Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 22 nov 2021, 22:36

AJCaiado Escreveu:
21 nov 2021, 00:46
Boas,
O Kia permite definir períodos de carregamento? Por exemplo, carregar das 22h as 24h e depois das 2h até atingir 80% da carga total?
Sim, basta usares as duas opções de carregamento planeado

Por exemplo:
1- activo de seg a dom das 22.00h as 00h (saída as 08.am)
2- activo de seg a dom das 02.00h as 08h (saída as 08.am)

Mas o ideal é teres uma wallbox que comunique com o API da KIA...

Eu não sabia (mas sei agora) é que a Box portátil da Kia "comunica" com a viatura e sabe a carga da bateria + hora de saída + potencia disponível e CALCULA o carregamento para o carro estar carregado na hora de saída, tanto pode começar a carregar as 22.00, as 01.00 etc etc depende daquilo que precise de carregar.

As restantes boxes do mercado não comunicam (API) com a viatura de Marca X ou Y e aquela hora carregam o que o utilizador definiu e tanto pode acabar as 03am ou 04.00am.... a quem lhe interessar faz um calculo manual e sabe que vai sair as X hora e regulam a potencia na box para + ou - Amperagem..

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 22 nov 2021, 22:42

JLMF Escreveu:
21 nov 2021, 13:06

A queda de tensão é uma consequência, não uma razão.
Não sei qual a tensão de chegada ao circuito mas se existe disponibilidade na zona para 32 A não é normal no interior do circuito existir essa diferença de tensão entre um consumo a intensidade de 16 A e 31 A. Há excesso de temperatura (perda de tensão) em alguma porção do circuito interno que se traduz em perda de dinheiro considerando as muitas horas quotidianas do consumo previsto e sobretudo estará em causa a segurança. Basta cumprir as normas e tal não acontece.
Ligações, secção de cabos em função da intensidade e comprimento.
Eu aprofundaria a questão.
Já aprofundei a questão.....a linha de entrada da E-redes (medido na rua) tem 224V, a queda é normal devido a amperagem, foi tudo verificado, quadro, quadro parcial, tudo re-apertado, e mediu-se com e sem carro a carregar...Estou demasiado longe do PT...Agora é apertar com a E-redes.

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 22 nov 2021, 22:56

FullElectric Escreveu:
21 nov 2021, 01:46
Estás a perder mais de 300W na linha, isso vai aquecer bastante. Qual a secção e o comprimento do cabo?
Além disso, esse diferencial que o eletricista aplicou não é o indicado. Deverá ser substituído por um de sensibilidade 30mA e tipoA
Havia ruptura de stock..teve de vir um de 300ma.

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 22 nov 2021, 23:36

Domingo
Saida com 89% chegada a casa com 6% e 25km de autonomia...e 410km rodados, para não deixar a bateria com carga tão baixa tantas horas, coloquei a carregar até aos 20% e depois finalizei com bi-horario...

Segunda
Saída com 95% chegada a casa com 17% .....e 395km rodados, mesmo procedimento de carga até aos 20% e finalizado com bi-horario..
A media de consumo é entre os 12kWh e os 13kWh.

Foram 2 dias atípicos com muito movimento em lisboa e no aeroporto....muitos KM, até a hora do Almoço ja tenho feito 250km......eu avisei que era um teste de fogo para um carro Electrico.

Estou muito satisfeito com a autonomia do E-Niro para este tempo frio....

Com a potencia contratada actual de 10.35kVa e 45A Monofásico, e com a EVWallbox a debitar ao maximo que o Kia E-Niro Carrega (31A) preciso de ter no minimo 20% de carga na bateria as 22h para carregar até 100% até as 7.00am / 7.30am, portanto dentro do periodo do bi-horario.

Ainda não atinei com o contador digital ( 1000imp/kWh ) existe alguma app que calcula a conversão de 1000imp para adicionar no Spintmonitor ?

O kia Connect apenas permite verificar a energia consumida.

Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 22 nov 2021, 23:52

EVUber Escreveu:
22 nov 2021, 22:36
Eu não sabia (mas sei agora) é que a Box portátil da Kia "comunica" com a viatura e sabe a carga da bateria + hora de saída + potencia disponível e CALCULA o carregamento para o carro estar carregado na hora de saída, tanto pode começar a carregar as 22.00, as 01.00 etc etc depende daquilo que precise de carregar.
É mesmo assim ou é o carro que faz essa gestão? Porque qualquer EVSE anuncia ao carro qual a corrente disponível e normalmente é o carro que decide começar à hora necessária para que a carga termine à hora programada ;) O velhinho Leaf já fazia isso e julgo ser mais fácil (e universal) ser feito no carro. Mas claro que pode ser na box ;)
EVUber Escreveu:
22 nov 2021, 23:36
Ainda não atinei com o contador digital ( 1000imp/kWh ) existe alguma app que calcula a conversão de 1000imp para adicionar no Spintmonitor ?
Eu sugeria um medidor com app. Como um shelly por exemplo. É sempre mais fácil ;)

Em relação à utilização do carro, excelente. Parabéns parece ter sido mesmo uma boa escolha :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 23 nov 2021, 00:58

