Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

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mjr
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por mjr » 09 jun 2021, 17:57

No Kauai fiz 300 e poucos km a 120km/h e cheguei com 15%. O Niro deve ser semelhante. O consumo acima de 110km/h sobe muito rapidamente.
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Arad79
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Arad79 » 09 jun 2021, 18:12

Mesmo assim, é muito bom ter um VE de 35000€ (com campanhas e financiamento, segundo o vendedor da Hyundai no ENVE) que faz Lx - Porto ou Lx - Algarve em AE com uma carga a 120km/h.

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LuisG
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por LuisG » 09 jun 2021, 18:14

pemifer Escreveu:
09 jun 2021, 15:29
Obviamente que quando refiro que vim a mais de 119km/h quero dizer que vim a 120 pois é a velocidade legal.
Só acrescento que de Alcacer a Lisboa apenas fui ultrapassado por 2 BMW que vinham picados um com o outro.
119 km/h + imposto selo :lol: :lol:
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 09 jun 2021, 18:40

jfr2006 Escreveu:
09 jun 2021, 16:56
pemifer Escreveu:
08 jun 2021, 22:47

A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...
De acordo com o teste deste senhor, a 130 km/h reais, fará os 300km:

É pena em Portugal não haver sitio onde testar, 130 ou mais...
Testar, até haverá quem teste, mas depois não se pode divulgar...

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por FullElectric » 09 jun 2021, 23:16

A 130 faz cerca de 350km, testado já várias vezes no percurso Almada-Aveiro (pela A8).
Com a agravante de na passagem da 25 Abril e troço até A8 se ter que circular entre 60 a 100, o que depois obriga a ter que recuperar a média na A8 para conseguir fazer o percurso em menos de 2,5 horas

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pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 17 jun 2021, 12:59

Viagem Lisboa - Monte Gordo (322km)

Apesar de o carro apresentar estimativas com e sem AC eu conduzo sempre com AC ligado apenas alternando entre AC para todos e AC só para o condutor.

Carregamento a 100% antes da partida.
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Autonomia com AC
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Autonomia sem AC. Antes de acabar de carregar a 100% ainda dei umas voltas no total de 15.5km, 38 minutos
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Antes da partida ainda fiz mais uns quilómetros, à partida tinha 32,4km, 2:16h.
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95% de bateria, 405km de autonomia com AC, 433km sem AC
Queria mesmo partir com 100% mas não deu...
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Em auto-estrada com o CC nos 119km/h
São só 298km até ao destino
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1ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) Cerca de 52 minutos a 120km/h
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2ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) 1 hora a 120km/h
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Ultimos minutos antes da paragem. Cerca de 12 minutos a 120km/h
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Chegada ao PCR de Loulé (O/E)
102 com AC ligado, 105 sem AC
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Apesar de me faltarem apenas 68,1km, não sabia o que me esperava em Monte Gordo, por isso decidi carregar o suficiente para ir e vir, ou seja para fazer 140km. Além de que morria de curiosidade de ver a curva de carregamento.
Estes foram os quilómetros desde o inicio do dia, mas os quilómetros da viagem foram: 283,6 - 32,4 = 251,2.
Os quilómetros desde o carregamento a 100% foram 283,6 - 15,5 = 268,1 (de onde se pode conluir que a 120km/h o carro fará mais de 350km)
Igualmente os tempos têm de ser calculados:
tempo desde o carregamento a 100% 4:37 - 00:38 = 3:59
tempo de viagem: 4:37 - 2:16 = 2:21
velocidade média da viagem: 107km/h
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Pus este contador a zero quando comecei a viagem, o consumo dos quilómetros que fiz em Lisboa antes de vir não influenciaram o consumo da viagem.
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Começou carregar a 44kW
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Durante o carregamento: andou entre os 45 e 46kW
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Estava a pensar carregar 30 minutos mas distrai-me um pouco.
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Como o mostrador do posto está danificado, tive de recorrer à Miio para saber quanto carreguei.
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A App Torque mede a potência que sai da bateria, naturalmente, a que entra é considerada potência negativa.
30 minutos de potência constante, 39 minutos de temperatura de bateria quase constante, só o SOC não foi constante.
Afinal não vi curva nenhuma...
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Lá vamos nós para o resto da viagem, será que 239km de autonomia com AC ligado darão para 140km? Que exagero!
Na verdade fiquei indeciso acerca da melhor altura para parar o carregamento, porque queria obter um bom gráfico, pensei em parar aos 66%, depois decidi parar aos 30 minutos.
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61% de bateria, 239km de autonomia com AC, 249km sem AC
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O resto da viagem foi feito outra vez a 120km até ao final da auto-estrada.
Não fui direto a Monte Gordo, ainda fui ao Pingo Doce buscar algo para comer.
Cerca de 32 minutos a 120km/h
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Final da viagem: pelo que se pode ver pelos gráficos terei feito 2:36 a 120km/h (cerca de 80% do tempo)
Tempo total da viagem sem carregamento: 3:16 (velocidade média 99km/h)
Quilómetros totais: 322
Quilómetros de 100% até carregar: 268
Teria chegado a Monte Gordo se não tivesse carregado?
Sim!
O carro apresentava 102km de autonomia quando parei para carregar e eu gastei 62km de autonomia para fazer os 71km que fiz depois de carregar.
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Nonnus
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Nonnus » 17 jun 2021, 14:52

Obrigado por este DB.

