Y - o I Grego

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 13 fev 2024, 22:34

Ontem, aproveitamos para fugir do Carnaval e ir dar um salto à Serra da Estrela.

Basicamente foram, segundo o Google, 612km em cerca de 09h30m... o que dá uma média de cerca de 65km/h - estranho porque a maior parte foi feita em AE, mas ok, demorei quase 30min a andar 2km na torre... e fiz alguns trajetos em estradas municipais.

Trajeto casa até Alverca por N374 para apanhar a A1 em direção à A23 e regresso no mesmo trajeto.
Na ida, em AE usei a condução autónoma mas... dá-me a entender que o consumo é superior ao de usarmos o pé (talvez porque, se formos nós a acelerar podemos dosear a velocidade, reduzindo nas subidas e aproveitar as descidas para aumentar a velocidade a custo "zero", ou então, é apenas uma percepção errada).
No regresso não usei a condução autónoma e gastei aparentemente menos percentagem... terá sido do trajeto/vento/condução ou será apenas uma má percepção?!?
Em AE, velocidade constante para cima normalmente a 110km/h na maior parte do trajeto em AE. Regresso, velocidades entre 90 a 120km/h nas AE.

Saí a 100% de casa (por acaso deverá ser de 99% porque ainda estava a carregar), e cheguei ao Continente Modelo Castelo Branco ao fim de 227km com 40%, carreguei no plug and charge e aproveitamos para comer um pequeno lanche da manhã... carregou 20%, portanto até aos 60% - 5,04€ (21min). Direção à torre. Cerca de 68km até ao alto da serra sendo que os últimos 2km em pára/arranca, muito trânsito e muito vento/nevoeiro. Paragem para gelar as orelhas e fotos da praxe. Chegamos creio com uns 28% à torre....
Descida em direção ao Shopping Serra na Covilhá para o almoço, com um pequeno desvio ao Covão d'Ametade.
Feitos cerca de 21km e com cerca de 35% de bateria fomos à procura do posto de carga.
Lá o encontramos no piso -1, estando os 4 pontos de carga normais ocupados, continuo a não perceber, do ponto de vista económico, os hibridos a carregarem em postos públicos. Só se tiverem cartão da empresa, ser a empresa a pagar ou ter um cartão de oferta que algumas marcas oferecem.
Sem problemas, se bem que um PCR livre era TOP já que demoramos 1h no almoço!
Destino de carga, Lidl em Castelo Branco a 55km, já que há um shopping ao lado para nos ocuparmos do tempo.
Cheguei, creio que com uns 20% (talvez um pouco mais) e em 54minutos carregou até aos 90% (40,29kWh - 12,80€ + IVA, cartão PRIO, sendo 6,74€CEME + 4,32OPC + 1,86€TAXAS sendo o site da myPRIO).
Destino a casa, e ao fim de 210km cheguei com 35%.

Portanto, em custos de energia...
5,04 + (12,80+IVA) = 20,78€
Repor a energia para os 100%.... 65% de 58kWh serão uns 37kWh... mais percas diria uns 40kWh se não mais.
Ou seja, em casa, custará algo como uns 4€

Um total na ordem dos 25€ para uns 612km... uma média de algo como 4,10€/100km...
Poderia ser zero se, carregasse apenas no Continente Modelo em Castelo Branco com as ofertas do Continente e em casa apenas com o sol. Como sol agora é uma miragem e... teria de ter feito umas 5 compras de 30€ nos ultimos 10 dias no Continente... pois, não foi o caso :-(

Um pequeno resumo após 1 mês de uso e mais de 3.000km (!) já feitos só por mim e com uma grande viagem pelo meio :-)

