Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 05 nov 2024, 23:33

Ainda sem terminar o DB do Leaf, alinhei nestes dias a compra do substituto que se segue:
Untitled-1.jpg
A correr tudo como o planeado, o "Ausländer", um Model 3 Long Range Dual Motor de 2019, vai sair da Holanda pelos seus próprios meios daqui a umas semanas, estando o contrato assinado e com a reserva e voo pagos. :D

Como chegámos a um Model 3?

Desde o inicio do ano com a quase certeza que o Leaf não faria mais um inverno, que o problema da sua precoce substituição andava a "chatear" aqui por casa. Foi comprado para durar 5 anos a fazer os 75 a 80km diários mas ao fim de dois anos e meio ficou claro que não os iria cumprir.

Foi ainda durante o verão que fui chamado à Nissan para ouvir a proposta para relativa ao Leaf, tendo encontrado depois o tópico do Nonnus com todos os valores indicados da importação ( :clap: ), o que resultou em algumas contas de cabeça onde talvez fosse possível ir buscar algo com autonomia suficiente para regressar por estrada ainda durante as férias. As semanas à espera da Nissan passaram a meses, e infelizmente os dias com longas horas de luz solar já ficaram para trás, mas não vou baixar a guarda e será uma experiência diferente, já que vou acompanhado para recolher o Model 3. :D

Depois de algumas semanas decidido a optar pelos coreanos e a pesquisar sobre os Kauai/Niro de 64, sempre com um relativo desagradado com o espaçamento curto de revisões programadas e com a lotaria dos rolamentos (principalmente a não solução definitiva mesmo quando é intervencionado na marca), foi-me dado um toque por um amigo para ver os Model 3 de 2019 que agora abundam no mercado Holandês, finalizados os contratos de leasing.

Fui com a mulher conhecer o carro sem nunca ter entrado num Tesla, fazer um test drive a Belas e dar uma pequena volta num de "primeira geração" onde rapidamente ficou decido: Model 3 seria, e escaldados com a rápida degradação da pequena mas que em condições seria muito útil bateria do Leaf, apontámos apenas ao LR.

Após alguma ponderação decidimos que os LR de 2019 oferecem neste momento, graças também às anteriores reduções de preço em novo do M3 e à quantidade deles no mercado, uma razão interessante de custo/benefício/garantia de durabilidade da bateria, daí que foi esperar por uma unidade que cumprisse com alguns dos pontos que considerámos interessantes, sempre dentro do nosso preço alvo com uma data limite colocada em fim de Novembro.

Agora é contar penosamente os dias até embarcar rumo a Amsterdão. :cry: :-D
Última edição por rjspedition em 10 nov 2024, 22:16, editado 3 vezes no total.

Bebee
Registado: 17 out 2016, 15:41

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por Bebee » 06 nov 2024, 00:16

Boa viagem para AMS e um ainda melhor regresso a PT! 💪
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 06 nov 2024, 00:49

Onde é que pesquisaste o carro?

Estou noutra demanda para ir buscar outro carro para substituir o leaf. Não consigo encontrar o que quero no mercado nacional com preços dignos.

É impressionante as margens de quem vende carros importados. 🤦
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 06 nov 2024, 01:02

Bebee Escreveu:
06 nov 2024, 00:16
Boa viagem para AMS e um ainda melhor regresso a PT! 💪
Obrigado! :D

Onde é que pesquisaste o carro?

Estou noutra demanda para ir buscar outro carro para substituir o leaf. Não consigo encontrar o que quero no mercado nacional com preços dignos.

É impressionante as margens de quem vende carros importados. 🤦
Eu vi a mensagem no grupo dos Kauai (?) e lembro-me que vi à tempos Kauai de 39 por volta dos 15, 16k sem saber qual o nível de equipamento, por aqui. Infelizmente parece que agora está tudo ligeiramente acima:
https://shop.aldcarmarket.com/de-de/cat ... e=ELECTRIC

Por aqui também era habitual aparecerem coreanos a um preço simpático:
https://www.vaartland.nl/occasions/elektrisch

No meu caso nos habituais Mobile.de e AutoScout24, mas principalmente no marktplaats.nl, como já são meses a olhar para isto enquanto esperava já tinha apenas uns 4 ou 5 stands debaixo de olho.

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 06 nov 2024, 02:16

Nem imaginas a quantidade de propostas que recebi devido a esse post.

Mas vou dar apenas dois exemplos.

- Kauai de 39kWh 2021 com 32000km 24.600€

- Kauai de 39kWh 2021 com 16000km 20.000€

O segundo tem um preço interessante e é um carro "novo", mas não é o que pretendo. Já o primeiro é um abuso. Consegue vender um kauai de 39 mais caro em 2600€ que o meu e-Niro de 64. Tive que responder que o preço estava completamente fora da realidade.

Tenho também andado a pesquisar Fiat 500e, tenho uma proposta de uma empresa de importação 15605€ chave na mão. Carro indicado por mim tal como fiz com o Niro. Fiat 500e de 42kWh de 2021 com 32000km.
- 6 anos depois 160000km

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 06 nov 2024, 09:25

Boa viagem, eu também vou a Amsterdão no proximo ano, mas de férias. 8-)
Também vou procurar por um EV lá fora, mas estou virado para o Honda e, vir a rolar será penoso, para o ano vou ver melhor como fazer.
Nissan LEAF 2018 40kWh
154 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
60 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 06 nov 2024, 09:42

Parabéns! :clap:
Ando para fazer uma "viagem de regresso" dessas desde o ioniq, mas ainda não aconteceu.

