Parabéns pela compra!
Muito honestamente, este modelo usado, é absolutamente a minha recomendação para famílias que queiram entrar nos EVs, e que possam não ter um orçamento para grandes aventuras.
É espaçoso, económico, tem lá tudo.
O valor/preço deste carro é qualquer coisa. Estava na minha lista de possibilidades, mas depois consegui aumentar o orçamento e comecei a ver outras gamas. Tenho praticamente a certeza que se tivéssemos optado pelo Kia, estaríamos também bem servidos.
Um abraço.
PS: O mesmo já não consigo dizer dos novos e do EV3, e outros. A questão da ICCU dá-me um arrepio na espinha. Desistimos de um Ioniq 5 por causa disso.

DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
O que mais me afasta dos Coreanos até é a cena das revisões, 15 000kms ou 1 ano é exagerado.
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Sim, de facto, pelo preço que se consegue em usado, é fantástico. Plenamente satisfeito.pms Escreveu: ↑05 set 2025, 01:18Parabéns pela compra!
Muito honestamente, este modelo usado, é absolutamente a minha recomendação para famílias que queiram entrar nos EVs, e que possam não ter um orçamento para grandes aventuras.
É espaçoso, económico, tem lá tudo.
O valor/preço deste carro é qualquer coisa. Estava na minha lista de possibilidades, mas depois consegui aumentar o orçamento e comecei a ver outras gamas. Tenho praticamente a certeza que se tivéssemos optado pelo Kia, estaríamos também bem servidos.
Um abraço.
PS: O mesmo já não consigo dizer dos novos e do EV3, e outros. A questão da ICCU dá-me um arrepio na espinha. Desistimos de um Ioniq 5 por causa disso.
O que é isso do ICCU?
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
A questão do 1 ano, também é assim na Nissan.
Os 15.000 kms de facto é mais chato, a mim obriga-me a praticamente 1 revisão de 6 em 6 meses.
Mas, para mim, isto não é facto decisório, ainda para mais em elétricos, em que a revisão, em geral, é simples e barata.
Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Tenho visto muitos valores diferentes na Hyundai/KIA, tipo nuns lados custar cerca de 100€ e noutros a mesma revisão ir para os 400€..
Fazer uma revisão num EV de 6 em 6 meses roça o ridiculo, conheço um i4 que fez a primeira revisão aos 2 anos a chegar aos 200 000kms.

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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
Há vários relatos de problemas recorrentes com o 'estoiro' (acho que o fusível e/ou placa queima) da ICCU (controlador integrado da bateria) de vários veículos da plataforma E-GMP (dedicada EV) da Kia/Hyundai/Genesis.
Veículos afectados incluem Hyundai Ioniq 5 e 6, Kia EV6, EV3, etc, por aí fora, tudo o que é baseado nessa plataforma.
De fora estão os Kia Niro EV e os Hyundai Kona/Kauai já que foram baseados noutra plataforma (não dedicada EV).
É uma situação bastante aborrecida (e assustadora), a Kia/Hyundai já fizeram recalls, etc, e dizem que as ocorrências são residuais, mas já houve gente que teve 2 e 3 vezes o problema... do que me parece, essa placa/circuito tem um defeito de desenho, e não compensa alterar a peça para o construtor e ir substituíndo aos casos que ocorrem. Acho que é mais prevalente nos carros com arquitectura 800V (que puxam mais pelo controlador, Ioniq 5, Kia EV6, etc) do que nos outros a 400V (EV3, etc). Mas mesmo no 400V há casos de carros com meses a acontecer isto.
O problema é que o carro pode parar no meio da estrada, tem que ir ao concessionário, e depois são meses à espera de uma ICCU nova, já que há uma lista de espera grande.
Alguns links:
- https://insideevs.com/features/752768/h ... u-failure/
- https://www.youtube.com/watch?v=vI-h9vcoFlg
- https://www.youtube.com/watch?v=EYoOiVsHJTw
- https://www.youtube.com/watch?v=Bvbby3lJSBs
- https://www.youtube.com/watch?v=AmZqac00mls
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Re: DB Flecha Coreana - e-Niro 64kwh
A questão dos valores da revisão tem a ver com a falta de seriedade de certos concessionários e não com a marca.
No meu diário de bordo está a prova disso. Duas revisões, orçamento pedido a três concessionários diferentes e valores absurdos em dois deles.
Por vontade de certos concessionários mudava o líquido a cada 15000km.
Infelizmente isto não é exclusivo da Kia. Há concessionários de outras marcas a fazerem o mesmo.
No meu diário de bordo está a prova disso. Duas revisões, orçamento pedido a três concessionários diferentes e valores absurdos em dois deles.
Por vontade de certos concessionários mudava o líquido a cada 15000km.
Infelizmente isto não é exclusivo da Kia. Há concessionários de outras marcas a fazerem o mesmo.
É um problema, mas nada demais. Basicamente é um fusível que estoura segundo a explicação. Faz o deve fazer, se não o fizer é que grave.What is the ICCU?
The ICCU is the central unit responsible for several key functions in Kia EVs, including:
Charging the vehicle's 12-volt battery.
Handling DC-to-DC conversion.
Providing power for Vehicle-to-Load (V2L) functions.
Managing the AC charging system.
What is the Problem?
A faulty MOSFET transistor inside the ICCU can become damaged from transient high voltage and thermal cycling during operation.
This damage can lead to a short circuit, blowing the fuse that powers the 12-volt battery and disabling the ICCU.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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