DB Marmelo e Raio-X

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por Fil » 13 out 2016, 16:23

Muitos parabéns!

Votos de muitos e bons klms.

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por Marmelo » 14 out 2016, 00:36

Obrigado a todos!
Daqui a uns dias coloco os meus primeiros comentários e diferença (que são muitas) face ao CI.
pemifer Escreveu:Eu também utilizo o flikr e ele tem uma opção de partilha em que as fotos ficam visíveis nos posts.
É carregar na setinha de partilha e procurar a opção BBCode
Já comecei a aprender com o DB... Vocês sabem tudo! :D As próximas imagens já coloco tudo bem.
Orlando Escreveu:Deves é evitar ao máximo ter o carro a 100% de carga e parado, tal como parece ter estado no concessionário.
Pois, matriculado em finais de Setembro e entregue 12 dias depois com carga completa... Devem querer acionar a garantia da bateria! :)
De qualquer das formas já lhe estou a dar uma dieta... agora só varia dos 50% aos 80%. Para o meu percurso diário Feira-Porto-Feira já percebi que gasta 30%, pelo que precisa de 4 horas de carga para voltar aos 80%. Pelas minhas contas (que têm batido certo), carrega 7.5% / hora a 10 A... Claro que são contas de "merceeiro" mas têm batido certo:

30 kWh / 2,3 kWh = 13 horas, então 100% / 13 horas = 7,7% por hora

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por Marmelo » 19 out 2016, 00:35

Boa noite a todos!

Primeira semana cumprida: cerca de 500 KM elétricos, uma média ainda de "rookie" de 14 kWh! Pena não ter começado mais cedo... O pára arranca do trânsito até dá mais gosto. Hoje de manhã, aproveitando o trânsito e algum declive no final da A1 consegui fazer a "proeza" (pelo menos para mim) de um consumo de 8,7 kWh entre Lourosa e a Ponte da Arrábida (cerca de 22 Km):

[img]https://c6.staticflickr.com/6/5586/2978 ... 6757_c.jpg[/img]IMG_5010 by phnunes2, no Flickr

Saí com um SOC de 85% e cheguei com 74% mas o melhor é que à saída estava com um GOM de 156 Km e cheguei com 171 Km! "Ganhei" 15 Km de autonomia num percurso de 22 Km. Agora percebo o porquê do pessoal com Leafs mais antigos (sem % de SOC no carro) usar com tanta frequência o LeafSpy. O GOM do carro é tão ridículo que chega a ser engraçado! :D

Primeiras Impressões:
- Muito espaçoso (comparando com o Toyota Auris do mesmo segmento da minha esposa), especialmente nos bancos de trás e na bagageira; Fica a perder nas gavetas de arrumos onde cabe o manual e pouco mais;
- É maior do que parece... Acho que é mais curto à frente e um pouco comprido de mais atrás comparando com o Auris, o que torna ainda um pouco difícil de medir o espaço à frente. Atrás é fácil medir e a câmara dá um jeito brutal; Para segmento C é maior que a maioria da sua classe, não parece devido ao estilo arredondado;
- Depois de 2 dias em modo "D", testei o modo "B" e agora não quero outra coisa! Não preciso de travar na maior parte das descidas, nem nas filas de trânsito a 10-20 à hora; Presumo que o modo "B" também é melhor para pneus, discos de travões, etc. Estarei certo?
- O silêncio é brutal e nestes dias de chuva até se ouve esta a cair! Já me perguntaram várias vezes "Mas o motor está mesmo ligado?"
- Acho estranho que mal se desliga o carro as janelas deixam de funcionar. Deveriam manter a energia por uns segundos para que pudessem ser fechadas... Num carro tão tecnológico é uma falha básica;
- Também reparei que os vidros embaciam com alguma facilidade... Tenho de ligar a ventilação no mínimo (mas sem AC) para estar sempre desembaciado. Se calhar é de ser novo que isto acontece;
- Bancos macios (se calhar demais). No entanto, parece que tenho o rabo gordo pois nas laterais é um pouco desconfortável (talvez por ser novo);
- É brutal a diferença entre um declive de 200 m em 20km e uma subida igual em sentido contrário. No meu caso a diferença de consumo é de menos de 5 kWh entre Lourosa-Porto e Porto-Lourosa;

O que ainda não testei mas vou testar nos próximos dias:
- Cruise control e limitador;
- Como o meu percurso é sempre o mesmo vou testar vários modos de condução "D"/"D"+ECO/"B"/"B"+ECO/Misto para ver qual o que me dá mais prazer e melhor consumo;
- Carga fora de casa. Já tentei mas fiz asneira e esqueci-me como se desligava o temporizador... Como tinha o manual em casa para ler, tive de abortar;