*** O QUE GOSTO ***
- planear no Google Maps e enviar para o carro, TOP (mas acho que só dá com o premium :-()
- velocidade de carga, no PCR do Lidl, carregou praticamente sempre a 45kW até aos 80 e picos, baixando um pouco (43?) até aos 90%, ok, eu sei que 45kW nos dias de hoje já não é assim tão rápido lol, mas estando eu habituado ao Leaf a ver na casa dos 20/30kW e com tendência a diminuir:-) tomara eu carregar sempre a esta velocidade praticamente constante até aos 90%, fácil e fazer as contas ao tempo e custo :-)
- conforto, a esposa e restantes ocupantes adoraram o conforto dos bancos e espaço claro nesta viagem de mais de 600km
- eficiência, no dia-a-dia nos trajetos normais e com o mesmo estilo de condução que com o Leaf, a média será igual ou mesmo inferior (indicada pelo carro), em AE ou em velocidades mais elevadas, tenho a ideia que é bem mais eficiente que o Leaf40 :-)
- o premium connectivity é bacano, temos o spotify com a conta do carro/mapas satélite... terminado o período de 1 mês, lá temos de uar um hotspot para o spotify e perdemos a conta do carro e os mapas são os normais, estando habituados ao de satélite é complicado :-( e foi o qu aconteceu ontem a mei oda viagem perdemos o premium :-(

*** O QUE NÃO GOSTO ***
- já por várias vezes que coloco o carro a carregar, na esperança de ele carregar até à hora marcada e não cumpre. Ou seja, tenho o limite às 07 da manhã e carrega até largos minutos depois, e eu como estou normalmente acordado a essa hora, é que aborto a carga. Estou habituado ao Leaf, é começar e acabar à hora marada nem mais 1 segundo!
- também ja tem parado de carregar com indicação de erro na APP com indicação para ver no carro o erro (! - não percebi porque é que a APP não indica o erro, enfim), hoje voltou a parar com erro e de manhã fui ao carro.... algo como voltagem abaixo do limite !?!? WTF! Ao menos, deveria de retomar a carga! Na noite anterior, dia da viagem à Serra, quando acordei estava nos 98% com erro. Tentei várias vezes iniciar a carga sempre em erro... passado alguns minutos lembrei-me e destrancar remotamente e voltar a carregar, et voilá, lá recomeçou!! Daí ter dito que saí a 99% e não a 100% apesar de depois o carro indicar 100% quando parei a carga, mas ainda estava a carregar a 16A...
- estou habituado ao Leaf, começa e só acaba à hora marcada ou quando fica cheio.. .com o Tesla, e quando o coloco a carregar tipo ás 23 para terminar às 07, além de não respeitar a hora de término, faz por norma uma paragem de carga a meio !?!? ainda não percebi a razão. Ainda na noite antes da ida à Serra, coloquei às 22:00 e ás 01:10 parou e retomou ás 01:40 (mais minuto, menos minuto), retomando depois a carga até ao tal erro de baixa voltagem...
- normalmente carrego a 16A e apesar de no ecran indicar 16/16A... tenho constatado que depois, não sei quando, passa a 12/16! Assim são 25% de perdas!!! O meu Leaf, contava apenas uns 15%! E se colocar a 10A já o vi indicar depois 8/10.... 20% de perdas! Isto é normal?!?!
- na viagem de ontem o tempo estava fresquinho... abaixo de 20ºC, mas ainda me faz confusão chegar a um PCR, tanto na ida após mais 200k como no regresso, na APP e no carro aparecer lá a indicação de aquecimento da bateria para melhor carregamento. Estando eu habituado ao LEAF, é mesmo estranho lol... não sei se dá para desligar porque, nestes dois PCRs a velocidade carregamento foi de 45kW (e um pouco menos no Plug and charge) e estando eu a pagar a energia, bem que podia dispensar o condicionamento :-)
- a suspensão é um pouco dura em relação ao Leaf, o que em estradas com piso irregular é um pouco chato
- condução autónoma, ainda não me habituei e, pelo menos na A1 e A23, há curvas que ele não consegue fazer a 110km/h desligando-se!! Depois, a mudança de faixa é estranho, quando não ligamos o pisca ele tenta corrigir a direção :-) e depois quando se retoma a faixa e ativa-se a condução autonóma, tenta corrigir a direção e dá umas guinadas... ou seja, não é muito fluído... não parece que vá dar muito uso à dita lol

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por ruramos » 13 fev 2024, 22:54

Só um aparte, quando no carro/app diz que está a carregar a 12/16 quer dizer que o carro sabe que tem 16A disponíveis e só está a usar 12A. Não é perdas porque efetivamente só está a puxar 12A da tomada.

