falássemos de 1000 kms seguidos e 10 cargas rápidas. Até seria tolerável, apesar de tudo.
Agora duas cargas rápidas e 250 kms depois. Parece que só fez um troço a alta velocidade.
Tudo se resolvia com o bom senso da Nissan e não dos seus utilizadores.
Os bons produtos de engenharia tem de precaver estes cenários. E acho um cenário banal e não algo fora de série.
rdias Escreveu:Já agora houve outro produto que eu considero muito boa engenharia e que falhou. Foi o i3 do João no regresso a Guimarães.
Apesar de achar que foi um mau cálculo do soc restante.
Facciosidade a quanto obrigas! :lol: :lol: :lol: :lol:
Um "falhou" porque é mau, o outro "falhou" porque houve um cruzamento de venus com jupiter e plutão estava à esquerda mas é bom! :lol: :lol: :lol: :lol:
A "falha" apontada ao Leaf afinal é uma característica, como já tinha sido referido.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 24 ago 2016, 14:33

Neste caso se cumprisse com os limites podia fazer 2000km seguidos, com cargas a meio, pois a limitação de potência na carga rapida não deixava a temperatura subir ao nível de limitar poder andar a 120km/h. Pelo que vejo o Leaf de 30kW.h carrega mais rápido de 0 a 90% de SOC que o de 24kW.h, apesar de ter mais capacidade. Isto porque até aos 80% de Soc a carga é sempre feita a 125A, ou seja 30 minutos a 125A. Já o Leaf de 24kW.h nem 15 minutos fica a 125A, talvez chegue aos 10minutos. Como já vimos noutro tópico o Leaf de 30kW.h carrega a maior corrente com 80% de SOC que o Model S de 85kW.h com o mesmo SOC de 80%!

Isto permite menos tempo a carregar mas (muito) mais aquecimento do pack. Já vi que quando a corrente de carga baixa para metade (25kW) a bateria começa a arrefecer. E isto permite que após a terceira carga ele carregue mais ou menos igual que um Leaf de 24kW.h, embora demore mais tempo por ter uma bateria maior. A limitação de potência a acontecer após a carga será apenas da última bola, e rapidamente desaparece a velocidades moderadas.

Isto é para temperaturas ambientes elevadas, perto de 40 graus. Com 30 graus será necessário mais uma carga rápida e a 20-25C deverá desaparecer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por RNM » 24 ago 2016, 15:17

t3lmo Escreveu:PCR Loulé (40ºC ao sol) + A22,A2 + PCR Aljustrel (avisado para não se esticar muito) + A2 (sem controlo) + PCR Álcacer (30-40% e tartagura)

Nem todos estão mentalizados (e conscientes) para conduzir perto dos limites. Mesmo quando são avisados previamente.
Se o carro não pode fazer uma viagem em AE quando está calor, perfeitamente dentro dos limites de velocidade da estrada e do veículo, se calhar deveria ter matriculado como quadriciclo, para ser impedido de andar em AE.
Ou melhor "engenheirado".
Ou vendido sem CR.

mjr Escreveu: Pelo que vejo o Leaf de 30kW.h carrega mais rápido de 0 a 90% de SOC que o de 24kW.h, apesar de ter mais capacidade. Isto porque até aos 80% de Soc a carga é sempre feita a 125A, ou seja 30 minutos a 125A. Já o Leaf de 24kW.h nem 15 minutos fica a 125A, talvez chegue aos 10minutos.
O meu 24 carrega a 125A até 80%.

Até aos 45ºC nunca experienciei limitação de potência de carga. A 53.1ºC limitou a carga a 30~32 kW (80~90A)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... gem#p72211

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mikeger » 24 ago 2016, 15:36

Uma das coisas que me irritava nos meus últimos CIs (supostamente bons produtos de engenharia) e uma das (muitas) motivações para a compra de um ve foi a FAP. Sempre que estava com pressa lá me aparecia o aviso e tinha de continuar a conduzir (filtro cheio). Resposta da Oficina? Estes diesel de agora não servem para andar na Cidade... Isto além de uma Passat comprada nova mês ter-me deixado a pé duas vezes com problemas de injetores e que a marca nunca assumiu... Para mim isto é um mau produto de engenharia... Deixa-me a pé sem aviso!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 24 ago 2016, 17:45

RNM Escreveu: Se o carro não pode fazer uma viagem em AE quando está calor, perfeitamente dentro dos limites de velocidade da estrada e do veículo, se calhar deveria ter matriculado como quadriciclo, para ser impedido de andar em AE.
Ou melhor "engenheirado".
Ou vendido sem CR.
Não percebi o teu ponto de vista...
Há muita maneira de derreter a mecânica de um ICE dentro dos limites de velocidade da estrada e do veiculo...
Os ICE por exemplo têm o corte antes do motor atingir as rotações máximas, eu nunca experimentei acelerar qualquer carro até ao corte, mas vi pessoas a fazê-lo...
Podes meter-te numa AE acelerar até ao corte em todas as mudanças e seguir em 3ª com o motor sempre a cortar, deve ser dentro dos limites de velocidade, duvido que consigas fazer muitos quilómetros assim...
Tive um colega que não acelerava até ao corte mas andava sempre em rotações altas, raramente punha a 5ª, e conseguiu andar assim durante 3 anos até partir o motor...

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por RNM » 24 ago 2016, 18:31

pemifer Escreveu: Não percebi o teu ponto de vista...
Há muita maneira de derreter a mecânica de um ICE dentro dos limites de velocidade da estrada e do veiculo...
Os ICE por exemplo têm o corte antes do motor atingir as rotações máximas, eu nunca experimentei acelerar qualquer carro até ao corte, mas vi pessoas a fazê-lo...
Podes meter-te numa AE acelerar até ao corte em todas as mudanças e seguir em 3ª com o motor sempre a cortar, deve ser dentro dos limites de velocidade, duvido que consigas fazer muitos quilómetros assim...
Tive um colega que não acelerava até ao corte mas andava sempre em rotações altas, raramente punha a 5ª, e conseguiu andar assim durante 3 anos até partir o motor...
Estamos a falar de dum ICE ou do Leaf?
Vais descansado da vida, a 120 numa AE, tens autonomia na boa e postos de carga para carregar, e não podes fazê-lo pq a bateria começa a "suar"??
Não estou a pedir que o carro aguente corridas, bastaria que aguenta-se viagens em AE, com CRs sucessivas sem ficar com a bateria a ferver!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2016, 18:43

O "ferver" é relativo, as 10 barras de vez em quando a mim não me fazem espécie nenhuma enquanto que a outros (que nem sequer têm Leaf - sim, rdias és tu) fazem uma impressão brutal.
Neste caso parede claro que não foi a 120 mas sim "no nó" , pelas contas do mjr se fosse a cumprir ter-se-ia aguentado a andar.
Não é que eu ache que o carro é melhor sem TMS, não é. Mas não tem. E não tendo, tenho confiança que se aguenta perfeitamente bem nos nossos percursos e no tamanho do nosso rectângulo. Faz-se demasiado alarido...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”