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Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 25 set 2020, 22:31
por BrunoAlves
Dinheiro público bem aplicado e de forma equilibrada :mrgreen:

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 26 set 2020, 10:15
por t3lmo
Não existe dinheiro público a ser aplicado nestes projetos.
O investimento é realizado 100% pelos operadores que ganharam o concurso.

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 26 set 2020, 18:32
por Mikel
t3lmo Escreveu:
26 set 2020, 10:15
Não existe dinheiro público a ser aplicado nestes projetos.
O investimento é realizado 100% pelos operadores que ganharam o concurso.
Espero bem que sim.

De qualquer maneira embora se perceba que haja muito mais carros eléctricos nas grandes cidades, não percebo para que servem tantos carregadores rápidos nessas mesmas cidades. É preciso sim nas ligações entre cidades, não no meio delas. Pelo menos é o que me faz sentido a mim.

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 26 set 2020, 18:53
por jart
Mikel Escreveu:
26 set 2020, 18:32
t3lmo Escreveu:
26 set 2020, 10:15
Não existe dinheiro público a ser aplicado nestes projetos.
O investimento é realizado 100% pelos operadores que ganharam o concurso.
Espero bem que sim.

De qualquer maneira embora se perceba que haja muito mais carros eléctricos nas grandes cidades, não percebo para que servem tantos carregadores rápidos nessas mesmas cidades. É preciso sim nas ligações entre cidades, não no meio delas. Pelo menos é o que me faz sentido a mim.

:clap:

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 26 set 2020, 19:48
por mjr
Uma análise simples aos consumos dos PCRs mostra que onde há mais consumo é de longe nas cidades. Por isso é que os OPCs estão a investir na instalação nas cidades.

E a razão é simples: TVDE e táxis elétricos, pessoas sem possiblidade de carregar em casa.

Claro que para os outros que carregam em casa faz muito mais sentido fora das cidades, mas a utilização que dariam a esses postos é muito menor que a que os outros dão nas cidades.

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 26 set 2020, 20:32
por t3lmo
É simples, contem as áreas de serviço de combustível em zonas urbanas e fora delas. Com a rede de carregamento rápido será semelhante muito em breve.
E como demora ainda 4x mais tempo a abastecer, o nº de zonas será muito maior para haver mais disponibilidade a mais utilizadores.

Conheço que pode (e devia) carregar em casa, mas prefere ir 2x por semana ao PCR ao próximo.

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 27 set 2020, 12:37
por RJSC
t3lmo Escreveu:
26 set 2020, 20:32
Conheço que pode (e devia) carregar em casa, mas prefere ir 2x por semana ao PCR ao próximo.
:shock: Se fosse no tempo das borlas ainda conseguia compreender vagamente. Hoje mais caro que em casa e ainda com o inconveniente de ter que fazer um desvio para o posto de carregamento?
Nem no tempo das borlas eu ia fazer um desvio de 20km para o centro da cidade para carregar.

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 27 set 2020, 14:28
por t3lmo
É muito simples: veículos de frota, que são mais de 60% dos veículos na estrada.
No PCR tem um cartão de frota ME ou uma fatura para a empresa restituir o valor.
Em casa é um processo ainda muito moroso de fazer essa contabilização com a wallbox para esse efeito (lá chegaremos pois já existem soluções).
Muitos preferem fazer a vida que sempre fizeram, mas agora trocam a mangueira pelo PCR, e em breve pelos PCUR.

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 28 set 2020, 11:33
por rimsilva
Não é preciso ser iluminado para se perceber que um privado vai instalar postos de carregamento num local onde exista procura (cidades, com TVDE's e por aí fora) de forma a gerar rendimento.

Agora, também não deveria ser dificil perceber que se o Estado/autarquias locais quer efectivamente que a mobilidade eléctrica cresça e que seja uma realidade nacional e não local, em vez de lançar concursos publicos para os privados instalarem postos e ainda receber taxas pelo local de instalação, deveria lançar concursos publicos onde pagasse os equipamentos, os serviço de manutenção, ficando o OPC a explorar a utilização do posto sem qualquer encargo, durante x anos (por exemplo).

Assim é que as pessoas iriam encarar ir de férias ou para o interior de VE, em vez de o deixar em casa e ir de fumarento, porque é isso que acontece hoje em dia em muitos casos.

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Enviado: 28 set 2020, 12:11
por mafgod
rimsilva Escreveu:
28 set 2020, 11:33
Assim é que as pessoas iriam encarar ir de férias ou para o interior de VE, em vez de o deixar em casa e ir de fumarento, porque é isso que acontece hoje em dia em muitos casos.
Morando no concelho de Mafra, tendo apenas VEs, uso o Leaf40 nas minhas férias, e não foi por ser um Leaf sem gestão térmica de temperatura nem pela rede Mobi.e cmo está, que fez com que não tenha ido a Monte Gordo, ou ao Gerês ou a Trás-os-montes, com uma única paragem necessária por troço.

Penso que é mais uma questão de mentalidade, o petrolhead tem na cabeça que com o ICE podem ir a todo o lado, autonomias na ordem dos 1.000km com o depósito cheio, circular bem acima de 150km/h nas AEs porque senão adormece, mas quando vê um carro estacionado até quase que para, não vá a policia estar à caça da multa e que até consegue abastecer só num minuto (quem tenha um ICE veja o tempo que leva desde que chega ao posto até que sai, e não entro aqui o tempo perdido no trajeto até à bomba, já estou a admitir que a bomba fica de caminho)!

Quem já não tem essa mentalidade, "planeia" os seus passeios de modo a que, quando o carro estiver a carregar se esteja a tomar uma refeição, e para isso, sim, temos de contar com a incerteza da MOBI.e mas, felizmente, ainda não fui prejudicado.

Podem ver no meu DB essas viagens os meus relatos.