Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 09 ago 2021, 22:51

mafgod Escreveu:
09 ago 2021, 22:23
Mas afinal, qual foi o problema do Lea... ?
Não foi relacionado diretamente com o Leaf, tudo conforme nesse aspeto felizmente. :!:
Tive a sorte de carregar nesse PCR(em CCS) há um mês sensivelmente enquanto comia qualquer coisa e sem problemas. Aliás deu para comer, carregar e sair e nem um VE lá passou além do meu
Enquanto aguardava ainda chegou um e208.
Não tenho experiência na utilização de PCRs para confirmar esta minha opinião.
A minha experiência é quase nula mas pensei que a utilização de postos rápidos normalmente seria, rápida.

Entretanto enquanto estava no Messenger contigo o PCR da A8 deu 2x erro nas primeiras tentativas, provavelmente por ter o carro "ligado" para o AC e rádio funcionarem:
235174234_366487038463103_1717865509365813017_n.jpg
Sempre a aprender. :oops:

Boa sorte para amanhã, vai correr melhor 😉
Amanhã vamos tentar sem carregamentos, ir e vir.

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BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 09 ago 2021, 23:42

rjs :mrgreen: pedition Escreveu:
09 ago 2021, 22:51
A minha experiência é quase nula mas pensei que a utilização de postos rápidos normalmente seria, rápida.
A experiência é variável e depende das pessoas. Ora como se sabe as pessoas são, vá, coiso :mrgreen:

Já apanhei pessoas excelentes em PCR, carregar só até chegar ao próximo ponto (olá rimsilva :mrgreen: ), já apanhei quem não soubesse ao que vai e agradeça conselhos, já apanhei quem ache que menos de 99% não é carga decente :mrgreen:

Calha. Não há como prever infelizmente
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por FullElectric » 10 ago 2021, 00:43

BrunoAlves Escreveu:
09 ago 2021, 23:42
rjs :mrgreen: pedition Escreveu:
09 ago 2021, 22:51
A minha experiência é quase nula mas pensei que a utilização de postos rápidos normalmente seria, rápida.
A experiência é variável e depende das pessoas. Ora como se sabe as pessoas são, vá, coiso :mrgreen:

Já apanhei pessoas excelentes em PCR, carregar só até chegar ao próximo ponto (olá rimsilva :mrgreen: ), já apanhei quem não soubesse ao que vai e agradeça conselhos, já apanhei quem ache que menos de 99% não é carga decente :mrgreen:

Calha. Não há como prever infelizmente
E ainda há aqueles que mesmo após 100% lá mantêm o carro e donos nem vê-los...

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 10 ago 2021, 22:52

Amanhã vamos tentar sem carregamentos, ir e vir.
Sem pressa mas sem pantufas, feito sem qualquer problema, i/v sempre pela N8, à exceção da aproximação a Torres em que subimos pela Serra da Vila:
232457711_2783107898595347_5169819353361352452_n.jpg
Após chegar a casa com estes 21% tive que ir e vir a Lisboa (carregou 6% na pausa entre saídas), e entre abastecer o diesel que está na reserva ou ir até um PCR para regressar optei pela última opção.
A N8 até Loures entre consumos e regeneração faz-se sem qualquer gasto, mas chegou a Lisboa com 19%, curto para subir a A8 e fazer os 35 km até casa, pelo que:
DSCF3319.JPG
DSCF3314.JPG
Pequeno "encosto" para chegar a casa, após tentativa falhada no posto da Repsol. A brincar a brincar, com estas duas saídas, acabámos por fazer mais de 210 km hoje, mas já lá vamos às contas... :lol:

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zeuz
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 10 ago 2021, 22:58

"Quero comprar um carro eléctrico para ir para o trabalho! Para as viagens grandes vou manter o diesel, que é melhor!" ... :lol:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Nerusonu
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nerusonu » 10 ago 2021, 23:45

Esses PCR são é carotes

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 11 ago 2021, 00:49

zeuz Escreveu:
10 ago 2021, 22:58
"Quero comprar um carro eléctrico para ir para o trabalho! Para as viagens grandes vou manter o diesel, que é melhor!" ... :lol:
.. eu ia abordar essa parte agora mesmo. :lol: :D

E aproveito para pedir desde já desculpa pelo post longo. :doh:



Obviamente que com o elétrico em garagem, tudo o que tiver dentro do seu alcance e capacidade de carga será feito de elétrico, mesmo agora de férias com mais km do que é costume. ;)

Hoje é o 13º dia cá em casa, e como vai ficar parado nos próximos tempos, nada como um ponto de situação:

1480 km percorridos com 37€ gastos, dos quais 22€ ( :? ) em carregamentos em PCR, com um gasto médio de 2,51 EUR/100km, com muita margem para baixar com a percentagem de carregamentos em casa a aumentar.
Em jeito de comparação com o nosso Diesel que está desde o início do ano com uma média de 6,72 EUR/100km, resulta numa diferença de:

Diesel: 1480km - 99,5 €
Leaf: 1480km - 37 €

A poupança nestes 13 dias não é mais expressiva dado os carregamentos em PCR. Aliás, pelas contas que fiz hoje no posto da EMEL na Expo, e contando apenas com os custos de energia/diesel, o custo atual de carregamentos rápidos resulta num valor algo idêntico ao abastecer diesel na bomba: custo médio de 5,78 € / 100 km.

