Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 01 ago 2021, 16:30

Olá!

Apesar de me interessar pelo conceito da ME, o facto de não ter possibilidade de ter ponto de carregamento fixo em casa nunca me permitiu olhar com verdadeiro interesse e atenção para os veículos eléctricos.

Resolvida essa situação e com necessidade de uma segunda viatura, a questão ficou decidida no instante em que peguei no Excel e arrumada após umas semanas a pesquisar e a varrer páginas de classificados, quer nacionais que em França / Holanda.

O que era uma pesquisa por um iOn, depressa passou a Leaf 24, e depressa passou a Leaf de 30, e por aqui teve que se parar porque o orçamento era limitado e não estica eternamente. :lol:

Chegou na passada semana a casa, vindo da região norte, o nosso primeiro VE:

Imagem

Ricardo Figueiredo, on Flickr

Ainda com algum receio relativo a problemas ou avarias (primeiro carro que compramos a particular, todos os restantes tinham sido em concessão da própria marca), o carro tem deixado todos cá em casa agradados nas poucas viagens que tem feito no dia a dia.

A utilização habitual será de 70km diários, sendo que no primeiro dia em dia laboral fez 86 chegando à garagem com 51% de autonomia (que já sei que os últimos 50% não rendem tanto como os primeiros, infelizmente :lol: ), isto com a subida da A8 com cruise nos 85 km/h para experimentar.

Agradeço novamente a quem por aqui foi indicando o de 30 ao invés do de 24, nunca será demasiada a autonomia e quando passar para carro de 40 km diários, irá cumprir durante muito tempo!

Obrigado.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 01 ago 2021, 19:00

rjspedition Escreveu:
01 ago 2021, 16:30
51% de autonomia (que já sei que os últimos 50% não rendem tanto como os primeiros, infelizmente :lol: ), isto com a subida da A8 com cruise nos 85 km/h para experimentar.
Não acredite em tudo o que lê por essa internet. Posso-lhe dizer que o meu carro estima bem tanto os primeiros 50% como os segundos. A prova disso é que o Leafspy ainda ontem aos 50% dizia que eu tinha mais 12kWh para gastar de um total que ele estima actualmente de 24kWh e bateu certo, cheguei a casa com 2.4kWh (10%) e ainda dizia que fazia 18km com uma media de 13.5kWh/100.

Muitas pessoas dizem que o carro não faz porque aos 20% de bateria já estão com o factor caganço que vão ficar a pé, com 20% de bateria o carro ainda faz muitos km.

Com a continuação, se você tiver espirito aventureiro e for curioso, vai-se apercebendo onde estão os limites do carro e, vai ver que há muitos proprietários de Leafs que não fazem a mínima ideia das reais capacidades do carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 01 ago 2021, 20:12

Parabéns :clap: Excelente introdução.

Agora venham de lá os relatos das viagens que vão fazer o fumarolas encostar à parte escura e funda da garagem :mrgreen:
rjspedition Escreveu:
01 ago 2021, 16:30
(...) ponto de carregamento fixo em casa nunca me permitiu olhar com verdadeiro interesse e atenção para os veículos eléctricos.

Resolvida essa situação e com necessidade de uma segunda viatura, a questão ficou decidida no instante em que peguei no Excel (...)
É isto. Só não vê quem não quer ver. Está aqui tudo resumido. :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 02 ago 2021, 10:19

Obrigado!

Entretanto começo a perceber a beleza de carros brancos:
PSX_20210802_101842.jpg

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rimsilva » 02 ago 2021, 11:15

Parabéns pela compra e fico satisfeito por saber que está a gostar.

Fez a escolha acertada, uma vez que terá mais margem de manobra com este VE e dessa forma irá conseguir poupar mais em menos tempo.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 02 ago 2021, 13:42

rimsilva Escreveu:
02 ago 2021, 11:15
Parabéns pela compra e fico satisfeito por saber que está a gostar.

Fez a escolha acertada, uma vez que terá mais margem de manobra com este VE e dessa forma irá conseguir poupar mais em menos tempo.
Obrigado!

Hoje com o de 24 provavelmente já estava um pouco menos à vontade.

Ir e vir ao emprego da esposa, ir a Mafra e voltar a casa, e ir e vir ao emprego. Deverá acabar o dia com 120km a 130km.

Reparei que se a subir a A8 perdi 11% de bateria só naqueles 6km, hoje apenas recuperei 3% a descer em D, e já perde demasiada velocidade.

Na aproximação à portagem lembrei-me de usar o ECO para abrandar e recuperar um pouco mais. Se isto não for prejudicial à bateria, é um belo "Retarder". :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 02 ago 2021, 13:51

Nas subidas não tenhas vergonha de abrandar... nas descidas podes usar o N para não teres regeneração e ganhar balanço para a próxima subida ou recta... escusado será dizer que só deves usar o N se conheceres bem a estrada... :)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 02 ago 2021, 14:03

Em caso de querer desacelerar como por exemplo na aproximação a portagens use o modo B (Brake) é mais agressivo que em ECO e pode evitar o recurso ao travão. Pode usar os dois em simultâneo.

Nas descidas mais ingremes é preferível deixar o carro rolar para não perder muita velocidade que depois vai ter que voltar a acelerar para recuperar, na aceleração gasta sempre mais. Por exemplo em vez de tirar completamente o pé do pedal pode ir jogando com pedal e a velocidade que o carro vai ganhando. Pode por exemplo manter o carro nos 80km/h, mantendo uma certa pressão no acelerador e ao mesmo tempo estar com uma ou duas bolas de regeneração. A regeneração não faz mal nenhum a baterias e o Leaf até é bem comedido na regeneração, noutras marcas pode-se escolher modos de regeneração bem mais agressivos.

Por exemplo com 5 bolas se não me falha a memória a regeneração é de cerca de 11kW.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por pemifer » 02 ago 2021, 14:16

Essa ideia que os ultimos 50% não duram tanto como os primeiros é real e é muito simples de explicar.
Toda a gente gasta 50% de 100% aos 50%.
Ninguem gasta os 50% de 50% a 0%, ninguem descarrega a bateria a 0%, e nas percentagens mais baixas ainda há limitação.
Portanto é mesmo verdade que os ultimos 50% não duram tanto como os primeiros!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 02 ago 2021, 14:48

pemifer Escreveu:
02 ago 2021, 14:16
Essa ideia que os ultimos 50% não duram tanto como os primeiros é real e é muito simples de explicar.
Toda a gente gasta 50% de 100% aos 50%.
Ninguem gasta os 50% de 50% a 0%, ninguem descarrega a bateria a 0%, e nas percentagens mais baixas ainda há limitação.
Portanto é mesmo verdade que os ultimos 50% não duram tanto como os primeiros!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
A outro pormenor, é que se fizeres 50% com um consumo de 13kWh e os outros 50% com um consumo de 15kWh, pois de certeza que os "segundos" não vão render tanto. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”