Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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Nonnus
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 14 dez 2023, 16:08

O meu carregado a 100% mostra 150km de autonomia, o SOH já esteve nos 58% e a última vez que vi já ia nos 67.83%. O carro estima a autonomia usando outro dado qualquer, talvez a voltagem, não sei, agora que não lê a capacidade de cada célula individualmente isso não lê.
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frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 14 dez 2023, 16:45

Nonnus Escreveu:
14 dez 2023, 16:08
O meu carregado a 100% mostra 150km de autonomia, o SOH já esteve nos 58% e a última vez que vi já ia nos 67.83%. O carro estima a autonomia usando outro dado qualquer, talvez a voltagem, não sei, agora que não lê a capacidade de cada célula individualmente isso não lê.
O meu "problema" é que a 4ª barra não cai :lol:

E eu preferia que caísse e ativar a garantia de forma "normal" sem ter de me chatear e provar à Nissan que o carro diz ter 67% da capacidade (+- 18kWh) mas ao fim de gastar 15kWh já está a parar!

Vou dar mais 1 mês, se até final de Janeiro não cair, vai de reboque para a Nissan depois de "parar na estada com 80%" a ver se eles assumem.

Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 15 dez 2023, 18:17

frankesousa Escreveu:
14 dez 2023, 16:45
Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??
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frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 15 dez 2023, 19:24

cfvp Escreveu:
15 dez 2023, 18:17
frankesousa Escreveu:
14 dez 2023, 16:45
Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??
Se não estou em erro já vi relatos de sim e de não, mas não tenho certezas porque no FB é difícil de destingir o que não é verdade da mentira :lol: (verdade é coisa mais rara por lá :lol: )

Mas claro que posso estar a confundir com trocas abaixo de 100.000km onde a garantia de avaria do sistema VE deve cobrir.

Coisa mais preocupante ainda é alguns relatos de comportamento "igual" a este meu nos leaf 40.
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 15 dez 2023, 19:25

MRider Escreveu:
15 dez 2023, 19:20
cfvp Escreveu:
15 dez 2023, 18:17
frankesousa Escreveu:
14 dez 2023, 16:45
Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??
Sim. quando tem menos de 100 mil km e menos de 5 anos.
Posso pesquisar, mas tenho quase a certeza que vi relatos de trocas depois disso pela garantia, mas os relatos são "bastantes" posso estar a confundir!
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 15 dez 2023, 20:04

MRider Escreveu:
15 dez 2023, 19:20
cfvp Escreveu:
15 dez 2023, 18:17
frankesousa Escreveu:
14 dez 2023, 16:45
Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??
Sim. quando tem menos de 100 mil km e menos de 5 anos.
Eu estava a falar da garantia dos 160mil kms ou 8 anos. Fiquei com a ideia de que era isso que o frankesousa estava a referir.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 15 dez 2023, 20:07

frankesousa Escreveu:
15 dez 2023, 19:24
cfvp Escreveu:
15 dez 2023, 18:17
frankesousa Escreveu:
14 dez 2023, 16:45
Se assumirem os 40kWh com células inchadas, não vejo porque haveriam de negar assumir este!
Afinal estão a trocar em garantia os 40 com células inchadas??
Se não estou em erro já vi relatos de sim e de não, mas não tenho certezas porque no FB é difícil de destingir o que não é verdade da mentira :lol: (verdade é coisa mais rara por lá :lol: )

Mas claro que posso estar a confundir com trocas abaixo de 100.000km onde a garantia de avaria do sistema VE deve cobrir.

Coisa mais preocupante ainda é alguns relatos de comportamento "igual" a este meu nos leaf 40.
Ok. Normalmente esses casos de células inchadas é fora da garantia dos 5 anos ou 100mil kms. É que já vi um ou outro relato a dizer que o carro foi reparado na suposta garantia de degradação. Mas essa malta não desenvolve nada, não entendo.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 15 dez 2023, 23:05

MRider Escreveu:
15 dez 2023, 21:07
Na Madeira é quase o pão nosso de cada dia.
Sempre que se vê um Leaf 40 cima do reboque vai a caminho da Nissan. Alguns têm a sorte da garantia cobrir, outros já não...
Tens mais detalhes sobre esses casos?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por cfvp » 16 dez 2023, 00:16

MRider Escreveu:
15 dez 2023, 23:10
Nada que já não se saiba. O famoso erro EV. Reboque para a Nissan. No início o carro ia por contentor para Lisboa o o cliente ficava 3 meses sem o carro.
Agora já fazem esse trabalho na Madeira.
Certo, mas carros com quantos kms? E estão a ser reparados em garantia fora dos 100mil kms ou 5 anos?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 jan 2024, 10:09

Update a 1 mês do fim da garantia

A coisa está a ficar cada vez mais feia, por 2 razões, o carro está cada vez pior, mas, o BMS acha que está tudo bem e até subiu o SOH para 67%
Verdade seja dita, tive de lhe dar uma carga rápida "grande" (tipo 10% a 90%) e isso fez o SOH subir e efetivamente algumas células parece terem ficado melhores durante uma semanita.

Entretanto hoje parou novamente em AE, ainda não o mandei de reboque para a nissan mas vou mandar brevemente.

Dados dá viagem para terem uma ideia:
  • Distância: 45.8km
  • Consumo no painel: 23.3kWh/100km
  • % Bateria final: 9% (começou com 100%)
  • Energia consumida segundo o leafspy (BMS): 13.2kWh (tinha mais 1.7kWh, ou seja, 14.9kWh
Contas feitas, 23.3*45.8/100= 10.67kWh consumidos (um pouco abaixo dos 13.2 do leafspy), se isso foram 91% da bateria então 100% seriam menos de 12kWh :shock:

Certo é que a resistência interna/ dissipação térmica deve ser de tal ordem que baralha as contas todas do BMS, até porque depois a carregar ele gasta mesmo uns 18/19kWh.

Resumindo: a bateria tem utilizáveis uns 15kWh, mas o carro continua a dizer que são 18kWh e que isso são mais de 67% da capacidade original. Não sendo isso verdade, não sei bem como mostrar/ provar isso à Nissan! Estava mesmo com esperança que o BMS/carro mostrasse a verdade e isso seria um SOH de 60% ou menos.

Vou-lhe dar mais 2 semanas, se a barra não cair vai para a Nissan com o erro "Cell over Discharge Module 27" que no meu entendimento mostra degradação acentuada da mesma.
Se fossem inteligentes trocavam as células piores e já podiam dizer que garantiam as condições de garantia, mas acho que não tem essa perspicácia.
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