Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por pbaptista » 14 jan 2023, 01:16

Imagino que quem tenha comprado um carro o mês passado não fique muito contente.


O Tesla Model 3 e o Model Y apresentam-se para 2023 com uma forte quebra no preço. O primeiro, que era comercializado desde 54.990 euros, passa a custar menos dez mil euros, reflectindo uma quebra de 18%, apresentando um preço de tabela, a partir desta sexta-feira, de 44.990 euros.

No que diz respeito ao Model Y, um SUV de tamanho médio, a descida é menor, mas ainda assim significante: de 49.990 para 46.990 euros, o que se traduz numa quebra de 6%.
(...)

https://www.publico.pt/2023/01/13/fugas ... os-2034822
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por BrunoAlves » 14 jan 2023, 03:28

É o que é. O carro mais vendido na Europa no final do ano passado (não é o VE, é o carro no geral) ficou 15-20% mais barato. Eu diria que é uma pedrada no charco, uma hipótese significativa de mais pessoas acederem a um VE (nota: não acompanho minimamente a teoria do "acelerar a transição não-sei-quê", acho que é uma jogada comercial fortíssima que põe a concorrência em sentido e, no limite, puxa preços para baixo).

Olhar para esta baixa de preços principalmente como uma chatice para quem comprou recentemente parece-me muito redutor... Para quem está para vender de facto é chato, mas quem os vendeu antes, comprados a preços pré-subida e vendidos a preços pós-subida anterior não se queixou muito.

Não sou nada fã do Musk e até acho que ele anda meio desequilibrado. Mas hoje li uma resposta dele no Twitter que é tal e qual: se os preços voltarem a subir no futuro e comprares agora, vais passar um cheque à Tesla pela diferença de preço? Não dá para ter o melhor de ambos os lados".
IMG-20230113-WA0031.jpg
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por mjr » 14 jan 2023, 09:59

Sem dúvida!

Carros que já estavam ridiculamente caros, ficam agora completamente no domínio do irracional para quem os compra, com estes novos preços da Tesla.

Esta baixa de preços é pura estratégia comercial, colocando a concorrência no seu devido lugar e preparando o mercado para a crescente capacidade produtiva da Tesla. Ao preço anterior o mercado já estava a dar sinais de saturar, e não tendo um modelo de gama mais económica, a única maneira da Tesla conseguir aumentar vendas é baixar o preço.

Sim, se tivesse comprado o carro há 1 mês estaria chateado, mas… incha, desincha e passa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por Erbium » 14 jan 2023, 16:13

Quem comprou o carro o mês passado ou semana passada se for para ficar com ele durante uns anos estas reduções só devem afetar o ego, o resto é peaners como dizia o outro.
Se foi a pensar em negócio, pois...

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por pbaptista » 14 jan 2023, 20:50

BrunoAlves Escreveu:
14 jan 2023, 03:28
É o que é. O carro mais vendido na Europa no final do ano passado (não é o VE, é o carro no geral) ficou 15-20% mais barato. Eu diria que é uma pedrada no charco, uma hipótese significativa de mais pessoas acederem a um VE (nota: não acompanho minimamente a teoria do "acelerar a transição não-sei-quê", acho que é uma jogada comercial fortíssima que põe a concorrência em sentido e, no limite, puxa preços para baixo).

Olhar para esta baixa de preços principalmente como uma chatice para quem comprou recentemente parece-me muito redutor... Para quem está para vender de facto é chato, mas quem os vendeu antes, comprados a preços pré-subida e vendidos a preços pós-subida anterior não se queixou muito.

Não sou nada fã do Musk e até acho que ele anda meio desequilibrado. Mas hoje li uma resposta dele no Twitter que é tal e qual: se os preços voltarem a subir no futuro e comprares agora, vais passar um cheque à Tesla pela diferença de preço? Não dá para ter o melhor de ambos os lados".

IMG-20230113-WA0031.jpg
Talvez não tenha sido claro, mas vou repetir:
Imagino que quem tenha comprado um carro o mês passado não fique muito contente.
Não estou a fazer considerações se é bom para quem vendeu antes da descida (é preciso? :lol:) nem para quem pensava vender agora (perder 10 mil € é algo perfeitamente normal que acontece todos os dias para o comum dos mortais... :roll: ), nem para quem estava a pensar comprar (alguém fica chateado por poupar 10 mil € de um dia para o outro? :lol: ).
A realidade é que quem comprou há uns dias ou poucas semanas perdeu 10 mil €, mas pelos comentários, esta quantia é irrelevante, pelo menos neste fórum.

Como alguém disse em tempos, "pimenta no c* dos outro é refresco para mim".
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por BrunoAlves » 15 jan 2023, 01:10

Até posso dar o meu exemplo, tenho um clássico que pelo free SuC está(va) muito valorizado e pensei em aproveitar isso para venda. De repente ficou muito menos valorizado. Shit happens, na realidade até estavam mais caros do que seria normal em mercado "normal". Portanto a pimenta também anda neste c*
pbaptista Escreveu:
14 jan 2023, 20:50
A realidade é que quem comprou há uns dias ou poucas semanas perdeu 10 mil €
Só se comprou para vender. Se não, tem exactamente o mesmo valor. Como li não sei onde, é negociar com o seguro para baixar o prémio.

