Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 29 mai 2025, 00:39

Repescar um tema de outro tópico enquanto o carro carrega até aos 100%, já que amanhã é para sair até à Galiza. :dance:
O "problema" em viagens que obriguem a carregar fora, especialmente em dias acima dos 500 ou 600km onde o tempo ao volante já é algum, acaba por ser conseguir conciliar a localização / desvios / rapidez / tempos mortos com um bom preço, e é por aí onde por vezes alguma coisa tem de ceder.
Vamos partir de manhã com 1 rapaz e uma bebé e a primeira paragem programada será em Gaia para almoço, após viagem sem paragens:
A simulação na aplicação Tesla é que vou chegar ao restaurante com 30%, embora acredite mais nos 25%.

O mais económico seria certamente parar na Mealhada para carregar a 0,28€ e seguir até Vigo (sugestão da APP se simular percurso completo), mas não só a previsão de lá chegar anda pelos 48% como é sempre um desvio, e paragem extra que muito provavelmente me vai acordar a bebé antes da hora de refeição... e isso é chato qb.. :lol: :lol:

Se arrancar de Gaia com 25% não faltam carregadores em redor do Porto, o ABRP indica que devem ser necessários 30 kWh para chegar ao SUC de Vigo sem problemas e sugere uma paragem de 15 minutos na Área de Serviço da A1 (VNG-00072 ) para carregar, como estamos em viagem não vou considerar nada abaixo de 120.

No posto de 120 fica a 0,46 na Electroverse mas esta opção acaba por trazer muito menos transtorno. Uma pena que o SUC de Matosinhos nunca tenha aberto.. e não é só pelo preço: Chegar, ligar o carro, e não ter de me preocupar com APPs ou pagamentos ou o que quer que seja, é um descanso em viagem!

Para um carregamento de 30 kWh: 0,28 vs 0,46 - 8,4€ vs 13,8€
Espero que o cartão físico ou a app Electroverse não me falhe, pois não tenho mais nenhum cartão físico. :?

Pelo sim pelo não... os tampões de roda voltaram a ser colocados. :D


Hoje vou também fazer reset ao parcial de consumo que iniciei com a chegada a Lisboa, seguindo este para a lista:

start:Kampen : 3 101 km - 18,8 kWh/100 - Viagem Holanda Lisboa
start:Lissabon : 15 549 km - 14,0 kWh/100 - Parcial desde a chegada até final de Maio.

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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 29 mai 2025, 15:18

Entretanto pelo caminho resolvi apontar a um Powerdot de 120 junto à Exponor.

Vazio, impecável.
Carregar a 87, nem por isso, mas pode sempre piorar, chegou outro carro e agora estou a carregar a 43. :|

Depois de andar pela Europa a fazer viagens e a despachar a coisa em SUCs V4, ter de levar com isto... Fica um enorme amargo de boca. :arrow:

Edit: Sim, fiz pré condicionamento, e chegamos com 19%.

cfvp
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por cfvp » 29 mai 2025, 15:24

A PowerDot tem a mania de fazer isso e depois cobrar ao minuto, para chular bem.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

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BrunoAlves
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por BrunoAlves » 29 mai 2025, 20:21

Lá fora não o faz :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 02 jun 2025, 23:55

E mais uma semana a carregar até aos 100% para sair para nova viagem: Galicia, em modo viagem de família!
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Saída alinhada com o tempo de percurso para parar e almoçar em Gaia, o que me deu hipótese de repetir quase o exacto percurso da semana passada para conferir novamente a média até Aveiro.

Semana passada: 230km, 2h14m, 16,3kWh/100
Esta semana: 225km na altura do print, 2h03m, 15,5 kWh/100

Alterações? Mais peso, mesmos ocupantes mas mala e frunk cheios, tampões colocados esta semana, e sempre autopilot ligado com a mesma velocidade fixa, mas com uma atitude mais activa: Aumentar a velocidade em descidas e reduzir nas subidas mais pronunciadas.

Após este pequeno aparte, viagem até ao destino com dois carregamentos:

- Powerdot em Gaia com My Atlante, o posto de 120 que afinal era só de 43 em caso de partilha ( :? ) e onde os estimados 0,36 da App passaram a 0,39 no final, com uns longos 25 minutos até chegar para o essencial para chegar à vontade a Vigo: 17,9 kWh.
(Já não ia optar pela Electroverse, mas da noite anterior para o dia passou de 0,46 para 0,58!)

- Tesla Supercharger em Vigo, onde chegámos com 14,8kWh/100 nos 145 km após o carregamento, tendo este parado enquanto se fazia compras no Carrefour já que tinha definido o limite de 75% para os carregamentos do dia a dia. :lol:
A001.jpg


Alem destes dois, apenas foi feito um carregamento de oportunidade à sombra enquanto se fazem compras no Mercadona apenas porque sim, já que não vamos voltar a encontrar este preço nos SUC de regresso.
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Depois de alguma praia e de muito brincar na água com os miúdos, hora de regressar, cansados mas felizes.
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:dance:

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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 03 jun 2025, 00:27

Sem carregador no hotel ou lá perto, pela primeira vez tinha pela frente uma viagem tão longa (560km) sem iniciar a 100%, pelo que a primeira paragem foi logo após a primeira hora de percurso, com chegada ao Supercharger a 12%.

