Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 02 mai 2022, 10:35

Bom dia a todos.

Talvez seja um pouco mais do mesmo, pois já é um modelo muito bem conhecido nos VE, mas tem-me surpreendido pela positiva.

Não será um "log" muito frequente, pois no dia a dia é sempre mais do mesmo. +/- 50Km diários e cargas de 3 em 3 ou 4 em 4 dias!
Havendo um ou outro dia com cerca de 100Km num dia. Nada de interessante!

Colocarei aqui apenas as viagens mais longas que testam o limite da autonomia e necessidade de um carregamento rápido durante a viagem!
Se for necessário mais que um carregamento rápido, em principio a viagem será feita pelo diesel da casa!

- Nissan Leaf acenta 30Kwh
- 1ª matricula em 12/2017 (alemanha)
- Aquisicão e matricula portuguesa no final do 03/2022 (24.000Km)
- Atualmente (02/05/2022) com 25.600Km

Passada sexta-feira (29/04), numa daquelas decisões em cima da hora para arejar com mulher e filha no fim de semana...
Sábado de manhã uma ida a Coimbra e regresso ao final do dia.

Sábado (30/04)
Maia --> Coimbra (Gps indica 140Km)

- Sair com carga a 100%
- Só para tornar a coisa mais interessante... vamos por AE o caminho praticamente todo!
- Inserir o destino... almoço no forum Coimbra.
Lá vem aquela voz autoritária do GPS a indicar que é possível que a energia da bateria não chegue para a viagem toda, seguida da apção de alterar o caminho para incluir carregamento!
Digo que não é necessário...
Bora lá numa de aventureiro! Se vir que a coisa começa a ficar preta... o almoço passa a leitão na Mealhada em vez de outra coisa qualquer em Coimbra :lol:

Viagem tranquila a 100/110Kmh. Mas sempre de olho na capacidade da bateria, estimativa de autonomia restante e na distância até ao destino!
Quando a mensagem de bateria fraca surgiu, já só faltavam cerca de 15Km para o destino :)
Chegou ao posto de carregamento do Forum Coimbra com a bateria a 15%!
Lugares com PCNs alí há muitos e livres, mas carregar o Leaf sai caro naqueles postos! Além disso o tempo seria demasiado longo!
Dos dois PCRs (50Kw e outro de 25Kw), ficou vago rapidamente o de 50Kw!

Tempo estimado para os 80% era sensivelmente 20 e poucos minutos! Tempo suficiente para subir, escolher o almoço com a familia e descer para
estacionar o carro noutro local!
Devo ter-me descuidado um pouco mais que o previsto, pois quando chego, ja estava a passar os 90%, mas felizmente, não estava ninguem a
espera para carregar naquele posto ;)
Estaciono o carro num lugar vago ali ao lado dos PCRs e subo para o almoço, que entretanto tinha chegado a mesa!

Umas voltas pela zona ribeirinha da cidade, que inclui a "macacada" típica do "portugal dos pequeninos" :lol: e regresso já bem no final da tarde!

Regresso
Coimbra --> Maia (outros 140Km)

ORa bem.... se até Coimbra já chegou nos ultimos eletrões da bateria que tinha sido carregada a 100%, com 90% no "depósito" não chega a casa!
A bateria não vai arrefecer entre a carga do almoço e o carregamento rápido seguinte :roll:
Calculei uma paragem na estação de serviço de Antuã para carregar uns 20%! Não deve ser muito longo o tempo de espera com a limitação imposta pelo leaf devido a temperatura das baterias!
Acabei por carregar pouco mais de 6Kwh em cerca de 7 min. Não foi uma espera longa. E os Km adicionados à estimativa chegam para chegar ao destino com alguma margem!
Entrou na garagem de casa com 11% de bateria!
Devia ter carregado um pouco mais em Antuã !?. 30% em vez de apenas 20%... talvez! 8-)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Contas finais:
- 291Km percorridos e praticamente tudo em AE 100/110 Kmh!
- Climatização ligada praticamente toda a viagem!
- Carregamento em casa dos 11 aos 100%, custa-me algo a tocar os 5.60 EUR (28Kwh).
- PCR do Forum Coimbra: 12.04 EUR
- PCR de Antuã: 3.01 EUR

