Ora boas amigos!
Agora que vejo bem, há mais de um ano que este DB está a acumular pó!
Bom, venho apenas postar um print do LS com TB com cerca de 50kkm.
Antes do confinamento o SOH estava acima dos 94%, no entanto desde que parou (12.03) até 21.04 perdeu 4%
Cada vez me convenço mais que a informação relativa ao SOH não é de todo real, esta semana o carro já tem andado, continua a marcar os 215/220kms de autonomia a 100% e não houve qualquer diferença significativa na percepção da mesma, isto é, continua a fazer os kms que fazia e a chegar a casa praticamente com o nível que chegava anteriormente. Já sei que de científico estes dados não têm nada, mas servem como referência.
Este carro agora apenas faz cerca de 70km diários nas mãos da minha esposa e uma viagem Porto-Lisboa-Porto de 15 em 15 dias comigo. No dia a dia circulo com um dos Zoe. O Leaf 40, como alguns já sabem, foi vendido em Dezembro (
) pois não correspondeu às expetativas de um aumento considerável de autonomia (demorava mais 30 min numa viagem Porto-Lisboa, face ao Leaf 30
)
Aproveito para dar uma nota sobre estas viagens Porto - Lisboa que podem ajudar a compreender a degradação do Leaf 30.
Desde novo que o TB faz estas viagens, sempre da mesma forma, CC a 110km/h, saída do Porto a 100%, paragem em Pombal entre 4% a 8% de autonomia, paragem em Aveiras apenas para carga de 10min por segurança, mas já fiz direto mais do que uma vez até ao Oriente.
Na volta saindo de Lisboa a 100%, CC de novo a 110km/h, paro sempre em Leiria (normalmente almoço enquanto carrega) e paro na Mealhada com mais 30% apenas para garantir que não paro em Antuã, normalmente mais concorrida. Também já fiz direto até ao Porto, normalmente com tempo mais quente. A última viagem imediatamente antes do confinamento foi feita em 3h55, incluindo cargas, o que me parece um valor francamente bom para uma viagem de 300km num VE.
A conclusão a que chego é que faz precisamente o mesmo tipo de viagens que fazia e com uma autonomia muito semelhante, por vezes ainda acorda de manhã com os 230/238kms.
Teste da tomada propriamente dito nunca foi feito, mas numa das chegadas a casa destas viagen Lisboa-Porto, com 4% de bateria carregou 27kW a 16A, o que me parece francamente bom e acima do SOH de 94% que indicava na altura.
E pronto, fica feito um update, agora só há mais para o ano que vem
Abraços a todos!