Algumas dúvidas:
- Como se carrega nos postos tipo 2 que têm 3 pinos? Tenho de ter um adaptador, certo? Para o cabo 10A ou para o cabo Mennekes?
- Dá para desligar (de vez) os avisos de segurança para peões de uma vez, quer para a frente quer para trás? Sempre que ligo o carro desligo no botão mas sempre que inicio o carro lá volta o barulho outra vez.
- Alguma forma de ligar o ACC e depois não ligar o carro? Pelo que li no manual, se não tiver o pé no travão e carregar no botão laranja ele liga o ACC mas depois para desligar tenho mesmo de ligar o carro. Off -> Acc -> Ligado -> Off. Ou haverá outra forma?
- No configurator Nissan li que tem luzes follow me home. Ou seja, mantém as luzes ligadas durante alguns segundos mesmo desligado mas ainda não percebi como se faz... Será de eu deixar sempre as luzes em "auto" que não vejo essa função?
- Quando estou no pára-arranca em descidas (e semáforos) ter sempre o pé no travão é um pouco cansativo (o pedal é duro). O que aconselham: Modo "P", travão de mão ou ambos?

Obrigado!

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por rnlcarlov » 19 out 2016, 10:21

Marmelo Escreveu: Algumas dúvidas:
- Como se carrega nos postos tipo 2 que têm 3 pinos? Tenho de ter um adaptador, certo? Para o cabo 10A ou para o cabo Mennekes?
É para o cabo de 10A. Podes encontrar um adaptador desses no Le Roy Merlin, por exemplo.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por mjr » 19 out 2016, 16:19

Mais um com o sorriso elétrico :D

- Para desligar o temporizador basta carregar no botão do lado esquerdo com um relógio.
- o aviso sonoro para peões não dá para desligar para sempre, pelo menos sem alterar nada no carro. Já é bom permitir desligar, outros VEs não o permitem. Eu desligo sempre.
- Em para-arranca podes usar as duas opções que falas, mas tens de estar atento pois pode dar atrapalhação querer arrancar de repente (já me aconteceu).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por Marmelo » 20 out 2016, 00:23

Obrigado pelas respostas! De facto é pena não poder desligar os avisos sonoros... paciência. Principalmente o ruído para a frente... Da primeira vez pensei que estava com um problema no motor! :)

Entretanto, também já carreguei nos postos públicos sem stress! :dance:

Já agora, sempre que ligo o carro aparece-me uma informação no dashboard a dizer qualquer coisa do género que a minha informação vai ser partilhada com a Nissan e tenho de aceitar (ou rejeitar) para prosseguir para o rádio (ou outra função do visor). O mais irritante é que aparece sempre que ligo o carro. É mesmo assim? Se calhar tenho de ler melhor o manual pois ainda não encontrei isso em lado nenhum.

Mais uma vez muito obrigado!

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por PauloDias » 20 out 2016, 09:15

É mesmo assim pelo menos pelo que me tenho apercebido.... tem que sempre se fazer OK :(

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por BrunoAlves » 20 out 2016, 10:07

Marmelo Escreveu: Algumas dúvidas:
- Como se carrega nos postos tipo 2 que têm 3 pinos? Tenho de ter um adaptador, certo? Para o cabo 10A ou para o cabo Mennekes?
Como alguém me recomendou há uns tempos, os ideais são destes (6€):
[img]http://static.lvengine.net/castroelectr ... EEA2-G.jpg[/img]
O Leroy costumava ter uns "rígidos" mas que não são bons para os postos MobiE porque, com esses, não ias conseguir fechar a portinhola ;)
Marmelo Escreveu:Já agora, sempre que ligo o carro aparece-me uma informação no dashboard a dizer qualquer coisa do género que a minha informação vai ser partilhada com a Nissan e tenho de aceitar (ou rejeitar) para prosseguir para o rádio (ou outra função do visor). O mais irritante é que aparece sempre que ligo o carro. É mesmo assim? Se calhar tenho de ler melhor o manual pois ainda não encontrei isso em lado nenhum.
Não dá para tirar isso. Em todas as viagens tens de confirmar que permites disponibilizar os dados da viagem com a Nissan (para o Carwings). Diz que é por questões de privacidade e tal :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por Marmelo » 22 mar 2017, 00:04

Primeiros números redondos... 5 meses - 10 000 KM! Por este andar vou certamente ultrapassar a minha previsão inicial de 20 000 KM / ano! :dance:
IMG_5542.JPG
IMG_5542.JPG (88.02 KiB) Visto 4256 vezes
Até ao momento tudo perfeito. Como disse anteriormente, dá-me um prazer enorme conduzir no trânsito matinal, sem nervosismos e "no relax". Uma coisa que reparei nestes dias um pouco mais quentes que tivemos é que a minha média desceu dos 13,5 kWh para 12,5 kWh (sempre a fazer o mesmo percurso). Será que fui eu que melhorei o meu estilo de condução ou é mesmo assim com temperaturas altas? Como ainda não conduzi de verão fiquei na dúvida... Será que a temperatura faz assim tanta diferença?

Já agora, alguém aqui do norte tem problemas de sintonização das rádios (especialmente da TSF) na zona da A1 - Santo Ovídeo? Parece que a rádio entra em conflito com outra emissora... No meu fumarento isso não acontece.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por mjr » 22 mar 2017, 00:53

Essa zona é crítica devido ao emissor do monte da virgem, muitas interferências.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”