Ficará sempre a favor a manutenção bem mais simpática à carteira e a ausência de imposto (até quando?), mas não será pelos carregamentos em via pública que virá a grande poupança.

:think:


O Leaf entrou para a folha de cálculo a concorrer com um pequeno citadino a gasolina mais antigo (2011 a 2012) com uma diferença de preço de aquisição a rondar os 5500€. Pelas nossas contas e a considerar apenas os km feitos em dia laboral a 11 meses, o diferencial ficará anulado em pouco mais de 5 anos, com a vantagem de contar desde já um carro mais moderno, mais espaço, e com um nível de equipamento simpático. Se considerasse um pequeno citadino do mesmo ano a diferença na aquisição seria nula (!!).

Dos 9800 km anuais previstos no cálculo, 1500 foram feitos já em duas semanas, por isso a diferença será anulada mais cedo. :lol: :lol:


No entanto, amanhã é dia de rumar para mais longe, e atestar o depósito com 70 lts. O Leaf não iria cumprir dado a impossibilidade total de carregar na aldeia (carro ficará muito longe da habitação), área bastante montanhosa e PCR mais próximo a 70km: a autonomia serviria para ir, e vir, se desse para tanto sequer.

Parte de nós está triste, mas.. parte está contente por voltar ao "nosso carro". A opinião não mudou e é partilhada agora aqui por casa: O Leaf é fantástico como meio de poupança, de descanso e simplicidade em condução urbana, e esta versão tem algum equipamento engraçado, mas ... nem tudo são rosas: o conforto dos bancos não aprova nem por nada, a navegação entre menus e funcionalidades do carro é muito pouco intuitiva, e a qualidade de alguns materiais em nada ajuda também: O volante já a perder material é mauzinho, por exemplo.

Vamos certamente sentir saudades de "entrar e arrancar" sem mais complicações e do silêncio em velocidades baixas, tem sido uma experiência bastante divertida :lol: , mas poder atestar e ter autonomia para 1300 km também é um ponto que nos deixa descansados em férias, sem ter de fazer pontaria a PCRs que neste caso, nem existem.

Aguardemos que outras opções em veículos elétricos baixem o preço em 2ª mão daqui a uns anos para rifar de vez o diesel. :D




Mais uma vez, peço desculpa pelo longo ponto de situação!
Obrigado pelo feedback e ajuda que tem dado ao longo deste mês. :mrgreen:


EDIT:
Esses PCR são é carotes
É verdade! Tinha sempre a opção do LIDL ali perto, mas a Chademo marcava fora de serviço na Miio, e ainda marca. :think:

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 11 ago 2021, 01:36

Outra questão que me ficou hoje: Carregamento até aos 100%.

Programei para iniciar às 0:00 e terminar às 8:00 para aproveitar a janela do vazio, ligo o carro Às 8:05 para saída de compras e vejo 100%. Ao olhar para o gráfico notei que não existiu qualquer abrandamento na última hora [7:00 - 8:00] como seria suposto... :?
Capturar.JPG
Capturar.JPG (37.35 KiB) Visto 3117 vezes

Após chegar da saída com nem 2% consumidos, voltei a meter o carro à carga às 8h30: Mais 1,75 kW consumidos. :?

Afinal, o que é que o carro considera como 100%, e porque é que foi essa a indicação apresentada quando após meia hora e uns 3km voltou a consumir mais 1,75 kWh !?

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 11 ago 2021, 09:53

Ainda bem que estas a gostar do carro. Como tinha escrito mais atrás aconteceu a todos nós, pensamos que compramos o VE para fazer casa - trabalho - casa e depois fazemos muito mais. É verdade que o Leaf de 30 não tem algumas coisas que os carros mais modernos, mas o Leaf de 30 é um Leaf de 2011 com uma bateria maior e pequenas alterações.

Em relação a carregamento quando carregas a 100% os últimos 45m/30m (98%/100%) a quantidade de energia que o carro puxa não é uniforme, existem oscilações. Tens de ter atenção que nem toda a energia contabilizada pelo meters entram na bateria devido as perdas. Quando menor é a potência de carregamento maior será as perdas. Esses 1.75kWh medidos não foi o que entrou no pack.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por pemifer » 11 ago 2021, 11:18

Tambem já carreguei nesses PCR, são muito bons!
Carreguei a 55kW em vez de 50!

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