Total: 20.65 EUR
Se fosse no diesel (5.3l/100Km) @ 2.06 EUR/litro, seriam 15.42l e um total de 31.77 EUR
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma curiosidade!
Eu achei estranho, talvez por andar de VE há cerca de 1 mes apenas!
Na estação de serviço de Antuã, existem dois grupos de carregadores PCR, ambos operados pela EDP, mas o preço final é diferente!
Parecem ser todos de 50Kw!
Isto é assim tão frequente?
Nissan Leaf 30 Kw

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por pemifer » 03 mai 2022, 17:23

Cesar76 Escreveu:
02 mai 2022, 10:35
+/- 50Km diários e cargas de 3 em 3 ou 4 em 4 dias!
A melhor maneira de tratar a bateria é carregar todos os dias.
Coincidência ou não, com o meu primeiro Leaf a degradação diminuiu significativamente a partir da altura que comecei a carregar todo os dias.
Coincidência ou não, com o meu segundo Leaf a degradação diminuiu a partir da altura que o carro chegou às minhas mãos.
Se tem dificuldade em programar o carro para parar de carregar aos 80% use esta App para Android.
https://drive.google.com/file/d/1AYQuyZ ... sp=sharing
Cesar76 Escreveu:
02 mai 2022, 10:35
Na estação de serviço de Antuã, existem dois grupos de carregadores PCR, ambos operados pela EDP, mas o preço final é diferente!
Sim, existe um PCR e um PCUR, daí o preço ser diferente.
PCR tem como potência máxima 50kW, o PCUR, não tenho a certeza se não é mais, terá como potência máxima 150kW.

Na A1 já existiam PCRs em todas as AS (exceto Mealhada N/S), agora estão a instalar PCURs, até Mealhada N/S já tem PCUR.

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 04 mai 2022, 14:16

pemifer Escreveu:
03 mai 2022, 17:23
A melhor maneira de tratar a bateria é carregar todos os dias.
Vou passar a ter isso em atenção :)
Cesar76 Escreveu:
02 mai 2022, 10:35
Na estação de serviço de Antuã, existem dois grupos de carregadores PCR, ambos operados pela EDP, mas o preço final é diferente!
pemifer Escreveu:
03 mai 2022, 17:23
Sim, existe um PCR e um PCUR, daí o preço ser diferente.
PCR tem como potência máxima 50kW, o PCUR, não tenho a certeza se não é mais, terá como potência máxima 150kW.
Segundo a aplicação da Mio, há 2 de 50Kw e um de 60Kw.
O de 50Kw que fica junto as bombas de combustivel, ficava mais barato que o de 50Kw que fica já no parque de estacionamento!
Será um erro de identificação das características do posto na aplicação Miio ? :roll:
Nissan Leaf 30 Kw

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por zeuz » 04 mai 2022, 15:39

Cesar76 Escreveu:
04 mai 2022, 14:16
Será um erro de identificação das características do posto na aplicação Miio ? :roll:
A app Miio limita-se a mostrar a informação que está registada na Mobi.e ... se houver erro, será no registo na Mobi.e ... dentro da normalidade, portanto... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 19 mai 2022, 10:38

Bom dia.

Como já passou mais de um mês após a aquisição, jé me é possível obter umas contas mais exatas quanto à redução de custos lá de casa!

Situação anterior (um diesel e um gasolina):
Km efetuados por mês pelos dois (média): 1800
Aos valores atuais isto representa cerca de 215 EUR/mês (150 Gasóleo + 65 Gasolina) :shock:

Situação atual (um diesel e um elétrico):
Km efetuados pelos dois: 1800
Aos valores atuais isto representa cerca de 80 EUR/mês: (45 Gasóleo + 35 eletricidade) :D

Redução em deslocações de: 135 EUR/mês :dance:
Não estou ainda a considerar o tarifário bi-horário, o que irá aumentar um pouco mais a poupança mensal.

Isto daria uma poupança estimada de 1.620 EUR/por ano, só em "combustível"! Sem considerar a tarifa bi-horária, custos de manutenção inferiores e IUC a 0€!
Mas ao longo de um ano, muita coisa varia, nomeadamente o uso de climatização! Pelo que valores mais exatos, só daqui a um ano!

Nota importante:
Com o elétrico, o somatório dos Kms efetuados aumentou um bom bocado, pois o custo por 100Km do elétrico é muito inferior ao diesel.
Há deslocações em que se pensava melhor se seriam feitas ou não e agora nem se pensa, bota para a estrada :lol:
Isto deve acontecer a todos os novos condutores de VE :D
Mas nas contas anteriores e, para ser mais justo, considerei exatamente as mesma distância percorrida mensalmente!
Nissan Leaf 30 Kw

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 23 mai 2022, 10:29

Primeira viagem para locais onde pontos de carregamento são escassos!

