
Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
- Nonnus
- Mensagens: 3413
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Vou dar início a este diário de bordo explicando todo o processo de importação e do porquê ter optado por esta solução.
O processo já está em andamento, o carro já foi adquirido pela empresa Importrust que o vai trazer para Portugal e tratar da legalização.
O que me levou a optar por esta solução, claro está, é devido ao dinheiro que se pode poupar, este tipo de negócio se calhar não é para todos, pois implica comprar um carro sem o ver ao vivo e testar. No entanto o que não falta é relatos de pessoas que compraram carros onde fizeram testdrives e acabaram por ser enganados. Portanto vale o que vale.
O carro tem ~42000km é de 10/2020. Inicialmente queria comprar um de 2019 por ser mais barato, mas como quero dar a minha Nissan Primera de 2003 para abate e assim concorrer ao incentivo de até 3000€, onde um dos requisitos é que o carro a comprar tem de ter menos de 4 anos.
Como funciona?
O carro é escolhido por nós numa plataforma de venda de automóveis, no meu caso foi no autoscout24.com. Depois de encontrar o carro que queria enviei o link para Importrust e eles entram em contato com o vendedor do carro negociando o valor do carro e garantindo que o carro corresponde ao que está no anúncio. Depois é enviado para nós um checkvin para termos acesso a todo histórico do carro, como km, se teve acidentes, se foi roubado, se esteve em locais de desastres naturais, etc.
O carro que escolhi tinha anunciado 20990€ e o vendedor baixou para 19990. Foi explicado depois que como o carro não pagou IVA na França vai ter que o pagar cá.
Então:
19990 - 21% = 15792€
15792 X 1.23 = 19424€
A este valor tem de juntar o valor que a Importrust leva por todo este processo que no meu caso foi de 2800€.
No total o carro fica em 22.224€
Até este momento ainda não paguei qualquer valor, mas a Importrust já celebrou o contrato com o vendedor e o anúncio do carro já foi retirado. Agora tenho de esperar entre 20 a 30 dias até o carro me ser entregue legalizado.
Neste momento um carro igual com o mesmo n° de km e do mesmo ano à venda em Portugal importado custa mais 5000€ e nalguns casos mais 8000€. Para conseguir estes valores tem de ser carros com ~100000km
Alguns podem por a questão da garantia. A garantia é da Kia de 7 anos, e para as baterias 8 anos ou 160000km.
Vamos ver se até ao final de todo o processo as coisas correm bem e como me tem sido explicado até ao momento.
O processo já está em andamento, o carro já foi adquirido pela empresa Importrust que o vai trazer para Portugal e tratar da legalização.
O que me levou a optar por esta solução, claro está, é devido ao dinheiro que se pode poupar, este tipo de negócio se calhar não é para todos, pois implica comprar um carro sem o ver ao vivo e testar. No entanto o que não falta é relatos de pessoas que compraram carros onde fizeram testdrives e acabaram por ser enganados. Portanto vale o que vale.
O carro tem ~42000km é de 10/2020. Inicialmente queria comprar um de 2019 por ser mais barato, mas como quero dar a minha Nissan Primera de 2003 para abate e assim concorrer ao incentivo de até 3000€, onde um dos requisitos é que o carro a comprar tem de ter menos de 4 anos.
Como funciona?
O carro é escolhido por nós numa plataforma de venda de automóveis, no meu caso foi no autoscout24.com. Depois de encontrar o carro que queria enviei o link para Importrust e eles entram em contato com o vendedor do carro negociando o valor do carro e garantindo que o carro corresponde ao que está no anúncio. Depois é enviado para nós um checkvin para termos acesso a todo histórico do carro, como km, se teve acidentes, se foi roubado, se esteve em locais de desastres naturais, etc.
O carro que escolhi tinha anunciado 20990€ e o vendedor baixou para 19990. Foi explicado depois que como o carro não pagou IVA na França vai ter que o pagar cá.
Então:
19990 - 21% = 15792€
15792 X 1.23 = 19424€
A este valor tem de juntar o valor que a Importrust leva por todo este processo que no meu caso foi de 2800€.
No total o carro fica em 22.224€
Até este momento ainda não paguei qualquer valor, mas a Importrust já celebrou o contrato com o vendedor e o anúncio do carro já foi retirado. Agora tenho de esperar entre 20 a 30 dias até o carro me ser entregue legalizado.
Neste momento um carro igual com o mesmo n° de km e do mesmo ano à venda em Portugal importado custa mais 5000€ e nalguns casos mais 8000€. Para conseguir estes valores tem de ser carros com ~100000km
Alguns podem por a questão da garantia. A garantia é da Kia de 7 anos, e para as baterias 8 anos ou 160000km.
Vamos ver se até ao final de todo o processo as coisas correm bem e como me tem sido explicado até ao momento.
Última edição por Nonnus em 04 mai 2024, 02:59, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh
Espetacular este relato,
tinha muitas duvidas com estes processos, assim fico com uma ideia muito melhor de como se processa, sou gajo para me meter numa coisa dessas um dia.
Agora só falta esperar, não há uma foto?


