DB QM fernandinand
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DB QM fernandinand
Inauguro aqui este espaço do ex-veículo do Orlando que adquiri já quase há 1 mês com cerca de 9500km e bateria a 93%.
Neste momento conto já com cerca de 1300kms no QM e até agora a viatura está dentro da expectativa que tinha para o seu uso diário semi-citadino (Condeixa-Coimbra e ao fds voltinhas ou visita familiar Condeixa-Aljubarrota)
Em jeito telegráfico ficam alguns prós e contras que já detectei no uso diário do Leaf:
== Prós:
- Conforto e habitabilidade do carro
- Facilidade no uso dos vários menus do carro (não precisei de ler...ainda...o manual do carro. O Orlando tb ajudou na palestra rápida!)
- Pack com capacidade suficiente para quem faz menos de 50km por dia e carrega (mais ou menos) de 2 em 2 dias a 10A
== Contras:
- Alguns plásticos do tablier e volante são de um pouco má qualidade (parece-me)
- Percebi pq existe um sistema de som melhor no Tekna...até o meu Ibiza com >10 anos produz melhor som que o Leaf (é chato pq gosto muito de música e sou músico em part-time... )
- Transmissão: Vou alargar um pouco este contra que para mim é o principal que até agora encontrei:
Apesar de viver na pacata "zona metropolitana" Condeixa-Coimbra, também temos a nossas filinhas de trânsito...como normalmente tenho o Leaf no menu que indica o consumo médio e a barra de consumo instantâneo, noto que para acompanhar essas filinhas de trânsito a baixa velocidade (mesmo em ECO) o consumo instantâneo vai sempre acima dos 40kWh!!!...só a partir dos 20-30km/h consigo que ele baixe para os >20kWh...isto parece-me uma grande ineficiência para quem vive constantemente em filas de trânsito...o que até nem é o meu caso.
Será que não seria preferível uma pequena transmissão com apenas 2 velocidades (ali até aos 30-35 km/h) ou até de uma transmissão variável, só para ajudar o carro a ser mais eficiente nestas velocidades baixas?
Já sei que alguns 'puristas' me vão massacrar com a questão dos custos e manutenção da transmissão, mas a minha mota Honda tem o sistema DCT e pelo legado da última década dessa tecnologia é barata e fiável...e estamos a falar da passagem de 1 velocidade apenas...
Não sei, fica a ideia para um futuro melhoramento para o Leaf NG...
Score final do carro: 90%
Neste momento conto já com cerca de 1300kms no QM e até agora a viatura está dentro da expectativa que tinha para o seu uso diário semi-citadino (Condeixa-Coimbra e ao fds voltinhas ou visita familiar Condeixa-Aljubarrota)
Em jeito telegráfico ficam alguns prós e contras que já detectei no uso diário do Leaf:
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- Transmissão: Vou alargar um pouco este contra que para mim é o principal que até agora encontrei:
Apesar de viver na pacata "zona metropolitana" Condeixa-Coimbra, também temos a nossas filinhas de trânsito...como normalmente tenho o Leaf no menu que indica o consumo médio e a barra de consumo instantâneo, noto que para acompanhar essas filinhas de trânsito a baixa velocidade (mesmo em ECO) o consumo instantâneo vai sempre acima dos 40kWh!!!...só a partir dos 20-30km/h consigo que ele baixe para os >20kWh...isto parece-me uma grande ineficiência para quem vive constantemente em filas de trânsito...o que até nem é o meu caso.
Será que não seria preferível uma pequena transmissão com apenas 2 velocidades (ali até aos 30-35 km/h) ou até de uma transmissão variável, só para ajudar o carro a ser mais eficiente nestas velocidades baixas?
Já sei que alguns 'puristas' me vão massacrar com a questão dos custos e manutenção da transmissão, mas a minha mota Honda tem o sistema DCT e pelo legado da última década dessa tecnologia é barata e fiável...e estamos a falar da passagem de 1 velocidade apenas...
Não sei, fica a ideia para um futuro melhoramento para o Leaf NG...
Score final do carro: 90%
- VETL
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Re: DB QM fernandinand
Obrigado por mais um DB.
Quanto ao consumo instantâneo do "pára-arranca", já pensaste que o que vês na consola no momento do arranque poderá não ser real?
Será que é mais ineficiente o "pára-arranca" num VE do que num de combustão com caixa de velocidades?
