Desta vez não fiz um test drive, apenas acompanhei uma pessoa que fez um test drive a um Tesla X 100D de 6 lugares.
Mesmo assim fiquei a saber coisas que não sabia e que achei interessante partilhar.
O Tesla X tem 3 lotações à escolha. Pode-se optar pela lotação de 5 pessoas, 6 ou 7.
Entre a lotação de 5 pessoas e a lotação de 7 a diferença é ter a 3ª fila de bancos.
A lotação de 6 é diferente. A fila de bancos do meio, que nas outras lotações senta 3 pessoas, é substituída por 2 bancos individuais controlados elétricamente. Fica um espaço entre os 2 bancos, eu senti, imediatamente a falta de um apoio de braço.
Fiquei a saber que, tal como o meu Leaf, tem opção de carregar até 80%, ao que eles chamam "Daily", ou carregar até 100% ao que eles chamam "trip". A percentagem de carga, apesar de estes 2 patamares pode ser a que se escolher. Quem quiser carregar só até 69% também pode... ou outra...
A suspensão pneumática tem 5 níveis de altitude. Very high, high, standard, low e very low.
Para as 2 posições mais altas o carro limita a velocidade automaticamente embora se possa desligar este automatismo.
Para Very high, o carro avisa aos 80km/h e se quiser manter, ou aumentar, a velocidade, ele baixa para high (pode-se desligar este automatismo).
Para High, o carro avisa aos 120km/h e se quiser manter, ou aumentar, a velocidade, ele baixa para Standard (pode-se desligar este automatismo).
A definição de altura tem mais uma característica interessante. Pode ser guardada a posição GPS em que se elevou o carro (ou baixou) e ele na próxima vez que estiver naquele local eleva-se (ou baixa-se) automaticamente.
O mesmo se pode fazer com os comandos de portão. É só gravar uma vez e ele abre o portão automaticamente sempre que chegamos à pé dele.
É possível guardar 6 posições de condução diferentes.
Existe um modo de condução "Valet". Indicado para quem usa "valet parking". Este modo impede o carro de passar, salvo erro de 50km/h, bem como limita a potência dos motores. Coitadinhos dos "valet" não podem andar a fazer piões com Teslas...
No fim do teste o demonstrador pôs o carro em posição e disse-lhe para ele estacionar... e ele lá estacionou sozinho...
Foi demonstrado o modo "summon" que eu pensava que era com o comando mas afinal é com o telemóvel.
Aconteceu uma situação caricata: quando pedi para testar o "summon" o demonstrador abriu todas as portas sem querer. Eu vi que ele se assustou... é que o carro tinha ficado demasiado perto de um pilar... parece que apesar de andar de Tesla à 2 anos ele esqueceu-se que a porta deteta obstáculos e não abre totalmente. Por momentos ele pensou que ia lixar a porta contra o pilar!
Ah! A pessoa que foi comigo, antes de entrar falava em como adorava esticar mudanças, sentir o motor do seu BM, etc... no final já não se lembrava do prazer de esticar mudanças nem de sentir o motor nem nada... até tentou fazer arranques à Tesla com o BM... coitadinho do BM...
Passenger test drive Tesla X 100D
Re: Passenger test drive Tesla X 100D
Um test drive para ficar completo é preciso mostrar duas coisas que infelizmente nunca mostram, sobretudo no X : os easter eggs (comuns ao S e ao X) e o carro a "dançar" (exclusivo do X)
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
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Re: Passenger test drive Tesla X 100D
Hehehe Pedro pareces-me Convertido
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms
2º Ano Eléctrico - 22.500kms
3º Ano Eléctrico - 16.000kms
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
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