Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por EVUber » 03 dez 2023, 12:32

Infelizmente o E -Niro com 2 anos e 230.000km e deixou de carregar em AC e DC e ja nao tem garantia.

Estou aberto a sugestões de oficinas especializadas em VE para reparar.

Para ja considero estas hipoteses mas todas elas estao super-lotadas de EVs a reparar (é assim o mundo VE)

Kia setubal
Evolution
Auto16on

Efeméride

Domingo 26
- evse deteta FAIL: GFI e parou carregamento AC (temperatura elevada)
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega
- segundo o log do openEVSE detetou fuga a terra no sensor diferencial

- carga em CCS de 10kWh tudo normal

https://imgur.com/a/N2J1Q69

Segunda 27
Carregamento AC OK

Terca 28
- nao carrega AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega

Quarta 29
-nao carrega em AC
- deteta cabo ligado mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento e voila, ja carrega

Quinta 30
-evse deteta FAIL : GFI
- reset box, ligar/desligar quadro/ deteta cabo mas nao carrega
- fechei e abri porta de carregamento
- sensor diferencial do quadro principal e parcial vao abaixo, o que significa falta de terra
-nova tentativa apos resets e o quadro principal e parcial novamente abaixo.

- box nivel 2 de backup e tambem nao carrega
- box kia nivel 1 e tambem nao carrega indicando FAULT.
- ida a 2 postos rapidos e nao deteta o cabo.
- teste diagonostico OBD efectuado e indica erro 4WD #1 onboard charger P0D27
- limpo o erro OBD
- ligado novamente ao OPENEVSE agora indica FAIL DIODE CHECK
- o carregador interno do carro tem um DIODE que a EVSE testa, e neste momento nao o deteta.


https://imgur.com/a/h11FdD6

https://imgur.com/a/kr3sqGu

https://imgur.com/a/GsZziko



Sabado 2 dezembro
- carregamento bateria de 12V atraves conversor
- openEVSE continua a detetar FAIL : diode check

Continua….

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2945
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por Nonnus » 03 dez 2023, 18:43

Isso só acontece em casa, ou acontece em todas as tomadas schuko?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por EVUber » 03 dez 2023, 21:16

Nonnus Escreveu:
03 dez 2023, 18:43
Isso só acontece em casa, ou acontece em todas as tomadas schuko?
Instalação dedicada - sim
Tomada schuko - sim
Posto rapido - sim

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por EVUber » 03 dez 2023, 21:23

Encontra-se em muitos foruns problemas semelhantes com recall da kia & hyundai ( exclui e-niro 2021 ou anteriores)

Kia ev6, kia niro EV 2023, ioniq 5

Basta pesquisar KIA ICCU FAULT

https://lemberglaw.com/kia-ev6-iccu-fai ... ems/?amp=1

O pior cenario:
Troca fusivel
Troca ICCU
Troca do inversor, uma vez que o CCS deixou de funcionar.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3470
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por RJSC » 03 dez 2023, 23:18

Se fosse só o díodo do carregador reparava-se.
O facto de o CCS também não funcionar, se o díodo no carregador queimou em curto circuito com a massa também impede o CCS de funcionar porque a comunicação no CCS faz-se pelo mesmo fio do piloto para carregamento AC.
Só no chademo é que a comunicação era completamente separada do AC.
Mas o facto de ter aberto e fechado a porta de carregamento ter feito funcionar de novo parece indicar que existe um defeito nas ligações da tomada de carregamento. Desde que seja só nos pinos de piloto e proximidade também se repara sem risco uma vez que só lá passam correntes muito diminutas
Tem um multímetro para medir a resistência entre o pino do piloto e onda terra e da terra para a chapa do carro?

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por EVUber » 04 dez 2023, 08:48

RJSC Escreveu:
03 dez 2023, 23:18
Se fosse só o díodo do carregador reparava-se.
O facto de o CCS também não funcionar, se o díodo no carregador queimou em curto circuito com a massa também impede o CCS de funcionar porque a comunicação no CCS faz-se pelo mesmo fio do piloto para carregamento AC.
Só no chademo é que a comunicação era completamente separada do AC.
Mas o facto de ter aberto e fechado a porta de carregamento ter feito funcionar de novo parece indicar que existe um defeito nas ligações da tomada de carregamento. Desde que seja só nos pinos de piloto e proximidade também se repara sem risco uma vez que só lá passam correntes muito diminutas
Tem um multímetro para medir a resistência entre o pino do piloto e o da terra e da terra para a chapa do carro?
Tenho um multimetro
O openevse deteta fail: diodoe check

Qual destes é a terra e qual é o piloto

https://imgur.com/a/hFtJ9TE

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3470
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por RJSC » 04 dez 2023, 10:52

É o CP (Control Pilot) e PE (Protective Earth)
Imagem

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por EVUber » 04 dez 2023, 15:14

Deixei o Kia na Evolution de alfragide (a do feijo estava lotada)

Parece-me que só trabalham com EVs

Para ja:
Tambem da erro a carregar na oficina
Bateria de 12V esta nas lonas
O motor que prende o cabo nao aciona
A porta de carregamento nao tranca (ja estava assim a meses)
O Piloto e a terra estao em curto-circuito
O piloto acho que é o PP na imagem.
Foram limpos os erros pela OBD porta obd, mas continua na mesma.

Vao ter de desmontar e averiguar o que se passa.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3470
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por RJSC » 04 dez 2023, 17:27

O piloto é o CP. Se está em curto circuito pode ser só abrir o carregador e substituir um díodo de proteção na entrada.

EVUber
Mensagens: 63
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Avaria Kia e-Niro sistema carregamento AC e DC

Mensagem por EVUber » 04 dez 2023, 18:23

O que esta em curto circuito é o pp

Responder

Voltar para “Kia”