Agora só falta esperar, não há uma foto?

Nissan LEAF 2018 40kWh
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
65 000Km's
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
65 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3413
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh
Não há foto porque o anúncio já foi retirado pelo vendedor.
Eu tinha ouvido falar destas empresas que se dedicam a este tipo de negócio mas não fazia a mínima ideia de como funcionava. Estou a aprender e se tudo correr como o esperado é um excelente negócio para nós.
Consegue-se perceber que os stands que vendem carros importados põem muitos milhares ao bolso. Há quem tente justificar os valores com as garantias dadas pelos stands. Ok, então retirem o valor e não dêem garantia, porque os carros como este, em caso de algum problema tem a garantia da marca.
Em qualquer negócio tem de se ganhar dinheiro, mas o Zé tuga tem o dom de abusar.
Eu tinha ouvido falar destas empresas que se dedicam a este tipo de negócio mas não fazia a mínima ideia de como funcionava. Estou a aprender e se tudo correr como o esperado é um excelente negócio para nós.
Consegue-se perceber que os stands que vendem carros importados põem muitos milhares ao bolso. Há quem tente justificar os valores com as garantias dadas pelos stands. Ok, então retirem o valor e não dêem garantia, porque os carros como este, em caso de algum problema tem a garantia da marca.
Em qualquer negócio tem de se ganhar dinheiro, mas o Zé tuga tem o dom de abusar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh
O que define os preços é o mercado e a lei da oferta/procura. Não são os stands. Se podes vender alguma coisa por 7, não a vais vender por 5. Qualquer um de nós fazia/faz isto.Nonnus Escreveu: ↑20 abr 2024, 19:49Não há foto porque o anúncio já foi retirado pelo vendedor.
Eu tinha ouvido falar destas empresas que se dedicam a este tipo de negócio mas não fazia a mínima ideia de como funcionava. Estou a aprender e se tudo correr como o esperado é um excelente negócio para nós.
Consegue-se perceber que os stands que vendem carros importados põem muitos milhares ao bolso. Há quem tente justificar os valores com as garantias dadas pelos stands. Ok, então retirem o valor e não dêem garantia, porque os carros como este, em caso de algum problema tem a garantia da marca.
Em qualquer negócio tem de se ganhar dinheiro, mas o Zé tuga tem o dom de abusar.
Vou seguir atentamente este diário de bordo, como já seguia o anterior. Estou curioso pelos desenvolvimentos. É sempre bom ter referências de empresas que possam apoiar neste tipo de operações.
Quanto ao carro em si, de certeza que será uma excelente aquisição. Tenho amigos com Kia Niro e estão todos maravilhados com o carro.
-
- Mensagens: 6
- Registado: 11 abr 2024, 01:32
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh
Espero que tudo corra bem, acho isto uma boa alternativa para efectuar a aquisição de uma viatura.
Recentemente alguém próximo foi buscar um estrelinha (Mercedes eeheh) à Alemanha. No caso não era electrico, mas um plug in, mas foi uma aventura interessante e ele tratou de tudo literalmente
Por questões fiscais é especialmente interessante a aquisição de electricos ou plug in.
Recentemente alguém próximo foi buscar um estrelinha (Mercedes eeheh) à Alemanha. No caso não era electrico, mas um plug in, mas foi uma aventura interessante e ele tratou de tudo literalmente

