Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 12 ago 2022, 22:24

Mais algumas fotos do Gandalf the White que parece muito integrado na paisagem :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 13 ago 2022, 16:34

No total da viagem usei 79 postos de carregamento diferentes (repeti alguns mas poucos) :o

Quem adivinhar todos... é maluco! :D

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Não fiz um único carregamento em AC, o cabo Type2 não saiu do fundo do porão. :geek:

A experiencia de Supercharger é uniforme ao longo dos vários países, o que varia são as comodidades associadas e os acessos (e o preço).

Apesar de ser muito abrangente a rede de SuC's não permite viajar para qualquer lado sem por vezes fazer desvios para carregar.
Optei por não fazer desvios só para ir aos SuC e em vez disso usei alguns postos dos operadores locais na Noruega.

Consegui sempre carregar e só num dos locais que tinha dois PCR de 50kW tive de mudar de um para outro porque o primeiro onde liguei só estava a dar 30kW.

A rede que usei mais foi a da Eviny (ex BKK), a activação é feita pela App que é bastante intuitiva e desenha a curva de carregamento em tempo real.
Também usei a Mer Norge (ex Grön Kontakt), também sem problemas embora a App não seja tão boa.
Um par de vezes usei a Recharge (ex Fortrum) activando os postos através da dongle RFID da Plugsurfing.

Por influência do Bjørn Nyland carreguei ainda um vez na Circle K, em Geilo, enquanto comia um hamburger vegetariano bem bom.
A App da Circle K não está disponível em Portugal na Playstore mas consegui activar o carregamento de forma adhoc através do website, bastou introduzir o código do posto e os detalhes do cartão bancário.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 16 ago 2022, 21:21

Na Noruega usei pelo menos 14 ferries, dos quais cerca de 1/3 eram de certeza 100% eléctricos.

À semelhança do cruzeiro no fiorde a travessia em ferry 100% eléctrico é muito agradável, isenta de vibrações, ruído e fumos!

No caso dos ferries a carga é feita, de forma rápida, em ambos os cais de embarque.

Creio que em todos os casos o "ligar à ficha" é feito de forma automática assim que o capitão carrega num botão.

No caso do ferries com "FerryCHARGER" a porta de carga está fixa no barco num pedestal.
No cais existe uma torre que quando o barco se aproxima abre uma persiana e de lá de dentro surge um braço robótico que através de câmaras ajusta a posição para acertar na porta de carga, com boa margem vertical para abarcar a amplitude das marés.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Noutro local, outro exemplo de sistema de carga rápida mas sem a torre coberta (este claramente marcado 690V):
Imagem


Ainda noutro ferry o sistema é um pouco diferente. A porta de carga é virada para cima, numa espécie de funil com uma grelha que abre antes de carregar, a ficha e cabo vêm de cima de uma pequena grua no cais e a gravidade faz com que vá tudo ao lugar.

Imagem

Imagem

Este está equipado com portas de carga (as caixas cinzentas) dos dois lados.
Imagem


Reparei também que alguns ferries eléctricos, além da porta de carga rápida, dispõem também de cabos (normalmente laranja) para carregamento "lento" com fichas AC80, que presumo serão para manter o ferry ligado à margem durante as horas de paragem durante a noite e eventualmente, aqui estou a especular, como redundância à carga rápida.

Os ferries a combustão também têm estes cabos para não ficarem toda a noite a gastar gasóleo. Agora no verão não é problema, mas no inverno têm de ter o aquecimento sempre ligado nas zonas do bar, wc's, etc. Quaisquer barcos grandes precisam de "shore power".

Imagemfree image host

Imagem

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por LFN » 21 ago 2022, 14:40

Que grande aventura!

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 21 ago 2022, 19:41

Mais algumas fotos onde algures está o Wally 8-)

Imagem

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 21 ago 2022, 19:45

E outras onde não é preciso procurar :lol:

Imagem

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por rjspedition » 21 ago 2022, 21:52

Fanstástico. :-P

nalves
Mensagens: 192
Registado: 05 ago 2021, 10:58
Data de fabrico: 10 out 2018
Capacidade bateria: 17.6KWh e 39KWh
Localização: Deserto da margem Sul

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por nalves » 23 ago 2022, 02:11

Grande viagem.

Deve ter sido espetacular! :clap: :clap: :clap:

Ando para me aventurar á alguns anos.... mas a patroa até agora tem conseguido adiar a minha road trip..... vou-lhe mostrar as fotos e trajeto, para a tentar convencer! Há, se for nos próximos anos, não é com o Smart, será a Megane a sortuda!!

Boas curvas!!
Smart ForFour e Hyundai Kauai
Dá mecha nisso! :lol:

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 23 ago 2022, 21:17

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por LFN » 24 ago 2022, 00:13

Geiranger nas últimas fotos?

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”