Diário de Bordo - HugoCunha
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Diário de Bordo - HugoCunha
Olá a todos.
Depois de muitas contas feitas e de ponderar prós e contras, avancei finalmente com a compra de um Leaf.
Antes de mais agradeço todos os esclarecimentos aqui feitos às minhas dúvidas, que foram determinantes na escolha.
É um Leaf Tekna 24kWh de 04/2015, cor branco pérola, com 11.237km. Escusado será dizer que estou radiante com a nova viatura e com a experiência de condução que nos proporciona.
É de facto um prazer conduzir um eléctrico e confesso que se não tivesse feito um test-drive, dificilmente teria avançado com a compra, pois não tinha ideia do conforto deste carro.
Na minha opinião, e pela minha (reduzida) experiência até agora, um VE quase que nos "obriga" de certa forma, a ter uma condução mais ecológica e suave.
Quanto a fotos, só depois de lavado.
Gostava agora de conhecer a opinião dos experts na análise aos screenshots do Leaf Spy. Ainda não fiz,
mas vou tentar fazer um scan após uma carga.
Questões:
Sensores 1,2 e 4: São todos sensores internos da bateria?
SOH: É "normal" perder 2% de SOH em 3 dias?
Primeiro scan com o Leaf Spy.
Mais tarde, já em casa, e antes da primeira carga.
Dia seguinte, ao final do dia.
Hoje, ao final do dia.
Cumprimentos,
Hugo.
Depois de muitas contas feitas e de ponderar prós e contras, avancei finalmente com a compra de um Leaf.
Antes de mais agradeço todos os esclarecimentos aqui feitos às minhas dúvidas, que foram determinantes na escolha.
É um Leaf Tekna 24kWh de 04/2015, cor branco pérola, com 11.237km. Escusado será dizer que estou radiante com a nova viatura e com a experiência de condução que nos proporciona.
É de facto um prazer conduzir um eléctrico e confesso que se não tivesse feito um test-drive, dificilmente teria avançado com a compra, pois não tinha ideia do conforto deste carro.
Na minha opinião, e pela minha (reduzida) experiência até agora, um VE quase que nos "obriga" de certa forma, a ter uma condução mais ecológica e suave.
Quanto a fotos, só depois de lavado.
Gostava agora de conhecer a opinião dos experts na análise aos screenshots do Leaf Spy. Ainda não fiz,
mas vou tentar fazer um scan após uma carga.
Questões:
Sensores 1,2 e 4: São todos sensores internos da bateria?
SOH: É "normal" perder 2% de SOH em 3 dias?
Primeiro scan com o Leaf Spy.
Mais tarde, já em casa, e antes da primeira carga.
Dia seguinte, ao final do dia.
Hoje, ao final do dia.
Cumprimentos,
Hugo.
- mjr
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
Parabéns!!
A bateria dos mk2 tem 3 sensores de temperatura vs 4 sensores nos mk1.
Sobre o SOH, eu não ligava muito, é normal variar bastante especialmente os mk2. A verdadeira capacidade varia muito devagar e sempre para baixo.
Devias sim fazer um teste da tomada para avaliar a capacidade real.
A bateria dos mk2 tem 3 sensores de temperatura vs 4 sensores nos mk1.
Sobre o SOH, eu não ligava muito, é normal variar bastante especialmente os mk2. A verdadeira capacidade varia muito devagar e sempre para baixo.
Devias sim fazer um teste da tomada para avaliar a capacidade real.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
Aí está a 3ª pergunta que me esqueci de colocar: O que é afinal o "testa da tomada" de que tanto se fala, em que consiste e que informação me dá?mjr Escreveu:Devias sim fazer um teste da tomada para avaliar a capacidade real.
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
Parabéns pela máquina e votos de muitos kms electrizantes
Compraste nacional ou importado?
A variação tão rápida do SOH (sobretudo para baixo) não é assim muito normal não... O meu quando recupera muito SOH rapidamente (podes verificar no meu DB que na minha ultima viagem recuperei 3% num dia) depois demora umas semanitas a perdê-los novamente. Eu tenho uma teoria que as baterias são de facto muito mais resistentes que as dos mk1 mas que o algoritmo que o carro usa para estimar o SOH é, como dizê-lo... um cocó que tendencialmente subestima a capacidade se o carro fizer poucos kms e poucos ciclos de carga/descarga amplos.
O teu carro pode estar a subestimar a capacidade da bateria muito rapidamente (como parece que os mk2 têm o péssimo hábito de fazer...) ou pode ter estado a sobre-estimar essa capacidade por ter feito antes os tais ciclos amplos e agora está a ajustar-se.