Por questões fiscais é especialmente interessante a aquisição de electricos ou plug in.
- Nonnus
- Mensagens: 3413
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh
Eu vejo como um abuso por parte de quem vende. Quantas vezes os vendedores de automóveis já se manifestaram porque Portugal tem uma carga de impostos muito grande nos automóveis?kony76 Escreveu: ↑22 abr 2024, 17:16O que define os preços é o mercado e a lei da oferta/procura. Não são os stands. Se podes vender alguma coisa por 7, não a vais vender por 5. Qualquer um de nós fazia/faz isto.
Vou seguir atentamente este diário de bordo, como já seguia o anterior. Estou curioso pelos desenvolvimentos. É sempre bom ter referências de empresas que possam apoiar neste tipo de operações.
Quanto ao carro em si, de certeza que será uma excelente aquisição. Tenho amigos com Kia Niro e estão todos maravilhados com o carro.
Segundo eles a carga de impostos faz com que as pessoas não consigam comprar carros com frequência. O governo abre uma excepção nos veículos electricos em que não cobra o IA para o preço ficar mais baixo. E o que é que o vendedores fazem? Aplicam preços exorbitantes ficando com margens brutais nos carros importados.
Então neste caso já não há problema de inflacionar os preços, as pessoas já conseguem comprar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3413
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Nonnus - Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh
Primeira compra para o Niro: https://www.amazon.es/dp/B07RVHNCKS?ref ... tails&th=1

Como tenho o EVSE inteligente do Apr e tem ficha type 1 para o Leaf comprei este conversor para poder carregar o Niro.

Como tenho o EVSE inteligente do Apr e tem ficha type 1 para o Leaf comprei este conversor para poder carregar o Niro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Podias ter comprado a ficha type2, pois não vais ficar com o LEAF, ou vais?
Nissan LEAF 2018 40kWh
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
65 000Km's
157 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
65 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3413
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Vou. A ideia é ficar com os dois a não ser que a Nissan me ofereça dinheiro em vez da reparação. Se isso acontecer compro outro VE.
Neste momento quem anda no Leaf sou eu, faz casa - trabalho. Faz a semana toda com uma carga. Deixei de gastar 10€ todas as semanas em gasolina para gastar, sei lá, 0.75€
Neste momento quem anda no Leaf sou eu, faz casa - trabalho. Faz a semana toda com uma carga. Deixei de gastar 10€ todas as semanas em gasolina para gastar, sei lá, 0.75€

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Boas
Tb tenho um leaf 24kwh que dá para o meio de transporte para o trabalho e está impéc!
Mas ando a pensar em trocar por um mais recente e com maior autonomia, e aí parece o kia e-niro ou o hyundai kauai..
queria de 2021, mesmo que com mais km (menor valor), pois só faço cerca de 20mkm ano
Relativamente ao KIA, queria ver um de 2021, penso que ai houve um restyling? ecrã maior e não sei mais o quê?
Sei que tu escolheste um de 2020... não vale a pena o restyling?
Todos os kias tem acesso à Kia Connect? e faróis de led?
Relativamente à questão Kia / Hyundai, eles são idênticos de mecânica, bateria, problemas de rolamentos? certo?
quero com isto dizer que a escolha é mais no design e espaço nos bancos atrás?
Obrigado
Tb tenho um leaf 24kwh que dá para o meio de transporte para o trabalho e está impéc!
Mas ando a pensar em trocar por um mais recente e com maior autonomia, e aí parece o kia e-niro ou o hyundai kauai..
queria de 2021, mesmo que com mais km (menor valor), pois só faço cerca de 20mkm ano
Relativamente ao KIA, queria ver um de 2021, penso que ai houve um restyling? ecrã maior e não sei mais o quê?
Sei que tu escolheste um de 2020... não vale a pena o restyling?
Todos os kias tem acesso à Kia Connect? e faróis de led?
Relativamente à questão Kia / Hyundai, eles são idênticos de mecânica, bateria, problemas de rolamentos? certo?
quero com isto dizer que a escolha é mais no design e espaço nos bancos atrás?
Obrigado