Página 5 de 9

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 08 abr 2017, 23:34
por rimsilva
MartinPt Escreveu:
rimsilva Escreveu: Adicionalmente ainda há aquela questão da obrigatoriedade do dístico de VE.
o sr do Leaf tinha esse distico, por acso reparei ... é obrigatorio ??
É, pelo menos é o que diz a portaria 222/2016, mas que ainda não está a ser cumprido..

Portaria n.º 222/2016
.. .
Artigo 7.º

Estacionamento no local objeto da licença de utilização

1 - Deve ser devidamente identificada, no local objeto da licença de utilização, a área para estacionamento durante o carregamento dos veículos elétricos, nos termos definidos no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho, sendo proibido o estacionamento na mesma sem ser para esse efeito.

2 - A identificação prevista no número anterior deve ser realizada mediante a utilização dos sinais de informação definidos no n.º 2 do artigo 55.º, e no Anexo II, do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho.

3 - Os veículos estacionados no local objeto de licença de utilização devem estar identificados com o dístico identificativo, previsto no n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho, sendo proibido o estacionamento na mesma sem essa identificação.

4 - Os operadores de pontos de carregamento deverão estabelecer limites de tempo em que, uma vez terminado o carregamento, o veículo elétrico deve ser retirado do local, de forma a estimular a disponibilidade dos pontos de carregamento, em função do período do dia em causa e da utilização de um ponto de carregamento normal ou de um ponto de carregamento rápido, respetivamente.

5 - Findo o período de extensão estipulado no número anterior, o proprietário do veículo encontra-se em situação de estacionamento indevido, devendo as entidades fiscalizadoras dispor dos mecanismos necessários à sua verificação.

6 - O operador deve assegurar que o utilizador e as entidades fiscalizadoras são informadas da situação de incumprimento referida no número anterior.

7 - Em sede da licença de utilização privativa do domínio público para a instalação de pontos de carregamento em local público de acesso público, pode ser considerado a cobrança de uma tarifa pelo operador de pontos de carregamento associada à ocupação do local uma vez terminado o carregamento do veículo elétrico.

8 - O acesso pelo utilizador de veículos elétricos aos pontos de carregamento de acesso público fica sujeito ao pagamento do preço dos serviços utilizados e ao cumprimento das regras técnicas e de segurança aplicáveis, conforme estabelecido no n.º 2 do artigo 32.º do Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de dezembro, e pelos Decretos-Leis n.os 170/2012, de 1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho.

Artigo 8.º

Norma revogatória

É revogada a Portaria n.º 1202/2010, de 29 de novembro.

Artigo 9.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 09 abr 2017, 08:31
por tuela
Nem o próprio IMT sabe bem do dístico ... Uma portaria apesar de força legal é a mais "fraca" das leis que podem haver ...

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 09 abr 2017, 09:10
por rimsilva
Nem todas as delegações do IMT sabem do selo porque não disponhem do mesmo (aconteceu comigo logo no início no Porto).

A questão da portaria é o que é, mem tudo terá de ter a força de lei ou decreto lei.

Se existe a portaria é para ser cumprida, a questão aqui é que ainda não estão reunidas todas as questões para o cumprimento da mesma, quando for a pagar será levada mais a sério certamente.

Esta é a minha opinião, mas como referi desde o início, acho este dístico absurdo e dispensável.

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 09 abr 2017, 09:34
por tuela
A UVE que se pronuncie publicamente acerca da mesma. Creio ser essa uma das funções da organização. Quiçá até já o terá feito.

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 12 abr 2017, 22:45
por MartinPt
Dia 8 - Lisboa-Quarteira-Lisboa

claramente, nao é qualquer um que pode conduzir um EV :)

3 paragens para baixo e duas para cima

120kmh
1-alcacer
120kmh
2-Al... em manutencao...mobie nada...ir ao outro lado...encontrar o portao...encontrar a campainha... 1hora
100kmh
3-Loule - 20 min

sai com 90% de quarteira

100kmh
4-Al..20-25 min
12xKmh
5-Alcacer 25-30 min (tempo de fazer este post)
120kmh

Verifico que ainda ha muitos problemas com os postos de carregamento...
por exemplo este fds na zona do rio em Belem, estao mtos postos estragados, ecrans todos queimados, postos partidos, sem identificacao

Agora o que me deixa perplexo é perceber o estado de algumas fichas de carregamento, fichas estragadas pelos utilizadores dos carregamentos ??? ou por curiosos... nao consigo perceber...

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 12 abr 2017, 22:49
por BrunoAlves
O que é AI?

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 12 abr 2017, 23:22
por rimsilva
MartinPt Escreveu:
Verifico que ainda ha muitos problemas com os postos de carregamento...
por exemplo este fds na zona do rio em Belem, estao mtos postos estragados, ecrans todos queimados, postos partidos, sem identificacao

Agora o que me deixa perplexo é perceber o estado de algumas fichas de carregamento, fichas estragadas pelos utilizadores dos carregamentos ??? ou por curiosos... nao consigo perceber...
Para a primeira questão a melhor forma de não ser surpreendido é usar a aplicação electromaps.

A questão dos estragos é por causa do que refere, mais a falta de manutenção, o vandalismo, as brincadeiras das crianças, por exemplo.

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 12 abr 2017, 23:44
por VETL
Eu acho que a maior parte dos estragos é causada pelos próprios utilizadores.
Eu por exemplo, é raro chegar a um pcr sem que a manete de atracar a ficha não esteja premida. Ou seja, quase sempre que uso um pcr na tomada CHAdeMO, o utilizador anterior não clicou no botão que desatraca a tomada. Assim sendo, ela ou ele só podem ter desengatado a ficha à martelada.
E eu olho para o botão e ponho-me a pensar: Será que eu sou super dotado, ou há pessoas burras que nem calhaus?

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 13 abr 2017, 08:53
por Erbium
BrunoAlves Escreveu:O que é AI?
Aljustrel?

Realmente as pessoas (ou bichos) são piores que a falta de manutenção, condições climatéricas, etc... tudo junto!
Quando usei o PCR de Santarém a 1ª vez reparei que o posto com meia dúzia de dias já tinha todas as fichas com vários arranhões de terem caído!? Não têm cuidado nenhum com as coisas! Depois queixam-se que não funciona... :evil:

Re: DB Kia Soul EV x2

Enviado: 13 abr 2017, 11:59
por MartinPt
BrunoAlves Escreveu:O que é AI?
Aljustrel

Tava baralhado entre aljustel e aljezur...