É realmente um carro para a realidade do nosso país e nas mãos de uma pessoa com a tua experiência para ir a qualquer lado sem stress. Os nossos PCR´s de 50kW para estes carros já é curto ("não consegui ver curva nenhuma" :lol: ), porque certamente terias conseguido mais em 30m de carregamento.
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 17 jun 2021, 15:43

Viagem Monte Gordo - Lisboa (313km)

Apanhado a carregar pelo amigo Rafael! A foto é dele!
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Quando fui buscar o carro de manhã, um Volvo PHEV a carregar com o cabo bem enrroladinho (como NÃO deve ser!)!
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O carregamento a 100% terminaria a meio da noite. Por isso só carreguei a 90%, para evitar que a bateria estivesse 6 ou 7 horas a 100%.
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A foto da praxe! "Eu estive em Monte Gordo!"
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Eh lá! Então despareceram 9km de autonomia? Aparentemente o carro recalculou a autonomia com base no consumo da manhã... Não faz mal, 355km dão perfeitamente para os 322km até casa!
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É que a percentagem de carga era exatamente a mesma!
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Lá fui eu a 120km/h rumo a casa! (roxo - velocidade; azul - SOC; vermelho - potência; amarelo/laranja - temperatura da bateria)
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13km depois do arranque, gastei 17km de autonomia, no inicio da viagem não é preocupante, faltavam 309km, tinha 338 de autonomia.
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Entretanto comecei a ter alguma dificuldade em manter os 120km/h... Parece que este carro elétrico, afinal, tem um problema em comum com os fumarentos, e os restantes carros elétricos: trânsito em excesso! Estava a aproximar-me da AS de Almodovar, resolvi parar para xixi e para conhecer o PCUR.
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Estreei-me logo com uma transgressão e com um e-Niro a carregar...


Sou mesmo egoista! A ocupar um lugar de carregamento sem estar a carregar!
Afinal não... há 6 lugares de carregamento mas apenas 2 carregadores.
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A impossibilidade de fazer uma viagem com velocidade regular continuou...
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Depois de muito minutos a andar muito devagar, por volta das 18:15 saí para Grandola.
Na Nacional o transito era praticamente o mesmo, por isso segui para Troia.
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Foi sempre a andar até Troia, mas os barcos têm horários e tambem havia fila para o barco.
Cheguei às 19:00, só às 19:37 fiquei em fila de espera para embarque.
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Pelo menos a paisagem é mais bonita do que a da A2!
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"Olha 2! Olha 2!"
"2? Aonde? 2 golfinhos?"
"Não, 2 elétricos!"
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Entrada no barco e registo da viagem!
O Ferry de Tróia dá uns estonteantes 20km/h!
A parte final do registo já foi fora do barco a caminho do Alegro de Setubal para jantar!
Já que ía estar parado a jantar, aproveitei para carregar!
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313km de viagem.
Os ultimos 40 quilómetros feitos bem depressinha daí o consumo ligeiramente mais alto em relação à viagem no sentido contrário.
Não tirei foto mas teria uns 105km de autonomia quando sai do Alegro, gastei à volta de 70!
A velocidade não perdoa!
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Saida às 15:11, chegada às 22:02, 6:51 de viagem!
Inclui: cerca de 25 minutos de paragem no PCUR (e nem foi para carregar!),
cerca de 30 minutos a 30km/h,
cerca de 45 minutos a menos de 5km/h,
cerca de 1 hora e 37 minutos desde que cheguei ao cais do Ferry até que saí do outro lado,
cerca de 1 hora para jantar.
Tempo parado ou quase: cerca de 4 horas e 17 minutos
Tempo util da viagem: cerca de 1 hora e 58 minutos
Não me arrependi de ter vindo por Tróia, só me arrependi de não ter saido mais cedo da A2!
Tirando a seca de estar parado ou quase na A2, o resto da viagem até foi agradável incluindo a espera do Ferry.
A unica frustração: voltei a não conseguir fazer a distância entre Lisboa e Monte Gordo sem carregar!

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por ruramos » 17 jun 2021, 15:54

Porque raio parado na A2? algum acidente?
da proxima já fazes direto :lol:

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pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer » 17 jun 2021, 16:37

ruramos Escreveu:
17 jun 2021, 15:54
Porque raio parado na A2? algum acidente?
da proxima já fazes direto :lol:
Só mesmo trânsito... houve muita gente que aproveitou o fim de semana para desconfinar...
À exatamente 2 anos atrás tive o mesmo problema, que solucionei da mesma forma, mas dessa vez tinha aterrado uma avioneta na auto-estrada...
desta vez não sei qual foi o motivo...

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