Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Filipe
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Filipe » 21 jun 2023, 00:47

O torque instantâneo é brutal, principalmente nos VE, logo a solução adoptada para possíveis problemas nas várias partes da transmissão,
quanto a mim, foi bem pensada, pois resume-se a uma porca. 8-)
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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 22 jun 2023, 00:12

Parece ser um problema comum dos nissan (não só VE) que desaperta na roda e o semi-eixo (esteriado) fica com folga. É so apertar, ou no limite tirar fora de meter novamente no esteriado em posição diferente, deve durar outros tantos km.
Era a minha ideia. E andava por aí um pdf de uma nota de serviço da Nissan USA com os vários valores para aperto consoante os modelos: No Leaf eram diferentes.

O pedido de orçamento foi por essa via, ao telefone foi-me dito que era apoio de motor, também muito comum, mas para passar pela oficina para um rápido teste de estrada. No teste de estrada o mecânico afirmou logo que era apoio de motor aos primeiros ruídos ao acelerar e ao imobilizar o carro.
Sendo oficina para VE, experiência não deve faltar pelo que não duvidei.


Só gostava de perceber o procedimento para chegar ao apoio. É necessário remover a bateria de tracção?
Troquei um apoio no meu ICE (apenas por sugestão e de forma preventiva, com bem mais km) e não só a peça foi bem mais barata como bem mais rápido. É normal necessitar de 3h para este procedimento num Leaf ? :think:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 28 jul 2023, 01:12

No passado mês e meio o Leaf tem estado praticamente encostado, servindo apenas para a ida e volta ao jardim de infância e às compras dentro da localidade.

Tem estado sempre com a bateria acima dos 80%, não vá ser necessária alguma deslocação rápida a qualquer lado mais distante, e porque o carro deixou de me dar tanta confiança relativamente à autonomia, já que tenho notado que os últimos 30% não são, ao contrário do que já afirmei aqui, para fiar.

Ontem o carro teve de se deslocar a Lisboa (2x), o tempo está quente, transito nulo, e nada de vento, pelo que a condução foi sempre calma e com um variáveis favoráveis.

A meio da tarde estava com estes números: Impecável, pensei eu.
53-100.JPG
Fui comentando o comportamento com um amigo meu, pelo que me é fácil indicar estes parciais para comparação:

Estação de Benfica a Loures: 17 KM | 4% inicio: 59% -> fim: 55%
Loures até casa, subir via N8: 15 KM | 14% inicio: 55% -> fim: 41%

Após uma breve pausa em casa, saímos novamente com o carro a 47%. No regresso, saímos dos Olivais com 31% e posso indicar estes parciais:

Olivais à entrada do Túnel do Grilo: 6,5 KM | 10% (!) inicio: 31% -> fim: 21% (4 Km em subida, a ritmo moderado )
Loures até casa, subir via N8: 15 KM | 20% inicio: 23% -> fim: 3% (??)

Estou a assumir 3% que o carro estima porque na realidade os -- (5%?) apareceram ainda longe de casa, a iniciar a subida da Freixeira.

Não só os km parecem desaparecer com percentagens mais baixas, como que as recuperações também parecem ser mal calculadas:

Descer na A8, Repsol à portagem: 6KM - 3% recuperados com a bateria ainda nos 40s%.
Descer do Túnel do Grilo ao IKEA: 1,8KM - 3% recuperados com a bateria já nos 20s%.


Nesta fase, tenho como limite na bateria para trepar novamente para a Venda do Pinheiro de forma confortável: 30% via N8, 35% via A8.
Amanhã faz dois anos certos em casa, e é inegável que a autonomia já não dá tanta liberdade como dava.

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 28 jul 2023, 01:22

rjspedition Escreveu:
07 set 2021, 23:06
Ainda bem que existe mais alguém a desmitificar essa teoria. As vezes tenho a sensação que sou o único a escrever certas coisas, que sou o único a remar contra a maré.
Como é um percurso sem grandes variações e geralmente sou dos mais lentos, é fácil de ir verificando. Hoje "ataquei" a subida com 24%, por exemplo.

Portagem:

24.jpg

Passagem na AS Loures sentido norte:

14.jpg


Claro está que o alcance estimado sofre uma grande queda, mas é subida non-stop constante, não faria sentido outra coisa. :lol:
A percentagem utilizada é que é sempre constante, de 10% a 11%.

Apenas como comparação, ao meu teste do costume: Portagens até à AS A8, sempre em subida constante, cruise a 80:
Capturar.JPG
Capturar.JPG (24.43 KiB) Visto 3440 vezes
Capturar2.JPG
Capturar2.JPG (27.11 KiB) Visto 3440 vezes
5,6 KM : os agora habituais 15% com menos 10% no SOH após 2 anos.


