Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3121
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 30 jul 2021, 23:15

Uma viagem com muitas "primeira vez", foi a primeira vez que tentei fazer Lisboa - Monte Gordo sem parar!
Quero dizer, sem parar para carregar!

Carregadinho a 100%, pronto para a viagem.
Como ando sempre sem preocupações de autonomia a minha estimativa de autonomia estava muito baixa.
Imagem

100km/h??
110km/h??
Isso é para carros fraquinhos!!!
Aqui anda-se a 120km/h!!
Bye bye Ioniq, come o meu pó!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Primeira paragem para carregamento!
Já? Do carro? Não de cafeína!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Bye bye PCR!


Mais uma primeira vez: foi a primeira vez que uso meu novo dongle OBD2 Bluetooth.
Foi tambem a primeira vez utilizei que apenas o meu telemovel em vez de usar o meu velhinho "telemovel do carro".
Começou logo por correr "mal" porque só tinha a App bem configurada no "telemovel do carro", no meu telemovel de uso corrente não.
Daí só ter começado a registar dados depois da primeira paragem. Não gostei porque o Torque tem de estar sempre ativo para trabalhar bem.
Fica a lição: utilizar o "telemovel do carro" com o Torque e a enviar dados para a Internet através da partilha de dados do meu telemovel de uso corrente.
Como é meu hábito, com este carro, sempre a 120km/h.
Os bocados mais lentos foi a caminho do Canal Caveira para mais um carregamento.
Desta vez para carregar o bandulho.
Imagem

Depois do carregamento do bandulho, regresso à A2, regresso aos 120km/h.
Nova paragem para carregamento na AS de Loulé, carregamento mas de água!
E descarregamento de outros fluidos!
Imagem

Depois do carregamento, de água!, outra vez a 120km/h pela A22 a fora até Monte Gordo.
Imagem

Chegada a Monte Gordo.
330km, como podem ver pelos gráficos da velocidade, essencialmente a 120km/h, sempre com o AC ligado, 2 adultos, 2 crianças, porta-bagagens cheio.
330km a gastar 18,2kWh/100km dá um gasto de cerca de 60kWh
Imagem

Sobrou 8% de 64kWh, ou seja, cerca de 5kWh.
Gastei cerca de 59kWh o que é próximo do valor calculado com base no consumo indicado pelo carro de 60kWh.
Uma indicação de consumo muito aproximada da real que terá sido cerca de 17,8kWh/100km (o carro calculou 0,4 a mais)
Imagem

O meu carro indica 100% de SOH, face aos valores calculados, penso que não há duvida que tem mesmo os 64kWh disponiveis.

cfvp
Mensagens: 981
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 31 jul 2021, 12:32

Impressionante, sem dúvida. :clap:
Podias ter carregado um pouco a meio, só para ires mais descansado, mas como o objectivo era sem parar para carregar, compreendo e conseguiste mesmo. :D
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 784
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por zeuz » 31 jul 2021, 12:53

cfvp Escreveu:
31 jul 2021, 12:32
Podias ter carregado um pouco a meio, só para ires mais descansado, mas como o objectivo era sem parar para carregar, compreendo e conseguiste mesmo. :D
Mas assim carregou por "tuta e meia" em casa e, muito provavelmente, à borla no destino! ;)

E não pagou taxas à Mobi.e! :twisted:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - )

cfvp
Mensagens: 981
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por cfvp » 31 jul 2021, 16:47

zeuz Escreveu:
31 jul 2021, 12:53
Mas assim carregou por "tuta e meia" em casa e, muito provavelmente, à borla no destino! ;)

E não pagou taxas à Mobi.e! :twisted:
É verdade. :)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2093
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por rnlcarlov » 31 jul 2021, 16:53

zeuz Escreveu:
31 jul 2021, 12:53
Mas assim carregou por "tuta e meia" em casa e, muito provavelmente, à borla no destino! ;)

E não pagou taxas à Mobi.e! :twisted:
Eu no mês passado também fui a Monte Gordo sem taxas de mobie. Como a minha bateria é mais pequena, tive de parar para carregar no Continente de Beja. Idem no regresso. Foi a primeira viagem ao Algarve sem mobie. :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 5492
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por BrunoAlves » 31 jul 2021, 16:59

zeuz Escreveu:
31 jul 2021, 12:53
E não pagou taxas à Mobi.e!
E nem que seja só por isto já valeu a pena :clap: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3121
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 31 jul 2021, 19:23

Enquanto estava em Monte Gordo resolvi pela primeira vez ir ao estrangeiro de carro elétrico.
Imagem

Chegado ao estrangeiro deram-me logo as saudades e fotografei Portugal.
Por cima do tejadilho vê-se Monte Gordo!
E os espanhois que são mais teimosos do que mulas?
Estive imenso tempo à espera que o casal da foto se fosse embora...
Imagem

A melhor coisa do estrangeiro?
A placa a dizer Portugal!
Imagem

Se calhar, melhor do que a placa a dizer Portugal é a ponte para Portugal
A minha visita ao estrangeiro durou, durou, durou... cerca de 30 minutos...
Imagem

A entrada em Portugal vindo do estrangeiro.