Há já algum tempo que andava para fazer esta viagem, mas fui adiando!
Ao longo destes quase 2 meses de adaptação ao carro e começar a conhecer um pouco mais até onde o posso levar, deu-me mais alguma
confiança para sair da zona de conforto dos centros urbanos!
Ainda assim, para jogar pelo seguro, identifiquei o ultimo PCR, antes de entrar em zona de deserto em PCRs :think:
Em principio este último posto, não seria necessário, mas não custa nada saber onde está ;)


Maia - Gerês! Ida e volta no mesmo dia.

Chegar para almoço, umas voltas na serra e regresso no final da tarde.

Na zona do gerês identifiquei 3 PCNs e tentei acompanhar a sua utilização durante algum tempo!
Todos os PCNs ficam próximos de restaurantes, pelo que o carro poderia ficar a carregar, enquanto os donos almoçam :D

2 deles (Pousada da caniçada e outro junto às duas pontes da albufeira), segundo a aplicação miio iam sendo utilizados com alguma regularidade, passando quando muito apenas alguns dias entre utilizações, o que parece indicar que não tem havido problemas!

No terceiro PCN (Cabril), um pouco mais afastado, a historia era bem diferente!
Uma das tomadas havia sido utilizada há 3 meses e a segunda algumas semanas antes! E por acaso este PCN até seria o mais interessante para
mim pois estava instalado numa zona do parque natural onde nunca tinha ido :think:

Plano A:
Maia - Cabril
Se este posto não estiver a funcionar, qualquer dos outros dois fica a cerca de 20Km, não deve ser crítico.

Plano B:
Maia - Cabril - "Pontes"
Se este não funcionar, ainda há o da pousada da caniçada!

Plano C:
Maia - Cabril - "pontes" - Pousada da Caniçada!
Se este não funcionar fico a pé :whistle:

Saída com a bateria a 100%, a estimativa da autonomia indicava 196Km! Nunca os fez com carga a 100%, logo numa viagem destas não os faria com toda a certeza!
Esquecer esta estimativa, até porque há uns Km razoáveis pela A3 e a serra é acidentada, com inclinações consideráveis!
Estimei uns 150 Km, valor que obtive na ultima viagem longa em AE, o que dava uma margem de 50Km para mudar do plano A para B ou C!
Assim, arrisquei por não parar em braga para um carregamento rápido de alguns minutos.

Após várias paragens pelo caminho, para algumas vistas e fotos de família, chega-se à povoação de Cabril.
O Leaf estima autonomia para 65Km, o que me deixa perfeitamente descançado, pois para aqui chegar, a climatização esteve em funcionamento
grande parte da viagem e houve uma zona com inclinação de 14% :shock: , onde o modo ECO teve que ser desligado de forma a conseguir vencer tal inclinação!!!!!
Passei uma vez pelo PCN e não o ví... volta para trás e lá o encontro!
Parece estar em funcionamento, não funciona pela aplicação Miio, mas vai lá com o cartão.

Agora é a vez dos donos carregarem as "baterias".
5 min a pé até ao restaurante para a posta de vitela à montalegre, o que significa um almoço demorado ;)
O restaurante ponte nova de cabril, fica praticamente dentro de uma pequena albufeira de águas limpidas, onde se conseguem ver perfeitamente
os peixes a nadar, rãs a coachar na outra margem e um par de gansos a passear nas rochas na margem de cá.
Um restaurante simples, em local calmo e com mesas na zona exterior para apreciar a zona envolvente!

Pouco mais de 2h depois, de volta ao carro.
Estava agora com a bateria a 94% e a estimar 165Km de autonomia e um custo de 8.73 EUR (Não sei se será o valor final, pois havia problemas de comunicação entre a aplicação e o posto).

Mais umas subidas, mais umas praias fluviais, mais uns miradouros, mais uns rios de montanha, paragem num belo parque da lazer para o lanche, mais umas vistas e regresso a casa.

Mais uma vez dispensei o PCR de Braga e chegamos a casa a hora de jantar com 27% de bateria e com autonomia estimada de 49Km.