Quanto aos plásticos, posso dizer-te que andei ontem num Mercedes CLC220 novo com acabamentos de luxo e aquilo é ruídos por todo o lado. Parece uma cancela a chiar por todo o lado. O meu Leaf com quase 100.000Km não se ouve uma mosca mesmo nos pisos mais problemáticos.
Quanto ao consumo instantâneo do "pára-arranca", já pensaste que o que vês na consola no momento do arranque poderá não ser real?
Será que é mais ineficiente o "pára-arranca" num VE do que num de combustão com caixa de velocidades?
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=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: DB QM fernandinand
Pode não ser real, mas que a barra anda ali a balançar no 40-60 até o carro apanhar 'balanço' isso anda...se não é real, que façam uma actualização!VETL Escreveu:Quanto ao consumo instantâneo do "pára-arranca", já pensaste que o que vês na consola no momento do arranque poderá não ser real?
Obviamente que não...mas podia ser (ainda) mais eficiente..era o que realmente queria expor.VETL Escreveu:Será que é mais ineficiente o "pára-arranca" num VE do que num de combustão com caixa de velocidades?
É muito bom ouvir isto!VETL Escreveu:O meu Leaf com quase 100.000Km não se ouve uma mosca mesmo nos pisos mais problemáticos.
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Re: DB QM fernandinand
Boa malha,
Tambem partilho dessa opinião acerca dos materiais. Apesar de considerar um belo carro e ainda sou um menino dentro dele e andar apaixonado, comparo-o muito com outros que tive. O volante também é durinho, aquela forra dos bancos traseiros/mala parece que foi a despachar.. mas os prós fazem-nos esquecer isso
Tambem partilho dessa opinião acerca dos materiais. Apesar de considerar um belo carro e ainda sou um menino dentro dele e andar apaixonado, comparo-o muito com outros que tive. O volante também é durinho, aquela forra dos bancos traseiros/mala parece que foi a despachar.. mas os prós fazem-nos esquecer isso
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Re: DB QM fernandinand
Parabéns pelo Leaf.
Parece-me que ha por aí alguma confusão com as escalas de valores. Quando estamos parados, o consumo é infinito aos 100km, porque naturalmente parados nunca iremos percorrer 100km. Já o consumo em kWh, será próximo de 0, sendo necessário apenas manter os sistemas electrónicos em funcionamento.
Parece-me que ha por aí alguma confusão com as escalas de valores. Quando estamos parados, o consumo é infinito aos 100km, porque naturalmente parados nunca iremos percorrer 100km. Já o consumo em kWh, será próximo de 0, sendo necessário apenas manter os sistemas electrónicos em funcionamento.
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Re: DB QM fernandinand
VETL Escreveu: O meu Leaf com quase 100.000Km não se ouve uma mosca mesmo nos pisos mais problemáticos.
Já tinha referido isso numa comparação entre o mk1 e mk2. A aparente fraca qualidade dos plásticos não se reflete nos ruídos parasitas. Parece-me que nesse campo o mk1 é melhor do que o mk2, talvez por ter uma suspensão algo mais macia.
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Re: DB QM fernandinand
Obrigado! O Orlando tratou bem dele no último meio anomarcopns Escreveu:Parabéns pelo Leaf.
Quando voltar a PT vou tentar fazer um pequeno video para esclarecer melhor o que estou a falar.marcopns Escreveu:Parece-me que ha por aí alguma confusão com as escalas de valores. Quando estamos parados, o consumo é infinito aos 100km, porque naturalmente parados nunca iremos percorrer 100km. Já o consumo em kWh, será próximo de 0, sendo necessário apenas manter os sistemas electrónicos em funcionamento.
Re: DB QM fernandinand
Muitos parabéns pelo leaf! Isso agora quer é klms com fartura. Muitas e boas viagens
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Re: DB QM fernandinand
Transmissão?!?!?!? é preciso voltar ao século XIX? Se te estas a basear nos consumos instantaneos que o carro mostra esquece isso está tudo mal, segue-te pelas bolas ou usa o Leaf Spy para ver a potencia certa. Se conduzires em eco suavemente o consumo é baixo mesmo no pára arranca.
- mjr
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Re: DB QM fernandinand
Além de que o consumo instantâneo em aceleração será sempre muito superior ao consumo em velocidade estabilizada. A 20km/h estabilizados e sem AC nem outros consumos fixos o Leaf é muito eficiente. E uma transmissão com embraiagem terá, claro, mais perdas. Para mim 2 velocidades num VE só se for para aumentar a Vmax. Na Alemanha!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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