Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 11 mar 2020, 11:41

Estes updates são os mesmos feitos nos concessionários, não invalida garantia nenhuma.
O software arranja-se em fóruns específicos, é só copiar para o cartão sd e o carro detecta automaticamente o update, simples.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por Fil » 11 mar 2020, 17:31

Muito bom ruramos!

Mais um ponto a favor do E-Niro ;)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por migle » 11 mar 2020, 21:30

Sem dúvida que o infotainment não é nada mau na Hyundai/Kia. E as evoluções têm aparecido, mesmo no ioniq.
Claro, que a adaptação ao mercado está longe da BMW, Mercedes, Audi, etc... A base de dados tem erros sistemáticos, como os PCRs aparecerem como tendo fichas CCS tipo 1, e depois não dá para filtrar no Kauai, porque só tem filtro para as fichas europeias, CCS tipo 2.
Ao menos no Ioniq antigo, tenho filtros para todas as fichas, mesmo as NEMA, e por isso consigo apanhar só os PCRs.

A disponibilidade dos postos está no software, mas o backend ainda não tem ligação à Mobi.e.
A disponibilidade e preço dos parques de estacionamento está lá, mas tenho dúvidas em relação à actualização (qualquer dia testo).

Vou dentro de uma ou duas semanas à revisão dos 90 e vou actualizar também.

Não vejo nenhuma necessidade de actualizar a partir de ficheiros sacados da net.
Já tem havido no ioniqforum.com casos de pessoal que deixou as HU quase brickadas (em português, tijoladas). Casos em que o concessionário chegou a encomendar uma HU para substituir... Já apareceram também, felizmente, procedimentos para desbrickar as HU.

Enfim... enquanto houver russos a trabalhar no software da Hyundai, vamos ter todos estes recursos e conhecimento à disposição.
Porém, há riscos, e acho que não vale a pena nem o risco, nem o trabalho.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 12 mar 2020, 11:59

migle, percebo, é como em tudo, se souberes o que estás a fazer vai correr bem.
Aqui só tens de escolher a versão correta para o teu carro, não tem como correr mal, esse pessoal que bloqueou a HU é porque carregou o software errado.

O software nao é modificado pelos russos, isto é original da kia, foi um user espanhol que o arranjou.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por migle » 12 mar 2020, 23:36

ruramos Escreveu:
12 mar 2020, 11:59
migle, percebo, é como em tudo, se souberes o que estás a fazer vai correr bem.
Aqui só tens de escolher a versão correta para o teu carro, não tem como correr mal, esse pessoal que bloqueou a HU é porque carregou o software errado.
Eu flasho muita coisa no meu dia a dia, mas aqui prefiro ao concessionário. Não vou conseguir mais do que a actualização anual de qualquer modo.
Não estou a lançar o FUD. Quem se sentir confortável, força!
Mas o PC lá de casa não tem ECC, o sistema de ficheiros não detecta erros, e copia-se o ficheiro para uma flash que vai ser acedida por USB.
Em princípio corre bem.
ruramos Escreveu:
12 mar 2020, 11:59
O software nao é modificado pelos russos, isto é original da kia, foi um user espanhol que o arranjou.
Não queria dizer isso... referia-me a "descobertas sensacionais" que só alguém lá dentro podia saber....
À partida também me parece pouco provável que alguém se dê ao trabalho de produzir uma imagem modificada... a recompensa não seria grande, porque o número de pessoas a instalá-la seria baixo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 13 mar 2020, 08:35

Engraçado que esse hack já não funciona neste último update, a kia deve ter bloqueado isso. Sinal que estão atentos.
Na versão que tinha antes cheguei a andar a explorar isso, mas depois desisti :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por migle » 15 mar 2020, 01:05

A sério??? Oh.. ora aí está um motivo para não ter pressa de fazer updates..
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por ruramos » 08 mai 2020, 13:21

update ao DB:
deixo aqui uma fotos dos quilómetros feitos nestes últimos 2 meses e meio de quarentena:

Imagem


e a marca atingida dos primeiros 20.000klm:

Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por Orlando » 18 mai 2020, 15:03

Andas a abusar
Neste momento consigo na boa consumos abaixo de 12kwh
Aliás este fim de semana fiz Leiria Nelas pelo doloroso ip3 sem cortar na velocidade e fiz 11.5kW.
Por aqui na cidade consigo facilmente 9kw.
Já comparei com o carro mais eficiente do mercado e o Kauai consome pouco, mas mesmo pouco mais do que o Ioniq (concebido 2016).
A vantagem do ioniq é que na regeneração 0 vai a consumir 0kw, e no kauai vai a 2kw, como no teu Niro.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Mensagem por FullElectric » 18 mai 2020, 23:42

Orlando Escreveu:
18 mai 2020, 15:03
A vantagem do ioniq é que na regeneração 0 vai a consumir 0kw, e no kauai vai a 2kw, como no teu Niro.
Como assim?
O Kauai na regeneração "0", se não acelerares, não consome nada e até regenera 2 ou 3 kW dependendo da velocidade a que fores.

Responder

Voltar para “Kia”