Página 45 de 60

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 28 jan 2023, 08:21
por corrisi
BrunoAlves Escreveu:
27 jan 2023, 15:56
Tal e qual... O SOH dele está teimosamente acima dos 65% por umas décimas, a ultima barra teima em não cair. :roll:
Cada bateria tem a sua própria "vida" e comportamento.
Há precisamente 2 anos o meu de 30kwh perdeu a 4a barra com 66.85% de SOH e 54.13 AHr. Fazia na altura 140 kms mas nunca teve um comportamento semelhante ao que o Nonnus descreve.
Como sempre escrevo, este tempo frio é propício à descida do SOH. Com a bateria "gelada", façam kms entre os 50 e os 100% de soc fazendo uma condução moderada. A 4a lá terá de cair.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 28 jan 2023, 15:39
por mjr
Nonnus Escreveu:
27 jan 2023, 15:33

Também me disse que não tem maneira de ver as células como nós vemos no Leafspy :roll: o que é no mínimo estranho um software de terceiros dar mais informação que o software das oficinas oficiais.
Claro que consegue, pode é não saber. Não aparece graficamente (pelo menos na versão do Consult III+ que vi), mas sim numa tabela.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 28 jan 2023, 20:50
por Nonnus
Hoje fui buscar o carro mas ainda é cedo para tirar conclusões porque o carro teve um comportamento "normal" e aos mesmo tempo estranho. Quando peguei no carro tinha 130km de autonomia fiz 60km gastei 60% e ele ainda dizia que fazia 74km com 40%. Abaixo dos 40% não vi o tal comportamento de perder autonomia muito rapidamente mas a célula 35 e a 66 foram as que perderam mais energia durante a viagem, isto quer dizer que continua tudo igual. O SOH e o HX voltaram a subir mas acredito que com a utilização normal vai voltar a cair.

Em relação ao concessionário tudo 5 estrelas, o chefe da oficina fez questão de ser ele a entregar o carro, embora a oficina estivesse fechada e ele estivesse de folga, indo de proposito ao meu encontro ao concessionário, estivemos a conversa mais de uma hora onde me explicou todo o processo. Quem decide a questão da substituição da bateria é a Nissan Holanda embora o pedido seja feito a Nissan em Barcelona. Recomendou-me fazer uma exposição a Nissan acerca do meu problema para ficar registado que existe um problema com o carro e para quando cair a 4 barra a Nissan já ter um registo da minha parte e do concessionário. Da parte da oficina o meu processo vai ficar aberto, porque ele acredita que o carro vai ter que levar uma bateria ainda e durante a garantia. Também me disse que durante os teste que fez em estrada teve percepção que chegou a ver o carro com 8 barras mas que depois voltou ás 9 barras. Agora é esperar para ver.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 29 jan 2023, 13:44
por cfvp
É realmente triste esta situação. Boa sorte. :pray:

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 05 fev 2023, 17:53
por Nonnus
Esta acontecer uma coisa estranha no meu carro!

O carro neste momento apenas tem 17kWh de capacidade mas o SOH continua a subir, neste momento esta nos 72.77%. Se as minhas contas não me falham teria de ter, considerando em novo os 28kWh:

28kWh --- 100%
17kWh --- X

17 x 100 / 28 = 60% a quarta barra a muito que devia ter caído.

Considerando os 30kWh:

17 X 100 / 30 = 56%

Ontem sai com o carro fiz cerca de 100km cheguei a casa com 2.5kWh no pack, pus a carga e apenas carregou os 14.5kWh o que dá os 17kWh. Contra factos não há argumentos. Se alguns meses a Nissan reconheceu que os Leaf de 30kWh tinham um erro que estimava mal a energia e fez um update, nada impede que agora o meu carro esteja a fazer o mesmo mas ao contrário. Se antes do update era pessimista, agora é optimista.

Vou reportar isto a Nissan.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 21 fev 2023, 11:19
por Nonnus
Pequeno update:

Hoje o SOH esta nos 70%, caiu 2% após a saída da Nissan. Parece estar a voltar a realidade depois de tanta actualização que lhe fizeram.

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 20 mar 2023, 11:02
por Nonnus
Mais uma queda no SOH! Parece não ter gostado do tempo quente. Está agora nos 68% e tem agora 150000km

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 07 abr 2023, 12:35
por Nonnus
update: voltou a cair o SOH encontra-se agora nos 67% e com 151000km. Como podem ver pela data dos posts esta a cair a uma velocidade vertiginosa. Em 17 dias caiu 1%. Por este andar a minha previsão de atingir os 66% em Junho aos 155000km não vai acontecer, vais ser antecipado.

O estranho é que apesar do SOH vir a cair o LeafSpy continuar a dizer que o pack armazena cerca de 20kWh. :roll:

ImagemImagem

Agora pergunta para os mais entendidos na matéria. Supondo que o meu carro leva uma bateria nova ao abrigo da garantia eu pretendo ficar com a bateria actual para usar no meu sistema solar. Devo fazer o pedido no concessionário ou por email a Nissan ibéria?

Agora a parte mais tecnica.

Supondo que o Leaf de 30 em novo tem 28kWh distribuídos por 96 células faz com que cada célula tenha uma capacidade de cerca ~292W. Como tenho duas células com uma capacidade muito inferior as outras, tenho de as eliminar do pack, ficando com 94 células com cerca de 34% de degradação (assumindo que estas tem uma degradação muito idêntica), o que dá cerca de 192W por célula. Posso então assumir que ficaria com uma bateria para o solar com ~18kWh?

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 07 abr 2023, 14:40
por cfvp
O mjr trocou a bateria do Leaf 24 há uns anos, ficando com a velha: viewtopic.php?p=114038#p114038

Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Enviado: 07 abr 2023, 15:20
por Nonnus
MRider Escreveu:
07 abr 2023, 13:40
Sendo a bateria substituída em garantia por uma nova ou recondicionada não há razão para o utilizador ficar com a bateria " velha" .
Agora se fosse o utilizador a comprar a bateria teria " direito" a pedir para ficar com a bateria " velha "
A ideia é comprar a bateria velha a Nissan, como o cfvp referiu o mjr fez isso.