O teste de tomada consiste em levar o carro até à tartaruga pertinho de casa, parar o carro no ponto de carga e ligar AC e aquecimento até o "Drive" desaparecer. Depois colocá-lo à carga (convém que seja pelo menos a 16A por causa da maior eficiência do carregador interno a essa corrente) até aos 100%, medindo a quantidade de energia que sai da tomada durante essa carga.
edit: quando fiz o meu teste da tomada o carro nem 200m andou depois de ter chegado à tartaruga, e desligou-se após nem 5m de AC. Convém que estejas MESMO perto de casa quando a tartaruga aparecer...
A informação que te dá é a real quantidade que a tua bateria consegue receber. O que o LS reporta (que é o que o carro calcula) é uma estimativa desse valor.
Compraste nacional ou importado?
A variação tão rápida do SOH (sobretudo para baixo) não é assim muito normal não... O meu quando recupera muito SOH rapidamente (podes verificar no meu DB que na minha ultima viagem recuperei 3% num dia) depois demora umas semanitas a perdê-los novamente. Eu tenho uma teoria que as baterias são de facto muito mais resistentes que as dos mk1 mas que o algoritmo que o carro usa para estimar o SOH é, como dizê-lo... um cocó que tendencialmente subestima a capacidade se o carro fizer poucos kms e poucos ciclos de carga/descarga amplos.
O teu carro pode estar a subestimar a capacidade da bateria muito rapidamente (como parece que os mk2 têm o péssimo hábito de fazer...) ou pode ter estado a sobre-estimar essa capacidade por ter feito antes os tais ciclos amplos e agora está a ajustar-se.
O teste de tomada consiste em levar o carro até à tartaruga pertinho de casa, parar o carro no ponto de carga e ligar AC e aquecimento até o "Drive" desaparecer. Depois colocá-lo à carga (convém que seja pelo menos a 16A por causa da maior eficiência do carregador interno a essa corrente) até aos 100%, medindo a quantidade de energia que sai da tomada durante essa carga.
edit: quando fiz o meu teste da tomada o carro nem 200m andou depois de ter chegado à tartaruga, e desligou-se após nem 5m de AC. Convém que estejas MESMO perto de casa quando a tartaruga aparecer...
A informação que te dá é a real quantidade que a tua bateria consegue receber. O que o LS reporta (que é o que o carro calcula) é uma estimativa desse valor.
Última edição por BrunoAlves em 09 dez 2016, 15:57, editado 1 vez no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
O teste da tomada consiste em descarregar a bateria até zero (em alternativa até aparecer a tartaruga), e carregar até 100%, medindo a energia gasta a carregar o carro. É necessário ter um contador/medidor de energia exclusivo para a tomada/EVSE onde é carregado o carro.
Uma vez que a eficiência da carga/capacidade da bateria varia pouco para as temperaturas do nosso ameno Portugal, serve para avaliar a real capacidade do pack. 25kW.h com carga a 16A é a referencia para um carro novo.
Uma vez que a eficiência da carga/capacidade da bateria varia pouco para as temperaturas do nosso ameno Portugal, serve para avaliar a real capacidade do pack. 25kW.h com carga a 16A é a referencia para um carro novo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
Parabéns pela máquina Hugo! Imagino que nos próximos tempos, só se vai arrepender de não ter comprado mais cedo;)
Venham de lá essas fotos, e relatos das viagens.
Muitos e bons klms eléctricos.
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
Daqui 1 mês saberemos como está o teu carro que deve ter levado com uma atualização, pois a perda de capacidade em 200kms é enorme.
Deixa-o estabilizar.
Deixa-o estabilizar.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
É importado.margarett Escreveu:Compraste nacional ou importado?
Estás a assumir os 85% de eficiência correspondentes a carregar os 21.3kWh (que li algures que é o valor de energia disponível na bateria) com 25kWh fornecidos pela tomada?mjr Escreveu:Uma vez que a eficiência da carga/capacidade da bateria varia pouco para as temperaturas do nosso ameno Portugal, serve para avaliar a real capacidade do pack. 25kW.h com carga a 16A é a referencia para um carro novo.
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
Relativamente ao Carwings, não me parece que este já se tenha conseguido ligar alguma vez desde que o carro chegou. Existe algum procedimento necessário para que funcione cá?
Também já me tentei registar no NISSAN+YOU para aceder ao Nissan Connect EV, mas dá um erro no formulário e não me diz onde está esse erro.
Também já me tentei registar no NISSAN+YOU para aceder ao Nissan Connect EV, mas dá um erro no formulário e não me diz onde está esse erro.
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Re: Diário de Bordo - HugoCunha
Bem vindo Hugo,
bons km na nova viatura.
julgo que estarás com o mesmo problema que eu no carwings. recebes-te algumas credenciais por e-mail?
bons km na nova viatura.
julgo que estarás com o mesmo problema que eu no carwings. recebes-te algumas credenciais por e-mail?