De volta a Portugal, a minha primeira vez a carregar no Continente (Vila Real de Santo António)!
Pena não ser PCR!
Imagem

Mas até carregou a uma potência interessante: 7,1kW (31A)
Imagem

Foi só um lanchinho e umas compras rápidas.
54 minutos a 7,1kW dá cerca de 6,39kWh
Fica a cerca de 0,21€ por kWh.
Perdoem-me mas eu para certos assuntos não dou uma prá caixa, o Cartão Continente é um deles.
Aparentemente, deram-me um crédito de 0,74€ para o Cartão, será isso?
Se foi, o carregamento terá ficado por 0,59€.
Assim o preço por kWh terá ficado a 0,09€.
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 5492
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por BrunoAlves » 31 jul 2021, 19:30

Sim, é isso mesmo. Quando fores às compras ao Continente dá próxima vez (tem um prazo de validade) perguntam na caixa se tens cartão continente, dizes que sim e descontas esse valor nas compras
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3121
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 17 ago 2021, 21:22

Pela primeira vez (mais uma primeira vez) planeei a minha viagem a contar com um PCN, ao contrário do que sempre fiz.
O carregamento parou aos 88%!
Não posso dizer que me estragou a viagem nem que fiquei surpreendido por um carregamento em PCN não ter corrido bem.
Podia ter sido pior!
Imagem

Chegada a Alcacer do Sal depois de um excelente almoço, ainda em Altura.
A viagem foi feita com 3 adultos, 2 crianças, porta-bagagens cheio, já tinha ido cheio para baixo mas ainda couberam mais 2 malas. Para quem viajou de Ax não há porta-bagagens pequenos.
Imagem

Gastei 82% da bateria.
Mais abaixo uma imagem com o gráfico da velocidade, foi a maior parte do tempo a 120km/h
Imagem

Surpreendentemente o carregamento começou a 33kW.
Algo de estranho se estava a passar...
Imagem

A Miio indica que a pouca potência, a rondar os 33kW se manteve durante todo o carregamento.
Carreguei muito menos do que era possivel, e do que eu queria.
Imagem

Fiz uma simulação na Miio, isto era o que devia ter pago pelo carregamento, a GALP cobrou 1,29€ a mais porque pode.
Nem me lembrei de tirar foto mas carreguei até 34%
Imagem

Só mais tarde me apercebi das queixas acerca deste posto. Tambem acrescentei o meu comentário.
Imagem

Cheguei a Lisboa, mas ainda não terminei... ainda faltam 121km... vezes 2!
Imagem
Imagem

Pela primeira vez (outra primeira vez) fui experimentar o "hub" de PCRs do Parque das Nações. Gostei de ver a potência a que começou!
Imagem

Então a potência de carregamento em vez de diminuir está a subir?
Imagem
Imagem

O posto tambem diz que está a carregar a 55kW! 55 não, praticamente 56!
Imagem

Esta foi a volta Monte Gordo - Lisboa - Entroncamento.
Grande parte do tempo a 120km/h.
A parte do gráfico que indica 177km/h foi quando parei em casa para deixar a minha mulher e os meus filhos, não sei o que se passou. Não andei a essa velocidade!
Imagem

Já deixei a minha mãe em casa, agora tenho de voltar para casa. Já só faltam 90km!
Estava assim à chegada ao PCR/PCUR da AS de Santarém (N/S)
Imagem
Imagem

Pela primeira vez (mais uma primeira vez) a utilizar um PCUR. Bem interessante esta potência de carregamento!
Imagem

O carro acusa aproximadamente a mesma potência de carregamento
Imagem

A potência desceu um bocadinho até aos 67kW mas depois voltou a subir.
Imagem

Não era minha intenção carregar tanto mas o carro carregou enquanto jantei. Quando terminei de jantar, estava assim!
Carregou 49%.
Imagem
Imagem

Mais uma vez, a 120km/h até casa!
Imagem

Ainda tive esta surpresa!


Em 90km gastei 26% e 94km de autonomia
Imagem

554km feitos com uma média alta, conduzi à máxima velocidade legal, a maior parte do tempo com o carro bem carregado.
Imagem

Esta foi a etapa final de uma viagem de 928km.
No total, gastei 62,2€ fora de casa, em casa, para repor a bateria a 100% teria de carregar cerca de 43,5kWh, 43,5 x 0,16€ = 6,96€.
928km por 69,16€ o que dá 0,075€ por km
O preço médio do gasóleo hoje, 17-8-2021, custa 1,528€ por litro.
69,16€ daria para 45 litros.
Para fazer 928km com 45 litros o carro terá de fazer um consumo de 4,8l/100km, o que é perfeitamente exequível.
O cancro cancerígeno fumarento que tinha antes de ter carros elétricos gastava 9l/100km, quando andava avariado chegava a fazer 6l/100.
Resta chamar a atenção que poderia ter poupado bastante se tivesse carregado mais percentagem no Continente, se tivesse evitado o "hub" do Parque das Nações e se tivesse evitado o PCUR.

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 459
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por FiwiPITO » 19 ago 2021, 11:14

:mrgreen: Se te furar um Pneu já sabes que sou Eu que estou invejoso desta maquina :lol: :lol:

Realmente este carro é outra coisa...Top...

Muitos Parabéns, tens mostrado a toda a gente o que é ter um VE em Portugal.

Cumps,

Fiwi.
Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021

Responder

Voltar para “Kia”