BrunoAlves Escreveu:
22 nov 2021, 23:52
EVUber Escreveu:
22 nov 2021, 22:36
Eu não sabia (mas sei agora) é que a Box portátil da Kia "comunica" com a viatura e sabe a carga da bateria + hora de saída + potencia disponível e CALCULA o carregamento para o carro estar carregado na hora de saída, tanto pode começar a carregar as 22.00, as 01.00 etc etc depende daquilo que precise de carregar.
É mesmo assim ou é o carro que faz essa gestão? Porque qualquer EVSE anuncia ao carro qual a corrente disponível e normalmente é o carro que decide começar à hora necessária para que a carga termine à hora programada ;) O velhinho Leaf já fazia isso e julgo ser mais fácil (e universal) ser feito no carro. Mas claro que pode ser na box ;)
EVUber Escreveu:
22 nov 2021, 23:36
Ainda não atinei com o contador digital ( 1000imp/kWh ) existe alguma app que calcula a conversão de 1000imp para adicionar no Spintmonitor ?
Eu sugeria um medidor com app. Como um shelly por exemplo. É sempre mais fácil ;)

Em relação à utilização do carro, excelente. Parabéns parece ter sido mesmo uma boa escolha :clap:
Da experiência que tive com a box portatil da Kia é que a carga so terminava apenas na hora de partida, começava mais tarde mesmo com carregamento programado (no carro) para começar as 22.00pm

Na wallbox termina a carga antes do tempo com a hora programada para começar (no carro) as 22.00pm, logo deduzi que existe um protocolo de comunicação do fabricante entre os seus produtos.

Este fabricante ohme identifica a situação de carregar com API e sem API
https://www.ohme-ev.com/resources/artic ... pi-support
https://www.ohme-ev.com/resources/artic ... pi-support

Esse Shelly EM parece ser fixe

AJCaiado
Mensagens: 5
Registado: 12 nov 2021, 22:57
Data de fabrico: 01 jan 2022
Capacidade bateria: Arrouquelas

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por AJCaiado » 23 nov 2021, 01:29

EVUber Escreveu:
22 nov 2021, 22:36
AJCaiado Escreveu:
21 nov 2021, 00:46
Boas,
O Kia permite definir períodos de carregamento? Por exemplo, carregar das 22h as 24h e depois das 2h até atingir 80% da carga total?
Sim, basta usares as duas opções de carregamento planeado

Por exemplo:
1- activo de seg a dom das 22.00h as 00h (saída as 08.am)
2- activo de seg a dom das 02.00h as 08h (saída as 08.am)

Mas o ideal é teres uma wallbox que comunique com o API da KIA...

Eu não sabia (mas sei agora) é que a Box portátil da Kia "comunica" com a viatura e sabe a carga da bateria + hora de saída + potencia disponível e CALCULA o carregamento para o carro estar carregado na hora de saída, tanto pode começar a carregar as 22.00, as 01.00 etc etc depende daquilo que precise de carregar.

As restantes boxes do mercado não comunicam (API) com a viatura de Marca X ou Y e aquela hora carregam o que o utilizador definiu e tanto pode acabar as 03am ou 04.00am.... a quem lhe interessar faz um calculo manual e sabe que vai sair as X hora e regulam a potencia na box para + ou - Amperagem..
Não conheço essa box portátil da Kia de que falas. Onde a poderei encontrar à venda?

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 23 nov 2021, 12:50

AJCaiado Escreveu:
23 nov 2021, 01:29
EVUber Escreveu:
22 nov 2021, 22:36
AJCaiado Escreveu:
21 nov 2021, 00:46
Boas,
O Kia permite definir períodos de carregamento? Por exemplo, carregar das 22h as 24h e depois das 2h até atingir 80% da carga total?
Sim, basta usares as duas opções de carregamento planeado

Por exemplo:
1- activo de seg a dom das 22.00h as 00h (saída as 08.am)
2- activo de seg a dom das 02.00h as 08h (saída as 08.am)

Mas o ideal é teres uma wallbox que comunique com o API da KIA...

Eu não sabia (mas sei agora) é que a Box portátil da Kia "comunica" com a viatura e sabe a carga da bateria + hora de saída + potencia disponível e CALCULA o carregamento para o carro estar carregado na hora de saída, tanto pode começar a carregar as 22.00, as 01.00 etc etc depende daquilo que precise de carregar.

As restantes boxes do mercado não comunicam (API) com a viatura de Marca X ou Y e aquela hora carregam o que o utilizador definiu e tanto pode acabar as 03am ou 04.00am.... a quem lhe interessar faz um calculo manual e sabe que vai sair as X hora e regulam a potencia na box para + ou - Amperagem..
Não conheço essa box portátil da Kia de que falas. Onde a poderei encontrar à venda?
Vem com a compra do e-niro

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 23 nov 2021, 23:56

BrunoAlves Escreveu:
22 nov 2021, 23:52

Eu sugeria um medidor com app. Como um shelly por exemplo. É sempre mais fácil ;)
Comprei hoje um Shelly EM + pinça amperimetrica, fiz as ligações todas, chego a parte de adicionar o Shelly a Rede Wifi...pede-me uma password WAP2

Dei voltas e voltas, abro um Ticket no shelly cloud...e eu chego a conclusão que a Mauser me vendeu um Shelly USADO. :shock: :shock: :shock:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por BrunoAlves » 24 nov 2021, 00:31

Eia que chouriço :shock:
Isso deve dar para safar bem (nunca instalei nenhum mas imagino que haja um "factory restore"), mas a bronca com a loja é inevitável, claro
Há alguma coisa mesmo errado aí, a Mauser é uma loja com excelentes referências. Erro humano certamente, shit happens e de certeza que vão resolver pelo melhor ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Kia”