Nerusonu
Mensagens: 810
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por Nerusonu » 13 fev 2024, 23:13

O desligar a meio da carga não será por algo arrancar e ele desliga por medo de mandar o quadro abaixo.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por ruramos » 13 fev 2024, 23:15

Se é o evse a controlar isso não tem de dar erro o carro. É o meu ponto de vista. Pode é cair a tensão e ele desliga. Consegues saber o histórico da tensão?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 13 fev 2024, 23:27

O EVSE que uso não é da Tesla.
Será então que ele, Tesla, puxa menos do que o indicado quando a tensão é abaixo da ideal? Se é assim, até faz sentido.
Assim, a nível de eficiência de carga, estou mais contente lol
Talvez consiga ver no inversor dos painéis solares a tensão da rede.

Sobre a paragem a meio, só se a quebra de tensão é muita e aborta o carregamento e recomeça ao fim de 30min... Tenho de perceber melho....

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por ruramos » 13 fev 2024, 23:37

Não sei de cor, mas acho que aos 210v ele corta o carregamento. Mas se conseguires ver o histórico da tensão vais ter a tua resposta.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 14 fev 2024, 00:10

É provável ser isso...

Constato que ás 04:13:38 tive um alarme no inversor de "Grid Lost Error(energy store)":
Reason Analysis
Inverter cannot detect the grid voltage

Solving Measures
1) Check the whether grid is off or not, and make sure no open circuit exist in AC side by comfirming cable in good connection and AC breakers not tripped. 2) Check the grid voltage by measuring the voltage in AC cable with multi-meter, and restart inverter. 3) If this error occurred frequently, pls contact local agent or your system provider.
E olhando para o gráfico de consumo, com resolução de 5 minutos, vejo que foi nessa altura que abortou a carga, retomando cerca de 30min depois.
No histório de consumo, também com intervalos de 5min, vejo que:
04:08:58 - 235,7V
04:13:59 - 219,9V

Os picos que tenho ali, é a resistência de apoio ao painel solar... pode ser que a potência extra necessária para a resistência seja o suficiente para baixar a tensão para baixo de 210V....
Anexos
222.jpg
222.jpg (25.63 KiB) Visto 1408 vezes

Nerusonu
Mensagens: 810
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Y - o I Grego

Mensagem por Nerusonu » 14 fev 2024, 00:29

Deve ser isso então. Sei que já tinha lido um relato parecido no TCP(erros de carregamento durante a noite) e apontaram a algo estar a puxar na altura e o carro aborta a carga.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Y - o I Grego

