Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3210
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 set 2024, 06:03

Ftomas Escreveu:
03 set 2024, 20:45
Ou eu estou a ver mal, ou o problema é do diferencial, os dentes estão todos "comidos"... os rolamentos... não parecem, mas as esferas não se vêm.
Eu perguntei ao autor do post se o problema é no diferencial que estragam os rolamentos, ou se é os rolamentos que estragam o diferencial.

Ele respondeu que são os rolamentos que são fracos. Deduzo que seja as limalhas dos rolamentos que arrasam os dentes das rodas dentadas.

A confusão é que ninguém sabe ao certo qual o intervalo "ideal" para mudar o óleo. Uns dizem 60000 outros 75000.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Ftomas
Mensagens: 133
Registado: 05 ago 2021, 01:03
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Ftomas » 04 set 2024, 10:27

Eu diria já.....
Não perdes nada.... Acho eu
Eu mudei o meu com um bujão magnético e com Motul
Vê no meu DB
E para o final do ano mudo outra vez para ver como ficou...

EVUber
Mensagens: 96
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por EVUber » 05 set 2024, 22:17

Nonnus Escreveu:
04 set 2024, 06:03
Ftomas Escreveu:
03 set 2024, 20:45
Ou eu estou a ver mal, ou o problema é do diferencial, os dentes estão todos "comidos"... os rolamentos... não parecem, mas as esferas não se vêm.
Eu perguntei ao autor do post se o problema é no diferencial que estragam os rolamentos, ou se é os rolamentos que estragam o diferencial.

Ele respondeu que são os rolamentos que são fracos. Deduzo que seja as limalhas dos rolamentos que arrasam os dentes das rodas dentadas.

A confusão é que ninguém sabe ao certo qual o intervalo "ideal" para mudar o óleo. Uns dizem 60000 outros 75000.
Mesmo carro...recomendaçoes diferentes.

Existe um video de um mecânico da hyundai no canada (entretanto apagado) que mostrava o estado do oleo da caixa...

Manual USA

Imagem

Manual Europa

Imagem

Com 18.000km ja pode haver sinais de contaminação no oleo

https://www.youtube.com/watch?v=sx1OyXagTK8

passa neste topico

https://www.hyundaikonaforum.com/thread ... a-ev.5198/

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3210
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 set 2024, 05:01

Depois demais de uma semana a tentar actualizar o software do Niro, lá consegui.

Fiz várias tentativas de todas as maneiras possíveis e imaginárias mas dava sempre erro de ficheiros incompletos. Apareceu cá em casa uma pen de 64GB nova e à primeira tentativa funcionou.

Imagem

Imagem

Imagem

Levou cerca de 35 minutos a fazer a actualização. Também aqui os coreanos está mais a frente que os japoneses da Nissan. As actualizações na Nissan tinham de ser feitas na Nissan quando o carro ia a revisão. No caso da Kia basta descarregar o software da Kia e o update é transferido para o PC e ao mesmo tempo escrito na pen. 👍

https://update.kia.com/EU/PT/updateNoti ... rl33At5Jsg


Enquanto esperava que a actualização finaliza-se reparei que a média de consumo vai aumentado mesmo com o carro parado mas ligado. Quando iniciei a actualização o carro estava com uma média de 13kWh/100 quando terminou a actualização estava nos 13.5kWh/100km. Durante os 35 minutos que durou a actualização gastou 500W.

Neste momento o Niro já conta com 50000km. Fez em dois meses cerca de 6000km o que dá uma média de 100km por dia.

Faz 50km no dia a dia, mas ao fim de semana temos passeado mais porque com este carro as deslocações ficam muito baratas. O carro ainda não conheceu um carregador público.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Responder

Voltar para “Kia”