Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 11 ago 2022, 12:22

E mais uma voltinha 🙂

Maia <-> Barragem da Queimadela:

Leaf carregou a 100% durante a noite, indicava estimativa de autonomia de 186km.
Como caminho vai ser feito maioritariamente em AE, este valor é para esquecer. Nestas condições, o mais real serão uns 150km!

GPS indica 72km como distância para a ida!
Números redondos, 75 para cada lado... 150km.... AEs, algum declive... Não escapo a um carregamento na volta 🤔
Como seria mais que certo uma paragem de carregamento na volta... AEs foram a 100/110 kmh e alguns km a 120, AC ligado, quer na ida quer na volta 😛

Chega à Queimadela a indicar autonomia para 62km com 73km feitos. Não me parece mau de todo, para as condições de condução 👍

Volta. Lá vem a voz do GPS a informar que a autonomia não deve ser suficiente para chegar a casa! E sugere paragem no Intermarché de Guimarães para carregar.
Aceitei, mas já na estrada, lembrei que havia um Intermarché mesmo a entrada/saída da AE de Fafe. Talvez lá haja um ponto de carregamento 🤔 e poupo um desvio da AE em Guimarães!
E lá estava mesmo um PCR.
40% a 82%. Terão sido algo em torno dos 10 min e volta ao caminho.

Chega a casa com bateria a 41%

Contas feitas, precisou de um pouco mais de 100% de bateria para a ida e volta!
Com jeito e pé Levezinho, até seria possível ida e volta sem carregamento intermédio 🤔
Talvez numa próxima vez 🙂
Nissan Leaf 30 Kw

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 08 set 2022, 08:45

Desta vez, nenhuma viagem mais longa, mas é o relato de algo que é inevitável!

Dia 6/09/2022 a 12ª barra foi dormir e já não acordou no dia seguinte!! :evil:

Dia 7 ia ser dia de kms consideráveis, pelo que deixei o leaf carregar até 100% na noite anterior.
Não é que tenha mudado alguma coisa importante de um dia para o outro, mas a perda da 12ª barra é sempre algo psicologicamente aborrecido ;)

RIP 12ª barra :roll:
- Nascida não sei bem onde em 2017
- Viveu cerca de 4 anos na Alemanha
- Obteve "passaporte" portugues em final de Março de 2022
- Viveu quase 31.000Km
- Morreu na noite de 06 para 07 de Setembro de 2022

07/09/2022 pela manhã:
Imagem

Já há muito tempo que não ligava o LeafSpy, mas tirei uns minutos para isso.
Curiosamente o LeafSpy acha que a bateria ainda podia levar mais 5%!!! :think:
Imagem

Entretanto o dia lá passou como previsto... para aqui, para alí, para acolá...
O dia da morte da 12ª barra acabou por ser uns dos mais eficientes na condução do Leaf.
Praticamente tudo em cidade, o trânsito não permite grandes acelerações e velocidades. Apenas uns 10 a 15Km de AE e uns 30 em nacional, onde
raramente era possível passar os 80Kmh.

Terminou o dia assim:
Segundo as contas do Leaf, aquela carga teria dado para 198Km :D
Imagem

Acabei por falhar a leitura com o LeafSpy no final do dia :evil:
Tenho que fazer uma leitura com a bateria lá em baixo... aquela diferênça de 5% no SOC, deixou-me intrigado!
Percebo pouco do LeafSpy e às tantas é normal! Será? Só ontem reparei nela :think:
Nissan Leaf 30 Kw

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por rjspedition » 08 set 2022, 17:28

É. ;)

A 100% nunca aparece a 100 no Leafspy, depois inverte por volta dos 50% onde aparece mais percentagem no Spy do que no carro. :)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”