Mensagem por BrunoAlves » 14 fev 2024, 10:16

mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
dá-me a entender que o consumo é superior ao de usarmos o pé (talvez porque, se formos nós a acelerar podemos dosear a velocidade, reduzindo nas subidas e aproveitar as descidas para aumentar a velocidade a custo "zero", ou então, é apenas uma percepção errada).
É assim com qualquer carro, elétrico ou não, mas diferença é normalmente muito pouca. Quem já tiver o pé bem treinado poderá sentir diferenças maiores, sim.
O regresso também pode ter alguma ajuda do relevo.
mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
- eficiência, no dia-a-dia nos trajetos normais e com o mesmo estilo de condução que com o Leaf, a média será igual ou mesmo inferior (indicada pelo carro), em AE ou em velocidades mais elevadas, tenho a ideia que é bem mais eficiente que o Leaf40
É sem qualquer dúvida mais eficiente que um Leaf, sobretudo a velocidades mais altas.
mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
- já por várias vezes que coloco o carro a carregar, na esperança de ele carregar até à hora marcada e não cumpre. Ou seja, tenho o limite às 07 da manhã e carrega até largos minutos depois, e eu como estou normalmente acordado a essa hora, é que aborto a carga. Estou habituado ao Leaf, é começar e acabar à hora marada nem mais 1 segundo!
Nunca me entendi com o programador do Tesla, concordo contigo aquilo é muito estranho. Aliás, nunca conheci um VE com um programador de carga tão bom, tão completo e tão fiável quanto o do Leaf. O que faço no Tesla é regular a corrente pela app até a previsão de terminar dar mais ou menos à hora que quero.
mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
- também ja tem parado de carregar com indicação de erro na APP com indicação para ver no carro o erro
Pois, quebra de tensão e como já reparaste, não reinicia automaticamente...
mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
tenho constatado que depois, não sei quando, passa a 12/16! Assim são 25% de perdas!!! O meu Leaf, contava apenas uns 15%! E se colocar a 10A já o vi indicar depois 8/10.... 20% de perdas! Isto é normal?!?!
É "normal", sim. Se a tensão baixar ele reduz a corrente que puxa (daí os 12/16) para tentar evitar que caia mais. E se cair mesmo muito, acaba por interromper. Isso é algo que te vai continuar a acontecer, se não for da tua instalação pode ser algo que tenhas de chatear a e-redes. A rede em PT deve entregar 230V -10%/+6%.
mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
(...)aparecer lá a indicação de aquecimento da bateria para melhor carregamento
O pré-condicionamento é algo que te pode "roubar" uns bons kWh antes de chegar ao posto (da bateria) e alguns kW durante a carga. Se viste os 45kW constantes não estaria a usar muita energia para o condicionamento, mas já vi relatos de consumos bem engraçados para condicionamento (e não era engraçado no bom sentido...). A única forma de prevenir isso parece ser ativar o "service mode" enquanto estás a ir para o posto e enquanto carregas.
mafgod Escreveu:
13 fev 2024, 22:34
(...)há curvas que ele não consegue fazer a 110km/h desligando-se!! Depois, a mudança de faixa é estranho, quando não ligamos o pisca ele tenta corrigir a direção :-) e depois quando se retoma a faixa e ativa-se a condução autonóma, tenta corrigir a direção e dá umas guinadas... ou seja, não é muito fluído...
A limitação das curvas tem a ver com as restrições ao AP que eles têm de colocar na Europa. Se vires vídeos do AP e do FSD nos states, aquilo é para lá de impressionante. O meu já fez (há muitos anos...) o "caracol" da A3 para a VCI sozinho (é uma volta de 270 graus), neste momento só curvas muito ligeiras. O tentar corrigir se não fizeres pisca é normal, já o meu ioniq era assim. Faz pisca pah, és algum condutor de BMW?! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Y - o I Grego

Mensagem por mafgod » 14 fev 2024, 10:32

Eu faço piscas lol, só que ás vezes naqueles milésimos de segundos antes de o fazer já estou a virar ligeiramente lol.

Ok, então o Self Drive é mesmo para esquecer lol

Outra coisa que a Tesla tem de melhorar é o gráfico de consumos... há um valor máximo e um minimo, portanto, consumos ou regenerações altas, o gráfico fica truncado :-(
O gráfico deveria ter uma escala que se adaptasse... talvez numa das próximas atualizações :-)

O aquecimento dos bancos da frente é automático, ok, há sensor de peso para o air bag e ativa de acordo com a presença ou não de um ocupante.
O aquecimento traseiro não é automático, provavelmente por não ter sensor de peso, mas poderia utilizar como indicação da presença de um ocupante com a colocação do cinto de segurança.... talvez numa das próximas atualizações :-)

Responder

Voltar para “Tesla”