Pequena curiosidade: Não sei se o condicionamento de bateria tem como principal função acelerar o carregamento ou proteger a saúde da bateria. O carro gastou salvo erro 4% e reparei que no inicio a indicação era linear: "Gastou 1% em condicionamento, vai poupar 1 minuto no carregamento em supercharger", "Gastou 2% em (....), 2 minutos no carregamento".

Subida a um Centro Comercial fantasma a um domingo, onde nem as WC se encontram abertas, regressamos ao carro e estamos com 63% e apenas a carregar a 86 kW. Como de certeza que vamos apanhar os SUC em Portugal a dividir potência não vejo porque não esperar mais um bocadinho, sempre é mais rápido, e até porque o plano passa a ser evitar a Mealhada e fazer directo após o almoço até Fátima, já que é de esperar que os miúdos fechem os olhos depois. :mrgreen:
A005.jpg


Cancelo o carregamento aos 82% a carregar a 50kW, o carro diz que não dá, mas conto fazer umas alterações ao percurso e pelas contas de cabeça que fazia no tempo do Leaf ( :mrgreen: ), estes 82% tinham de dar para os 350km até Fátima. :snooty:
A006.jpg

Destino apontado a algures em Fátima para o carro não condicionar a bateria, e saímos de Vigo!

Paragem para almoçar em Cerveira e arranque já com previsão de "só" -2%.
Entrada na A28 só em Viana para evitar algumas subidas mais chatas na A28 e seguir até ao Porto a rodar entre os 110 e 115.

De cabeça o Porto ficou para trás com previsão de "+1,4%" ao destino, e o valor de velocidade máxima que o carro indicava para chegar ao destino com "+3%" foi aumentando até que chegou aos 120km/h e desapareceu algures junto da saída de Aveiro/Águeda/O.Barro com previstos já "4%".

Daí foi sempre em autopilot fixo a 120, tendo passado a saída da Mealhada com previsão de Fátima a "+5%", tendo ajustado o AP ligeiramente para cima. :D
A007.jpg

Não foi o parcial mais rápido, mas chegámos assim!
Por incrível que pareça lá trás adormeceram em Viana e acordaram na rotunda de Fátima, espetáculo!

10 minutos de espera para carregar, um lanche rápido no Floresta ao mesmo tempo do carregamento de 26 minutos, e diretos a casa com boa disposição.
O Model 3 torna estas viagens incrivelmente fáceis. :)

Chegada a casa com 1269km feitos com uma média global de 14,8 kWh!

Esta viagem para baixo teve no entanto um dado curioso: Chegámos com uma diferença muito residual da percentagem de bateria com que saímos, pelo que é simples de fazer o cálculo do custo da descida:

Vigo_ 27 minutos, 48,7kWh, 17,55€
Fátima_ 26 minutos, 35,9kWh, 12,21€

29,76€ para percorrer 563km, 5,3€/100, 100% em SUC.

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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 13 jun 2025, 12:21

rjspedition Escreveu:
11 dez 2024, 23:46
Car Ausländer is being assessed

Car has reported

Based on this figure, the usable battery capacity 65.99 kwh after 85009 miles and calculated from the "available rated range * rated efficiency / state of charge"

The Average battery capacity for similar cars is 68.29 kwh (2.30kwh above your value) taken from the results reported by multiple cars.

The Average battery capacity for similar cars and with a similar mileage is 67.56 kwh (1.57kwh above your value) This represents a more realistic comparison as it is mileage adjusted.
Passados seis meses certinhos, picar o ponto novamente pelo mesmo método:
Range : 177.39 miles
Estimated Range : 177.39 miles (based on recent driving efficiency - some cars are reporting spurious values at present)
Current state of charge : 65 %
Current useable state of charge : 65 % (gives Adjusted figures if different to State of Charge)
Energy added last charge: 26.92 kwh
Range added last charge: 110 miles
Calculated efficiency: 244 wh/m (Energy added/Range added)
Calculated Battery Capacity: 66.58 kwh (range x efficiency / state of charge)
Calculated Max Range: 272 miles (range / state of charge)
Calculated Real World Range: 272 miles (Estimated range / state of charge)


Based on this figure, the usable battery capacity 66.58 kwh after 95518 miles and calculated from the "available rated range * rated efficiency / state of charge"

The Average battery capacity for similar cars is 67.66 kwh (1.08kwh above your value) taken from the results reported by multiple cars.

The Average battery capacity for similar cars and with a similar mileage is 66.27 kwh -0.31kwh below your value) This represents a more realistic comparison as it is mileage adjusted.
Sem alterações de maior.

Mais um update, mais umas pequenas alterações, entre elas a apresentação deste valor que não sei como é calculado, qual a base, nem ao que se refere uma vez que altera de forma constante durante a duração da viagem. :think:
Capturar.JPG

E aos seis meses de Model 3, mais um ponto a resolver: Por vezes ao arrancar e ao travar, sente-se um ligeiro movimento do banco do condutor.
É bastante irritante, para ser simpático. :|

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