Entendo a revolta, mas é sem nexo. Nunca se viu tamanha revolta por alguma descida de preços.

Se calhar é preferível ir a um concessionário de uma marca "convencional" em determinado dia, vestido "à Zé" e pedinchar crédito bancário para trazer um certo carro.
No mesmo dia, um outro cliente vai lá mas vestido a rigor e que conhece as pessoas certas, trazer o MESMO carro, no mesmo dia, pelos mesmos 10k€ a menos.
Isso é mais justo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por mjr » 15 jan 2023, 10:05

Se a Tesla precisa de mover a nova produção e achar que a única maneira de o fazer é baixar significativamente os preços, não podem se preocupar muito com quem comprou antes dessa baixa de preço e ainda bastante menos com os efeitos de segundo nível nos mercados de usados. Eles montaram uma máquina complexa que dispara carros a uma velocidade incrível (em 2022 um Model 3 ou model Y a cada 25 segundos!), e por isso têm de manter a procura.

Eu só vejo esta explicação para a baixa de preços não ser gradual (a tal história do sapo numa panela a aquecer...). Eles precisam MUITO de estimular a procura, num mercado dos 60k€/carro já saturado e por isso precisam de entrar no mercado dos 50k€ e abaixo (que é bem maior que o anterior). A explicação de passar para os clientes os ganhos com a aquisição de componentes é um lirismo que não existe no mundo dos negócios...e ainda menos o de ser a prossecução da sua missão..

O que o Bruno disse é bem verdade, o facto de eles terem um negócio de venda direta ao cliente com preços fixos não permite mascarar estas coisas como fazem as outras marcar, onde o preço real de venda dos carros é diferente em todo o lado e obscuro (o preço oficial recomendado não vale o SSD onde está guardado).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por Nonnus » 16 jan 2023, 02:42

Não sei se vocês estão lembrados mas aqui a uns meses largos a Nissan fez exactamente o mesmo com o Leaf. Talvez por outras razões, mas fê-lo.

Também a Mazda retirou 10000€ ao MX-30, com algumas condições é certo, mas o preço do carro caiu 10000€.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

CoolZeroFCP
Mensagens: 116
Registado: 25 ago 2019, 16:44
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por CoolZeroFCP » 16 jan 2023, 07:03

Vou dar a minha opinião como "afetado" nesta situação, pois comprei um model y à cerca de um mês e meio.
Realmente é lixado que pela diferença de um mês e meio já tenha perdido 4.000€ da ajuda ambiental (não estava à espera que a Tesla antecipasse a entrega do carro quando todas as outras marcas têm prazos ridículos de entrega) e agora mais 3.000€ da redução de preço.
Mas a redução de preço nunca é uma coisa negativa. Deviam as marcas todas conseguir fazer o mesmo para termos eléctricos mas baratos!
Na Alemanha quando a Tesla não conseguiu entregar os carros dentro do prazo da ajuda dos estado esta assumiu o valor da diferença.
Neste caso a nível mundial não teria forma de fazer isso, mas podia por exemplo oferecer extras ou carregamentos aos clientes "afetados". Por exemplo oferecer o autopilot aperfeiçoado ou km equivalentes de carregamentos. Pelos extras como são a nível de software a marca não teria de perder grande dinheiro mas contribuía para a satisfação e fidelização dos clientes.

LAbreu
Mensagens: 89
Registado: 28 mai 2020, 13:48
Data de fabrico: 28 nov 2019
Capacidade bateria: 174.92 Ah

Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros

Mensagem por LAbreu » 17 jan 2023, 16:56

Bom, eu "aproveitei" para antecipar compra :D (estava para comprar um TM3 no fim de 2023, e antecipei para agora, não fossem aumentar o preço).

Acho que a ideia da Tesla são 3 partes:
1- Publicidade! ninguem ia falar uma baixa de 1000€, já 10 000€ pôs todos a falar nisso.
2- Fazer repensar /cancelar encomendas de pessoas que estavam a pensar comprar outras marcas. Tenho o exemplo de um amigo que estava quase a finalizar o negocio de um Cupra Born, e agora esta a equacionar o TM3 SR+, dado custar o mesmo. como ele muitos.
3- Vender o inventario que esta em pipeline para ser produzido. Devia haver uma baixa marcada na procura, de varias causas, e eles querem "despachar" o inventario, dado não terem stands para absorver viaturas como as outras marcas. Para alem disso o mercado chines está a ficar "congelado"...

Se acho bem uma oscilação tão grande: Não, acho que a variação deveia ser mais gradual. Que me deu jeito: Sem duvida :D

Quem comprou em 2022 foi porque achava que o carro "valia" o que pagou por ele. Se não tinha ficado com o € na carteira. :roll:

Agora, como já ca veio referido: acho muito piro a practica das outras marcas / modelo do Stand, em que para o Manuel o desconto é 0% e o Joaquim ja saca 20% de desconto. Isso e um modelo arcaico, mas o povo gosta, para poder dizer que pagou 60 000 e o carro "custava 65 000", e que por isso fez um grande negocio...

Responder

Voltar para “Tesla”