Total: 231Km
"combustível": cerca de 4,50 EUR em casa + 8.73 no PCN de Cabril, dando um total de 13.23 EUR

Aquele PCR à saída de Braga pode dar jeito para umas voltas mais longas na serra.
Contando com ele, os 230Km conseguidos nesta viagem, penso que facilmente poderão chegar perto dos 300! Mas neste caso, já é muita energia carregada fora de casa, trazendo o custo da viagem para valores muito próximos do diesel!

Mas isto na serra com um VE, é um sossego total!
O unico ruido é mesmo o pneu a rolar e aquele fraco "assobio" do motor elétrico a acelerar ou desacelerar :)

Algumas imagens:
É sempre difícil escolher uma meia dúzia de imagens de um dos meus locais preferidos!

PCN de Cabril:
Imagem

PCD (Posto de carregamento dos donos) :)
Imagem

PCD (Posto de carregamento dos donos) :)
Imagem

Acesso à praia da Barca:
Imagem

Junto à praia da barca, no areal estavam banhistas, pelo que não tirei fotos do areal.
Imagem

Agora ficas aqui, que nós vamos ali lanchar:
Imagem

Penso que não poderia ser melhor local do lanche.
Área de lazer - Poço das traves:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por Cesar76 em 23 mai 2022, 12:00, editado 5 vezes no total.
Nissan Leaf 30 Kw

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2022, 10:41

Só faltaram umas fotos dessa zona fantástica. Para mim o Gerês é a zona mais bonita do país :D

Nesta altura podias ter reduzido de alguma forma esse custo do carregamento usando outro CEME, mas à parte disso foi uma viagem sem qualquer stress, como se quer ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 23 mai 2022, 11:18

BrunoAlves Escreveu:
23 mai 2022, 10:41
Só faltaram umas fotos dessa zona fantástica. Para mim o Gerês é a zona mais bonita do país :D

Nesta altura podias ter reduzido de alguma forma esse custo do carregamento usando outro CEME, mas à parte disso foi uma viagem sem qualquer stress, como se quer ;)
Adicionei agora como anexos.
Mas ao alterar a ordem das imagens, ficaram imagens repetidas! O editar mensagem, só aparece um dos anexos!
Como poderei eliminar os anexos repetidos?

Ou eliminar todos os anexos e posteriormente alojo-as noutro site e edito a mensagem original com
as imagens no novo alojamento e em maior quantidade :)
Nissan Leaf 30 Kw

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2022, 11:24

Pois, o editar posts com os anexos não funciona nada bem :(
Sugeria-te remover os anexos todos e carregá-los para um serviço online tipo postimages ou assim, e depois adicioná-los ao post (normalmente nesses serviços tem directamente o texto/código a usar para fóruns)

À parte disso, belíssimas fotos. Desse lado de facto conheço muito pouco, normalmente vamos para o lado da Vila do Gerês. Tenho de arrancar a mulher da praia para ir mais para aí.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Cesar76
Mensagens: 28
Registado: 08 abr 2022, 09:50
Data de fabrico: 15 dez 2017
Capacidade bateria: 69 Ah
Localização: Maia

Re: Leaf Acenta 30Kwh - Cesar76

Mensagem por Cesar76 » 23 mai 2022, 12:11

BrunoAlves Escreveu:
23 mai 2022, 11:24
Pois, o editar posts com os anexos não funciona nada bem :(
Sugeria-te remover os anexos todos e carregá-los para um serviço online tipo postimages ou assim, e depois adicioná-los ao post (normalmente nesses serviços tem directamente o texto/código a usar para fóruns)
Editado o "post".
BrunoAlves Escreveu:
23 mai 2022, 11:24
À parte disso, belíssimas fotos. Desse lado de facto conheço muito pouco, normalmente vamos para o lado da Vila do Gerês. Tenho de arrancar a mulher da praia para ir mais para aí.

Tal como eu, conheço muito melhor a zona envolvente da vila do gerês... desde a barragem de vilarinho das furnas, fronteira de portela do homem até um pouco mais para cá da cascata do arado e poço azul!
Cabril e arredores nunca tinha ido.
Embora ja fique na fronteira do parque natural, tem zonas magníficas, tal como o "interior" do parque :)

Tem várias praias naquelas albufeiras, mas no verão costumam ser muito concorridas!
Prefiro o gerês na primavera e outono. Menos calor, menos gente.
Se for para dar umas caminhadas mais longas pela serra, meio da primavera para a frente. Caso seja necessário atravessar algum ribeiro de montanha, nessa altura o caudal desses ribeiros já começa a ser menor.
Nissan Leaf 30 Kw

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”