Com 24% de bateria como no quote original, já nem pela N8 dá para chegar a casa sem ver os --%. :(

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 28 jul 2023, 01:32

Se notas quedas abruptas de autonomia abaixo dos 50% é porque provavelmente tens uma, ou mais células mais degradadas que as restantes, e isso faz com que o carro fique baralhado.

Isso é fácil de perceber com o leafspy enquanto andas com o carro. Essas células baixam mais que as outras, atingindo diferenças de voltagem de cerca de 500mV
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 28 jul 2023, 08:04

Confesso que não ligava o Leafspy já fazia algum tempo, mas ontem teve de ser.

Há realmente alguma diferença, mas ainda longe desses valores.
PSX_20230728_080313.jpg
Ainda não noto oscilações grandes nas percentagens, mas já há qualquer coisa abaixo de 50%.. :doh:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 28 jul 2023, 08:56

O meu está igual, abaixo de 40% desaparece como o fumo, eu diria que os 40% no display são uns 20%/25% apenas da autonomia total, já não confio na %.

Sem muitos testes científicos (já vai o tempo de andar a medir como no inicio :lol: ) saio de casa com 100% e chego ao trabalho (38km depois) com 75% facilmente, mas se sair com 50% ou menos já chego no vermelho e não posso abusar.

A resistência interna da bateria também já se faz notar e de que maneira, aquecendo a bateria bastante só com alguns km acima de 100km/h.

O meu tem o Hx a 38% o que não é lá grande coisa!

Vou fazer um teste de tomada e atualizar o DB que já tem teias de aranha :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 30 jul 2023, 22:44

Bem, pelo menos o meu caso não é o único. Não que isso seja muito positivo, mas.. :think:

Entretanto, 2 anos certos, o acertar de contas relativamente ao carro:


Distância percorrida no último ano: 21 991 km
Perda de capacidade da bateria em 12 meses: - 5,42 %, já vamos nos 70,4% de SOH, 10,4% perdidos em 2 anos salvo erro.

Custo do Leaf em eletricidade : 389€
Custo ICE estimado a 5,5L/100 : 2056€
Diferença: - 1667€

O ICE não estava isento de estacionamento em Lisboa, por isso vou considerar - 80€ ano, entre dístico e estacionamentos fora de zona, com zonas verdes a passar a vermelhas & amarelas durante o último ano .

22 000 km correspondem a uma 1,1 revisões no ICE, pelo que poderemos considerar um custo de 308€ entre filtros e mudanças de óleo. A carrinha chegava também por esta altura à mudança de distribuição, pelo que posso considerar um custo adicional de 700€ que agora se vê empurrado para 2026 ou 2027 ... ou no limiar 2028 quando fizer os 10 anos ! Não considero valor para amortecedores, discos ou diversos que certamente iriam ocorrer.

O Leaf entre suspensão, porcas de transmissão e filtro de ar teve um ano "péssimo": 545€
Mais 47 mil km em cima também deveriam ditar troca de suspensão no ICE, o custo também deveria ocorrer, mas vou considerar o do Leaf nas contas.

Diferença: - 463€

O ponto negativo é o valor do seguro extra a pagar por mais um carro no parque, que até à data de hoje podia ser evitado: + 336€, "contra todos".

Saldo total 2023: - 1874€
Saldo total 2022+2023: - 3788€

No bom caminho para amortizar a coisa em 5 anos e qualquer coisa. :lol:
Uma pena que o próximo ano vá ser "péssimo" com as despesas de manutenção que estão à espreita. O caro deverá ver poucos km por mês até Janeiro se tudo correr bem, pelo que também não vai haver hipótese de diluir a coisa.

Vamos ver como o calendário joga com a queda da última barra no ano decisivo: Faltam 12 mil km, uns meros 6 meses na utilização habitual que foi interrompida à mês e meio atrás, e está a 4,5% de perder a barra para acionar a garantia, quase 1 ano a seguir o padrão até agora. :?

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 31 jul 2023, 00:22

Quantos kms tem no total agora?

Percebo o lado de amortizar o investimento, mas para mim existem outras vantagens. :)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 31 jul 2023, 17:55

Certo!

Mas tendo vindo o carro cá para casa para uma utilização que ainda não se chegou a verificar, é a forma de ir justificando a presença de uma segunda viatura no nosso orçamento mensal.

Quando chegar a necessidade real do segundo carro as contas serão outras. ;)


147000, 70,4 SOH, 39% Hx, garantia termina a 09/2016. :doh:

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