Página 5 de 17

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 23 dez 2014, 17:49
por t3lmo
Quando digo que se perde potência com a distância, é porque esta se relaciona com a quebra de tensão de 20V em carga (V x I).
A instalação é recente (10 anos) e bem condicionada, e nessa não posso/devo mexer.
O cabo vem pelas cesteiras superiores que se vêm na foto, desde lá do fundo (quadro principal trifásico) até ao 'parqueamento dos elétricos' (a 100m).

Imagem

Para já... estou safo. Mas gostava de poder usar os 16A na totalidade. Talvez possa reduzir para 3h:30 a carga total.

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 23 dez 2014, 18:04
por mjr
Para 16A, não vejo problemas. As calhas parecem ser bem ventiladas. Mesmo 20A ainda pode ser seguro, mas carecia de uma análise mais aprofundada. Parece pouco, mas de 16A para 20A as perdas nos fios aumentam 56%!

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 23 dez 2014, 18:44
por t3lmo
rdias Escreveu:Para mim é um grande risco... 2,5 mm é para iluminação... Nunca para tomadas de 16 A ... Muito menos de 32 A.... Mas cada um sabe de si ...
Todo o condomínio tem 2,5mm para as tomadas de 16A, e são às dezenas.
Alias, foi o que me ensinaram nas cadeiras dessa materia (à mais de 15 anos) quando se usa cabo single-core não armado com proteção termoplástica de 70ºC.
Sendo que os valores típicos de diametro em cobre seriam: 10A (1,2mm), 12A (1,4mm), 18A (1,7mm), 25A (2,3mm) e 32A (2,7mm), embora aqui teria que jogar com a distância extra.

Quanto às perdas não me vou preocupar pois o meu contador (felizmente) não as terá em conta :)
É um desperdício sem dúvida, mas também já fazemos o nosso papel ecológico com os 100 painéis de micro-produção (18,4kW, 22000Wp) uns andares acima.

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 23 dez 2014, 20:32
por t3lmo
MRider Escreveu:Já verificaste no próprio quadro principal qual a voltagem quando estas a carga ?
Sim, http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =30#p35734

Entretanto já descobri o menu (escondido) de serviço :)

Imagem

E já posso fazer alguns ajustes que estavam em falta...

Imagem

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 23 dez 2014, 22:22
por VETL
t3lmo Escreveu:...Entretanto já descobri o menu (escondido) de serviço :)
Arranjaste um brinquedo ;)
Onde é que eu já vi este filme... :lol: :lol:

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 23 dez 2014, 22:28
por t3lmo
VETL Escreveu:Onde é que eu já vi este filme... :lol: :lol:
Sabia que no Leaf também existia um semelhante. Foi só questionar aos experts PHEV :)

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 24 dez 2014, 01:42
por Apr
parabéns t3lmo, o carro tem muito bom aspeto, esse hibrido é muito interessante para quem consegue fazer o dia-a-dia sempre em modo eletrico. E ainda ganha os primeiros kms em modo eletrico nas viagens maiores onde os outros BEV ficam na garagem.

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 24 dez 2014, 09:14
por MLF
t3lmo Escreveu:
MRider Escreveu:Já verificaste no próprio quadro principal qual a voltagem quando estas a carga ?
Sim, http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =30#p35734

Entretanto já descobri o menu (escondido) de serviço :)

Imagem

E já posso fazer alguns ajustes que estavam em falta...

Imagem
Como chegou a este menu ?

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 24 dez 2014, 18:52
por t3lmo
MLF Escreveu:Como chegou a este menu ?
Pressionar os botões de Settings + Map ao mesmo tempo.
Apr Escreveu:parabéns t3lmo, o carro tem muito bom aspeto, esse hibrido é muito interessante para quem consegue fazer o dia-a-dia sempre em modo eletrico. E ainda ganha os primeiros kms em modo eletrico nas viagens maiores onde os outros BEV ficam na garagem.
Desde que o comprei ainda só andei em elétrico :D ... e já lá vão quase 600kms assim.

Hoje, no Parque do Alvito, enquanto uns descarregavam (as energias)... um outro carregava ;)

Imagem

Depois cruzei-me com este C-Zero no Dolce Vita Tejo:

Imagem

Re: + Outlander PHEV Sintra

Enviado: 25 dez 2014, 12:38
por MLF
t3lmo Escreveu:
MLF Escreveu:Como chegou a este menu ?
Pressionar os botões de Settings + Map ao mesmo tempo.
Obrigado
Apr Escreveu:parabéns t3lmo, o carro tem muito bom aspeto, esse hibrido é muito interessante para quem consegue fazer o dia-a-dia sempre em modo eletrico. E ainda ganha os primeiros kms em modo eletrico nas viagens maiores onde os outros BEV ficam na garagem.
Desde que o comprei ainda só andei em elétrico :D ... e já lá vão quase 600kms assim.

Hoje, no Parque do Alvito, enquanto uns descarregavam (as energias)... um outro carregava ;)

Imagem

Depois cruzei-me com este C-Zero no Dolce Vita Tejo:

Imagem