Por curiosidade sendo de 2019 quantos km tem?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 06 nov 2024, 12:01

Nem imaginas a quantidade de propostas que recebi devido a esse post.
Acredito piamente.

Os grupos de facebook estão invadidos (sem sentido negativo) por stands e por profissionais que prestam serviços na área. A cada pesquisa que lia sobre a importação nos grupos da Tesla a resposta mais comum era "Eu tenho cá carros com essa config, está interessado?" ou "nós importamos e tratamos de tudo, deixe connosco, envie mensagem".
Boa viagem, eu também vou a Amsterdão no proximo ano, mas de férias. 8-)
Ty! Já fiquei por algumas vezes na Holanda mas Amsterdão nunca, e desta vez será apenas o tempo entre sair do aeroporto e entrar no comboio. :lol:
BrunoAlves Escreveu:
06 nov 2024, 09:42
Parabéns! :clap:
Ando para fazer uma "viagem de regresso" dessas desde o ioniq, mas ainda não aconteceu.

Por curiosidade sendo de 2019 quantos km tem?
Obrigado!

A esmagadora maioria dos M3 de 19/20 que encontrámos apresentavam entre 70/80 a 190/200 mil km.
O nosso tem 132 700, ficámos a meio. ;) Apesar de já ter passado os 100 000, acredito que ainda tenha energia para mais uns quantos sem preocupações de maior. :D

rjspedition

Mensagem por rjspedition » 06 nov 2024, 23:14

Apesar de já ter ido buscar o nosso atual carro a combustão em 2019 à Holanda, senti que desta vez a comunicação estava a ser mais difícil, ou pelo menos mais demorada.

Tal como cá, acredito que hoje os recursos humanos estejam com uma carga maior, sendo muitas vezes difícil de obter uma resposta rápida. Salvo raras excepções, muitos emails sem resposta e uma comunicação via Whatsapp bastante demorada e lenta, com respostas vagas e automáticas em muitos casos. É difícil obter resposta à primeira para perguntas mais específicas o que complica um bocadinho o processo.

Vi também alguns M3 com configurações de cor, preço e extras interessantes a serem dados como vendidos em meras 6 ou 7 horas sem sequer obter resposta ao primeiro contacto, ficando um pouco desapontado com o efeito "distância" poderia trazer em termos de oportunidade, mas o que vale é que literalmente todos os dias apareciam novos alertas nas App. :lol:

Fiquei também com a ideia que a Tesla dificulta as vendas dos CPO para exportação, pelo menos não obtive resposta aos contactos relativos a veículos na Alemanha, e na Holanda apenas obtive resposta à segunda tentativa, onde o assistente primeiro afirmou que não tratavam de qualquer dos processos de exportação, para depois me confirmar após a minha solicitação que era possível a Tesla tratar da parte da matrícula, ficando o seguro a nosso cargo.

Escolhido o carro, o habitual pedido do histórico onde fiquei a saber entre outras questões, que:

O carro já trocou os braços da suspensão na Tesla, penso que é um dos problemas crónicos.
draagarm.JPG
draagarm.JPG (14.21 KiB) Visto 2176 vezes
Trocou também recentemente o óleo de travões.
remvloeistof.JPG
remvloeistof.JPG (21.95 KiB) Visto 2176 vezes
Na única IPO deve dois apontamentos, luz de nevoeiro e alinhamento (?) de faróis, mas que um deles pelo menos foi resolvido no dia. :lol:
apk.JPG
apk.JPG (28.6 KiB) Visto 2176 vezes
E que estando em contrato de leasing, era religioso a mudança de pneus Inverno/Verão a cada mudança de época:
zomer.JPG
zomer.JPG (49.04 KiB) Visto 2176 vezes

Já foi também reparado o cabo da câmara traseira ao abrigo do recall. Não vi qualquer indicação da mudança de bateria de 12V mas não sei se não está numa das intervenções marcadas como "diversos".

Depois de gastos 5€ no relatório, foi feita a transferência para reservar o carro.
Estes valores vão ser todos apontados para no final poder ter uma ideia do custo "total" da brincadeira, tal como fiz em 2019. :)

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 07 nov 2024, 14:47

rjspedition Escreveu:
05 nov 2024, 23:33
Depois de algumas semanas decidido a optar pelos coreanos e a pesquisar sobre os Kauai/Niro de 64, sempre com um relativo desagradado com o espaçamento curto de revisões programadas e com a lotaria dos rolamentos (principalmente a não solução definitiva mesmo quando é intervencionado na marca),
Aparentemente já existe uma solução.
de acordo com engenheiros espanhóis os rolamentos de origem são de esferas metálicas e as correntes indutivas do funcionamento do motor provocam o seu desgaste prematuro, pelo que criaram um kit com rolamentos de esferas cerâmicas que duram muito mais tempo.
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”