Ajuda - Carregamento em casa
- joaofigu78
- Registado: 02 out 2020, 13:36
- Data de fabrico: 28 nov 2020
- Capacidade bateria: 82,0
Re: Ajuda - Carregamento em casa
nada mau... no meu caso e pela estimativa WLTP será cerca de 6Kms.
Thks
Thks
Model 3 LR - 2021
Aero Wheels 18'
Aero Wheels 18'
Bom dia a todos,
uma pergunta que me parece pertinente.
Quando carregam num ponto de carregamento publico, não receiam que vos roubem o cabo ?
Penso isto porque deduzo que a maioria se ausente por algum tempo à espera que o carro carregue...
"Just a thought"
Cumpts,
Tiago Ferreira
Quando carregam num ponto de carregamento publico, não receiam que vos roubem o cabo ?
Penso isto porque deduzo que a maioria se ausente por algum tempo à espera que o carro carregue...
"Just a thought"
Cumpts,
Tiago Ferreira
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Os cabos ficam presos nos dois lados na maioria dos casos.telf Escreveu: ↑15 nov 2020, 11:25Bom dia a todos,
"Just a thought"
Cumpts,
Tiago Ferreira
Alguns carros mais antigos como os trigémeos não prendem a ficha do lado do carro, mas os carros modernos prendem todos. Quanto aos postos, enquanto está a carregar os cabos ficam presos ao posto. Quando o carregamento termina nos postos antigos o cabo solta-se, mas nos postos mais modernos fica preso até se passar o cartão novamente.
Ok Rui, obrigado pela explicação.
Quem nunca precisou..não faz ideia. Só depois de usarmos é que percebemos.
Quem nunca precisou..não faz ideia. Só depois de usarmos é que percebemos.
Bom dia a todos,
Isto dos carregamentos publicos ainda é um bocado "turvo" para mim.
Encontrei o seguinte site:
https://www.mobie.pt/how-electric-mobility
Onde informam o meio de adesão para que possibilite depois a utilização dos postos de carregamento.
Supostamente,
devemos aderir a cada comerciante (são muitos!!) de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), para nos ser dado um cartão (deverá ser de carregamento prepago) para ser utilizado nos respetivos postos de carregamento.
Não sei qual a vossa opinião / know how sobre a matéria, mas parece-me ilógico termos de contactar cada fornecedor. Deveria ser um cartão unico a ser partilhado por todos os fornecedores..
Das duas uma. Ou é assim mesmo como estou a dizer e o problema é apenas na minha interpretação do que dizem no site, ou então é pouco funcional como é efetuada esta gestão.
Obrigado!
Resto de boa semana !
Tiago.
Isto dos carregamentos publicos ainda é um bocado "turvo" para mim.
Encontrei o seguinte site:
https://www.mobie.pt/how-electric-mobility
Onde informam o meio de adesão para que possibilite depois a utilização dos postos de carregamento.
Supostamente,
devemos aderir a cada comerciante (são muitos!!) de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), para nos ser dado um cartão (deverá ser de carregamento prepago) para ser utilizado nos respetivos postos de carregamento.
Não sei qual a vossa opinião / know how sobre a matéria, mas parece-me ilógico termos de contactar cada fornecedor. Deveria ser um cartão unico a ser partilhado por todos os fornecedores..
Das duas uma. Ou é assim mesmo como estou a dizer e o problema é apenas na minha interpretação do que dizem no site, ou então é pouco funcional como é efetuada esta gestão.
Obrigado!
Resto de boa semana !
Tiago.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Há uns tempos escrevi isto, pode ser que te ajude
https://m.facebook.com/groups/706847173 ... 916796557/
https://m.facebook.com/groups/706847173 ... 710421310/
https://m.facebook.com/groups/706847173 ... 916796557/
https://m.facebook.com/groups/706847173 ... 710421310/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Inicialmente quando nos foi "vendida" a ideia da ME, era que Portugal ia ter um sistema simples e diferente do que já se tinha visto.telf Escreveu: ↑16 nov 2020, 13:55Não sei qual a vossa opinião / know how sobre a matéria, mas parece-me ilógico termos de contactar cada fornecedor. Deveria ser um cartão unico a ser partilhado por todos os fornecedores..
Um cartão e uma mão cheia de possibilidades, mais simples não havia, chegando o sistema de carregamentos a ser comparado a rede multibanco (ainda hoje usam esse exemplo).
A sensação que nos dá nos dias de hoje é que a certa altura o plano descambou e cada CEME emite o seu cartão. Eu no ENVE de 2019 perguntei ao Sr. da MOBI.E isto mesmo. Perguntei o que é que tinha corrido mal porque nos tinha sido apresentada a ideia que ia-mos ter uma cartão e eu naquela altura já tinha 4. Recebi como resposta que não havia necessidade de ter 4 cartões e que o utilizador devia escolher o cartão (CEME) que mais se adequa-se a si.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
A ver se percebi...
Havendo dezenas de operadores atualmente, no limite temos de andar com dezenas de cartões (1 por cada) e todos eles carregados...?
Caso contrário corre-se o risco de não se conseguir carregá-lo em locais com menos ofertas de postos, tendo um operador que não se tenha solicitado cartão... ?...
Estou a ver mal o cenário ?
Havendo dezenas de operadores atualmente, no limite temos de andar com dezenas de cartões (1 por cada) e todos eles carregados...?
Caso contrário corre-se o risco de não se conseguir carregá-lo em locais com menos ofertas de postos, tendo um operador que não se tenha solicitado cartão... ?...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Estás
Só precisas de um cartão. Podes ter mais que um se quiseres poupar uns cêntimos por carregamento em determinadas situações/horários, mas objectivamente só precisas de um cartão.
Esse cartão irá funcionar (se a MobiE não estiver em baixo ) em qualquer posto da rede pública. E toda a utilização de qualquer posto será feita no cartão que o activou.
Também não precisas de "carregar" nada, todos os consumos são pós-pagos. Se o teu cartão for do teu operador de electricidade em casa até podes pagar tudo junto na mesma factura.
Só precisas de um cartão. Podes ter mais que um se quiseres poupar uns cêntimos por carregamento em determinadas situações/horários, mas objectivamente só precisas de um cartão.
Esse cartão irá funcionar (se a MobiE não estiver em baixo ) em qualquer posto da rede pública. E toda a utilização de qualquer posto será feita no cartão que o activou.
Também não precisas de "carregar" nada, todos os consumos são pós-pagos. Se o teu cartão for do teu operador de electricidade em casa até podes pagar tudo junto na mesma factura.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
ui, estás todo baralhado...telf Escreveu: ↑17 nov 2020, 00:37A ver se percebi...
Necessitas apenas de um cartão. Independentemente do cartão que escolhas ele será válido em toda a rede, em todos os postos, em todos os operadores.
A opção por poderes ter mais que um cartão é uma questão de poderes poupar alguns cêntimos em determinados postos usando um cartão em vez de outro. Escolhe um dos mais baratos (p.ex o da miio) que ficas bem servido.
Existem é alguns postos que não fazem parte da rede e nesses os cartões dos CEME não funcionam, p.ex nos postos do continente que não estão inseridos na rede mobi.e, nesses terás que usar uma app.
Edit: afinal o Bruno já tinha respondido