Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Engraçado que a Nissan nos primeiros Leafs tinha a opção de carregar até 80% e retirou, mantendo o mesmo tipo de refrigeração de bateria, ou seja, nenhum, e a VW, com baterias refrigeradas aconselha os clientes para carregar apenas até 80%
No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?
No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
No pack de tração é negligenciável, mas nos componentes ativos, OBC etc é o dobro do tempo que ficam ligados, por isso a não ser que haja uma razão válida para carregar lento (limitação potencia disponivel, poupar $$ a carregar apenas com solar, horário com muito consumo, etc ) quanto mais rápido melhor e mais eficiente.
Ainda no outro dia contaram-me que um tm3 gasta 400W-450W quando está online, visto no scanmytesla, são quase 2A de consumo residual, a carregar a 5A, 35% - 40% da energia gasta para carregar são perdas. Consegues confirmar isto com o teu OBD mjr?
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Carregar a 16A ou 30A numa bateria automóvel atual é para todos os efeitos igual ao nível da degradação, exceto talvez em condições extremas de temperatura baixa (abaixo de -20C). É em potências "a sério" que esse efeito acontece a temperaturas normais. Diria que de 0.3C para cima, o que numa bateria de 80kW.h corresponde a 24kW de potência de carga. Hoje em dia as baterias estão bem protegidas para este tipo de degradação, mantendo-a a um nível muito baixo. Isto é conseguido com modelos avançados da química da bateria, onde a corrente máxima de carga para cada SOC e temperatura (e até o tempo a correntes elevadas) é definida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Desminto categoricamente
Com o SMT e o carro a carregar vi potências de 90-100W no conversor CC/CC, após um valor inicial de 200-300W antes de o carro "adormecer". Steady state são estes 90-100W, que devem ter a ver com alguma bomba circuladora para refrigerar o carregador.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
O carro nao adormece quando está a carregar, vou confirmar no telsamate.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
O carro começou a carregar as 22h, passado 1h o estado é online/charging, dizes tu que neste estado o consumo é de 90-100w? O Sentry Mode pode influenciar negativamente o consumo mas sozinho nao creio que justifica os restantes 300W.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Logo após fechar o carro:
Passado uns 2 minutos, com o carro ligado à App:
Sentry Mode ligado, após alguns minutos de fechar o carro:
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Ok parece bem agora fiquei com vontade de ter uma cena dessas também
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Atualizei o post com o consumo em sentry mode.
De notar que nenhuma destas imagens é com o carro a carregar. Uns 10 minutos depois de fechar o carro o contactor abre e perde a ligação com o SMT.
Esta é a carregar, após os 2 minutos de fechar o carro:
O valor vai variando, mas anda pelos 100W. Ouve-se uma bomba circuladora, seja a carregar ou não, deve ser isso a gastar mais o MCU em modo low power a comunicar.
De notar que nenhuma destas imagens é com o carro a carregar. Uns 10 minutos depois de fechar o carro o contactor abre e perde a ligação com o SMT.
Esta é a carregar, após os 2 minutos de fechar o carro:
O valor vai variando, mas anda pelos 100W. Ouve-se uma bomba circuladora, seja a carregar ou não, deve ser isso a gastar mais o MCU em modo low power a comunicar.
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Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Carregar até 80% se não precisar de mais, mas se carregar mais, sair logo com o carro, daí eu ter a opção de configurar que quero o carro a x% há hora que eu quiser.mafgod Escreveu: ↑18 jun 2021, 21:54Engraçado que a Nissan nos primeiros Leafs tinha a opção de carregar até 80% e retirou, mantendo o mesmo tipo de refrigeração de bateria, ou seja, nenhum, e a VW, com baterias refrigeradas aconselha os clientes para carregar apenas até 80%
No id3 há essa opção que se pode ativar ou tem de fazer contas para saber até quando deve carregar?
Já carreguei 3x acima dos 80% (até aos 100%) e sai passado alguns minutos, sou muito cumpridor das instruções...
Sim, o ID.3 tem a opção de configurar uma percentagem mínima assim que ligo o carregador ao carro e também a opção de limitar o máximo, penso que com intervalos de 10%.
É muito flexível, permite ter vários locais de carga em simultâneo e supostamente pela localização sabe qual o que deve usar (ainda não testei em localizações diferentes já configuradas, visto só ter uma que é a minha casa), mas tem alguns bugs, presumo que entretanto seja lançada uma actualização que corrija os bugs, para já estupidifiquei o carro e uso a "inteligência" do carregador do APR.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.