envia pm posso te enviar o ficheiro cbzJorgeAntunes Escreveu: ↑24 jul 2024, 19:30@EVUber: podes partilhar os teus painéis do Car Scanner ?
Obrigado.
Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Actualizando o Topico
Kia e-Niro: 311.291km
Utilização : 1013 dias (desde 19 Novembro 2021)
Media diaria : 307KM / Dia
Desde a ultima actualização, a degradação em abril de 2024 estava em 5,7%...mas com o aumento das temperaturas, foi possível "recuperar" essa mesma degradação.
Normalmente 1x semana uma carga rapida de 10% de carga no máximo e comecei a notar um padrão de recuperação da bateria e aos 310.043km o carscanner tem uma leitura de SOH de 100% e minimal deterioration de 0.5%
Pesquisei por alguns estudos e existem teorias e casos práticos em que as baterias se auto-recuperam, recuperando as chamadas micro-rupturas
https://www.sciencedirect.com/science/a ... 9723000193
É bem possível que estas baterias NMC 622 da SK innovation estejam a passar por este processo, e a BMS faz as leituras correctas, pois o padrão de carregamento continua o mesmo diáriamente 100% ate 20% descarga e 2 dias sem carregamento.
Da esquerda para a direita, Abril, inicio agosto e final de agosto
Neste momento o Kia e-niro conta com 311.301km e estimo que tenha cerca de 800 a 900 ciclos na bateria, se os estudos indicam que as NCM fazem 1500 ciclos significa que ainda vai a meio da sua durabilidade.
Com a vinda de um outro eléctrico ca para casa, o E-Niro vai encostar bastante e vai fazer cerca de 50km por dia, foi uma aposta ganha pois nao tive problemas graves.
RECOMENDO: Trocar o oleo da caixa a cada 60.000km e colocar um parafuso magnetico (se não tiver) para apanhar as limalhas da caixa.
RESUMO DO MELHOR DO KIA E-NIRO 2021
-bateria NCM 622
-gestao da temperatura da bateria é excelente
-autonomia de 500km apos 300.000km (se usarem pneus e-primacy ou similares de baixo consumo)
-baixo consumo/economia
-veiculo agil e rapido
-opções de regeneração c/ minimo /1/2/3/auto
-para "carro de trabalho" cumpre a 100%
-feedback semelhante de outros utilizadores reflecte-se na pouca desvalorização deste modelo.
RESUMO DO PIOR DO KIA E-NIRO 2021
baixa qualidade interior, banco desgastado/rasgado por uso.
Baixa qualidade cromados começaram descascar (posso ter sido eu com um liquido de limpeza)
Ruido cromico suspensao frente
baixa qualidade das borrachas das portas
camara de marcha deixou de funcionar, quando lhe apetece funciona por 10 segundos.
Porta de carregamento deixou de trancar
Ja noto uma dureza na suspensao, esta na altura de trocar os amortecedores
baixa qualidade do volante em pele
Problema cronico dos vidros frente que descem em vez de subir
Kia e-Niro: 311.291km
Utilização : 1013 dias (desde 19 Novembro 2021)
Media diaria : 307KM / Dia
Desde a ultima actualização, a degradação em abril de 2024 estava em 5,7%...mas com o aumento das temperaturas, foi possível "recuperar" essa mesma degradação.
Normalmente 1x semana uma carga rapida de 10% de carga no máximo e comecei a notar um padrão de recuperação da bateria e aos 310.043km o carscanner tem uma leitura de SOH de 100% e minimal deterioration de 0.5%
Pesquisei por alguns estudos e existem teorias e casos práticos em que as baterias se auto-recuperam, recuperando as chamadas micro-rupturas
https://www.sciencedirect.com/science/a ... 9723000193
É bem possível que estas baterias NMC 622 da SK innovation estejam a passar por este processo, e a BMS faz as leituras correctas, pois o padrão de carregamento continua o mesmo diáriamente 100% ate 20% descarga e 2 dias sem carregamento.
Da esquerda para a direita, Abril, inicio agosto e final de agosto
Neste momento o Kia e-niro conta com 311.301km e estimo que tenha cerca de 800 a 900 ciclos na bateria, se os estudos indicam que as NCM fazem 1500 ciclos significa que ainda vai a meio da sua durabilidade.
Com a vinda de um outro eléctrico ca para casa, o E-Niro vai encostar bastante e vai fazer cerca de 50km por dia, foi uma aposta ganha pois nao tive problemas graves.
RECOMENDO: Trocar o oleo da caixa a cada 60.000km e colocar um parafuso magnetico (se não tiver) para apanhar as limalhas da caixa.
