Decidimos trocar o carro a combustível por outro elétrico e a opção recaiu num Kia e-Niro de 64kwh. Este vai tomar o lugar de carro principal da casa e o Leaf passa para 2º carro.
Começando do Inicio...meti-me na aventura de importar o carro.
Comprei então o Kia e-Niro de 64kwh, versão premium, de 2021, com 43.000kms a um concessionário oficial da Kia, em França.
Basicamente tratei eu de tudo. Mas fui acompanhado/aconselhado por um amigo que já tem experiência na importação de carros e que foi de uma utilidade imensa.
Comecei por identificar o carro, neste caso foi no site Zoom.fr.
Fiz todas as questões, obtive sempre respostas do vendedor, enviaram-me todos os documentos do carro, incluindo as faturas das revisões feitas lá nesse mesmo stand. Andamos mais de 1 semana a trocar e-mails e documentos.
Consegui uma pessoa conhecida de um conhecido de um conhecido

Mediante toda a informação obtida, a confiança que deu por ser um concessionário da marca e com o apoio cá do meu amigo, decidi avançara para a compra do carro.
Efetuei o pagamento e é aqui, a partir deste momento, que começam as ansiedades.

No dia seguinte, o stand enviou para a minha morada, todos os documentos originais e uma das chaves, que chegaram sem qualquer problema.
Para trazer o carro, a opção recaiu por contratar uma transportadora. Esta situação já estava salvaguardada antes de fazer o pagamento. Mas seja como for, o carregamento do carro em França ainda demorou duas semanas, que foram duas semanas de alguma ansiedade.
Depois de carregado o carro, demorou 1 semana certa a entregarem cá o carro, o que aconteceu na passada 2ª feira, dia 09.
Nesse mesmo dia, o carro foi à inspeção e foi feito a submissão na AT, para a obtenção do DAV e da respetiva matrícula.
É a fase em que estou atualmente, a aguardar o documento com a matrícula, para poder circular com o carro.
Até agora correu tudo bem.
Espero ter tomado a decisão certo com este carro, estou convicto que sim, mas só com o tempo terei as confirmações.