DB QM fernandinand

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
pena33
Mensagens: 51
Registado: 29 abr 2016, 10:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por pena33 » 07 nov 2016, 10:56

Utiliza este site do google para encurtar links.
https://goo.gl/

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 09 nov 2016, 22:45

Imagem

Olá novamente. Um pequeno e rápido update para comprovar um relato recente do user margarett....

No último mês e meio o QM tinha vindo a ter uma frequência regular no seu uso diário a rondar os 50km diários, com cargas nocturnas com o EVSE de origem de 3h (~30% até ~70%). Com este padrão o LS começou a reportar consistentemente capacidade na casa dos 57AHr, tendo obtido mesmo 56.9xAHr num último rápido olhar ao LS antes do meu último reporte, este já após o primeiro 'esticão' na bateria que fez subir para os 58.3xAHr...
Acontece que esta semana tive de dar outro esticão e ontem fiquei maravilhado com o número 59.29AHr! Um aumento de practicamente 1AHr desde a semana passada e tendo em conta o reporte ao longo de Outubro >2AHr...

Não sei que raio de algoritmo os tipos da Nissan fizeram, mas estas mudanças bruscas não me parecem a melhor 'implementação'

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por VETL » 09 nov 2016, 23:01

Desconfio também que a descida acentuada da temperatura ambiente não será inócua nesse comportmento...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por BrunoAlves » 10 nov 2016, 00:58

Não acredito muito nisso. No meu caso pelo menos não, foi antes deste frio siberiano.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Gemini33
Proprietário Leaf
Mensagens: 37
Registado: 29 jun 2016, 13:21
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por Gemini33 » 10 nov 2016, 09:45

Boas fernandinand.

Quando te referes a "esticão" é um carregamento rápido é isso?
Cumps

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por beme83 » 10 nov 2016, 10:14

Gemini33 Escreveu:Boas fernandinand.

Quando te referes a "esticão" é um carregamento rápido é isso?
Cumps
"Esticão" no caso do LEAF pode ser um carregamento rápido, o aumento dos quilómetros percorridos a velocidades mais elevadas, ou carregamentos sucessivos a 32 amperes.
Nesta situação a bateria parece manter-se mais saudável.

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 10 nov 2016, 18:53

Gemini33 Escreveu:Quando te referes a "esticão" é um carregamento rápido é isso?
No meu caso foi fazer mesmo 2 ciclos de descarga em pouco tempo >80% da capacidade...ao invés do ciclo regular diário de descarga na casa dos ~35% durante quase 2 meses.
Talvez as 2 CRs que fiz também tenham ajudado um pouco à festa. Não consigo entender na totalidade o que se passou e o que gera estes 'bumps' na capacidade reportada...a Nissan deve ter contratado Indianos para fazer algumas coisas...só pode! :D

EDIT: E o frio como disse o VETL...embora achasse até hoje que o frio 'encolhia' as baterias...estamos sempre a aprender! :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 10 nov 2016, 20:24

Da minha experiência usar janelas maiores de SOC e carregar mais rápido faz o LBC "ver" mais capacidade na bateria. O primeiro caso será por ser difícil estimar o SOC real quando se está em SOCs intermédios (a tensão varia pouco). A segunda razão terá a ver com o sensor de corrente da bateria se portar mal com correntes baixas, o que faz com que o sinal se confunda com o ruído a correntes de carga baixa.

O facto de ele "ver" mais capacidade não significa que esta aumente com estas práticas. A curva de capacidade real é monotónica (fora a capacidade útil que pode subir ou descer com o maior ou menor equilíbrio do pack), sempre a descer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Gemini33
Proprietário Leaf
Mensagens: 37
Registado: 29 jun 2016, 13:21
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por Gemini33 » 10 nov 2016, 23:37

Este esticão "o aumento dos quilómetros percorridos a velocidades mais elevadas" aplicou-se hoje a mim que tive de percorrer os meus primeiros 50km diários na casa dos 100km/h e passou a capacidade de 58,35 para 58,80.

Obrigado pelos esclarecimentos

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 16 nov 2016, 23:13

Já me apareceu a semana passada e desde segunda que me aparece todas as vezes que ligo o carro um sinal que parece de bateria fraca na chave do Leaf...é normal para um carro de Dez de 2014? Eu até nem uso os botões do comando...abro e fecho o carro no botão das portas/mala...
Que pilhas é q aquilo leva? (CR2032?)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”