RESUMO DO MELHOR DO KIA E-NIRO 2021
-bateria NCM 622
-gestao da temperatura da bateria é excelente
-autonomia de 500km apos 300.000km (se usarem pneus e-primacy ou similares de baixo consumo)
-baixo consumo/economia
-veiculo agil e rapido
-opções de regeneração c/ minimo /1/2/3/auto
-para "carro de trabalho" cumpre a 100%
-feedback semelhante de outros utilizadores reflecte-se na pouca desvalorização deste modelo.
RESUMO DO PIOR DO KIA E-NIRO 2021
baixa qualidade interior, banco desgastado/rasgado por uso.
Baixa qualidade cromados começaram descascar (posso ter sido eu com um liquido de limpeza)
Ruido cromico suspensao frente
baixa qualidade das borrachas das portas
camara de marcha deixou de funcionar, quando lhe apetece funciona por 10 segundos.
Porta de carregamento deixou de trancar
Ja noto uma dureza na suspensao, esta na altura de trocar os amortecedores
baixa qualidade do volante em pele
Problema cronico dos vidros frente que descem em vez de subir
Última edição por EVUber em 28 ago 2024, 22:42, editado 3 vezes no total.
- BrunoAlves
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Excelente relato, mais um
Costumo linkar este tópico a diversas pessoas (haters vá) que continuam a insistir que um VE não dá para carro de trabalho e a bateria morre e não-sei-quê.
Embora mais 300kkm! Vá, se calhar reparando os estofos e outros "materiais de desgaste"
Costumo linkar este tópico a diversas pessoas (haters vá) que continuam a insistir que um VE não dá para carro de trabalho e a bateria morre e não-sei-quê.
Embora mais 300kkm! Vá, se calhar reparando os estofos e outros "materiais de desgaste"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
obrigadoBrunoAlves Escreveu: ↑28 ago 2024, 22:38Excelente relato, mais um
Costumo linkar este tópico a diversas pessoas (haters vá) que continuam a insistir que um VE não dá para carro de trabalho e a bateria morre e não-sei-quê.
Embora mais 300kkm! Vá, se calhar reparando os estofos e outros "materiais de desgaste"
Veio outro eléctrico ca para casa...vou abrir outro topico.
- Nonnus
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Uhm já tenho ~5000km feitos no meu e ainda não fiz um único carregamento rápido. Se calhar tenho de pensar nisso, mesmo sem precisar, só para espevitar a bateria. Não é que tenha notado nada de anormal.
Para uso do dia a dia carrego de 3 em 3 dias até aos 80% e só quando saio em viagens maiores é que faço até aos 100%.
Como já escrevi o carro dá uma liberdade tão grande, que mesmo viagens até 200km os 80% são mais que suficientes para chegar a casa ainda acima dos 20%.
Para uso do dia a dia carrego de 3 em 3 dias até aos 80% e só quando saio em viagens maiores é que faço até aos 100%.
Como já escrevi o carro dá uma liberdade tão grande, que mesmo viagens até 200km os 80% são mais que suficientes para chegar a casa ainda acima dos 20%.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Por acaso é uma coisa que me deixa sempre na duvida;
Eu carrego o ano todo a 80%, raramente a 100%, tipo umas 5x num ano, às vezes tenho duvida se não deveria "equilibrar" melhor os carregamentos a 100%, mas custa-me deixar o carro parado acima de 80%, porque a minha espera faz uns 40/50kms por dia só...
Eu carrego o ano todo a 80%, raramente a 100%, tipo umas 5x num ano, às vezes tenho duvida se não deveria "equilibrar" melhor os carregamentos a 100%, mas custa-me deixar o carro parado acima de 80%, porque a minha espera faz uns 40/50kms por dia só...
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
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75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
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106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
- frankesousa
- Mensagens: 1373
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Na minha ideia, embora isso possa fazer o BMS ficar meio errado quanto ao teto máximo da bateria, será sempre melhor ter as células "de boa saúde" e o calculo mal feito do que o calculo do BMS impecável e as células "massacradas" por longos períodos de espera a SOC elevado.FiwiPITO Escreveu: ↑28 nov 2024, 12:50Por acaso é uma coisa que me deixa sempre na duvida;
Eu carrego o ano todo a 80%, raramente a 100%, tipo umas 5x num ano, às vezes tenho duvida se não deveria "equilibrar" melhor os carregamentos a 100%, mas custa-me deixar o carro parado acima de 80%, porque a minha espera faz uns 40/50kms por dia só...
Mas é uma ideia de quem não tem muito conhecimento químico das baterias, portanto pode estar errado.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
11/2024 - 157.000km (7 Barras-59% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
11/2024 - 157.000km (7 Barras-59% SOH)