Diário de bordo- Santanamos

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 09 abr 2016, 14:55

Cá estou eu. Faz 24h que me fiz à estrada para tomar posse de um Leaf apadrinhado pelo suspeito do costume: Orlando 8-)
Um grande agradecimento a ti que sabes fazer um homem feliz; salvo seja (não vou falar do cálice de porto) :mrgreen:

Desde 2011 a aprender com este forum, sabia com o que podia contar; não tinha um amor cego por uma marca especial e era uma questão de tempo/oportunidade. Tentei com o Orlando e com o banco adquirir um kia ou o leaf30kwh mas foram tantas surpresas que acabei por ceder ao que a carteira deixou.

Ora organizada a viagem para Leiria à boleia, um dia que por natureza faço alguns km e com a agravante de ter que fazer a viagem de 140km até casa num eléctrico.. hum, nada que não tenha sido feito antes pelos mais pioneiros.. o que podia correr mal? Afinal o que andei a fazer neste forum? Parece fácil :twisted:

Saí carregado de casa do Orlando e lembrei-me da primeira foto
Imagem
Última edição por santanamos em 10 jun 2018, 15:20, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por VETL » 09 abr 2016, 14:57

Uau!!
Muitos parabéns.
Conta, conta...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 09 abr 2016, 15:42

Ok, eu e o meu co-piloto começamos logo a explorar o gps mas havia funções que não estavam disponiveis porque não me registei no carwings. Não conseguia ver os pontos de carga mas como o Orlando me aconcelhou a parar em Aveiras e impôs limites de velocidade... bah, não me vou esquecer desse pormenos mas isso é para meninos (pensava eu) :mrgreen: então fiz a minha condução normal, sem preocupação de autonomia, ventilação ligada esporadicamente e alternando entre o modo D/B conforme entendi. Sem bateria no telemovel vamos seguir o instinto e cá está a primeira etapa [img]http://i.imgur.com/xYrvWS0.jpg[/img]
Chegada com ~32% e segundo o Orlando foi muito bom considerando que circulei entre os 80/100kmh sempre que podia..

Um casal meteu conversa com o meu co-piloto e gostou da ideia de existirem electricos.
Bem, a viagem estava dentro da expectativa.. a moral em altas e então vamos lá acelerar isto porque tenho mais que fazer e já sei que o bicho está dominado, posso ir ao fim do mundo no leaf.... ou não :oops:

Desvio em Arcena/Alverca para mostrar o brinquedo ao brother e eis que chego a Lisboa atrasado para jantar e seguir para a Terrugem/Sintra com apenas 50km no GOM :? Eu precisava do dobro para ir e voltar. Mas para que raios me armei em parvo de Aveiras para baixo. Qual foi a necessidade de experimentar a aceleração no primeiro dia?? Estraguei tudo.
Pronto, vamos improvisar.. pedi ao proximo pendura para ir apanhar o nosso pessoal, fui a casa comer uma sandes e a Maria veio comigo ver a novidade. Arranco para o ponto de encontro, montamo-nos todos no leaf munidos de uma extensão e vamos ver se carregamos algo durante o nosso hobbie. Nada de stress.
Condução mais calma, bagageira com mais uns quilos e 4 pessoas. Chegamos sem autonomia estimada mas sem stress, eu sei que o GOM não é fiável. Só preciso de uma tomada para ganhar folego para o regresso.
Primeira tomada e nada; evse a piscar a luz verde :shock:
"Estou Orlando, o que fiz mal?" Liga aqui, desliga ali... mas que raios.. devia carregar, troco de tomada e fica igual :o Fu*@@#, porque ne meti nisto?
Pedi a uma amiga, fui a casa dela e fez-se luz.. tenho 1h de carga pela frente a 10A.. que maravilha :lol:

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 09 abr 2016, 16:09

No fim do ensaio, tenho 31km de autonomia que é à conta para chegar a casa mas preciso do carro de manhã e não o vou deixar na reserva certamente.
1a opção: posto de 22kw de Belas. Nem sei se posso usar o meu menekes 32A naquele posto.. alguem me elucida :?:
2a opção: pcr da A5 e foi mesmo este. Fui na conversa do pendura que sabia um atalho para não pagar portagem e como eu calculava seria a entrada dos funcionarios :evil: não se dando por vencido fez questão de dar a volta e ir ao outro lado.. claro que era a outra entrada dos funcionarios :| porque é que não vou pela minha cabeça?? Voltam a aparecer os ---- da autonomia e lá vamos nós dar a volta á portagem.. que perda de tempo!! Sem stress, se aparecer a tartaruga é que é grave (pensava eu enquanto dava uma lição ao novo culpado desta situação)

Chego ao PCR e... 4 Leafs à 1h da noite??? Dassss, estes gajos não dormem? Ok, sem autonomia, resta esperar.
Um estava de saída, o outro disse que estava quase a acabar e disse para ocupar o 2o lugar pois ele era de alguma empresa e estava a tomar conta dos 2 leafs :roll:
O homem já ía acima dos 90% mas ficou até parar. Bem lá carreguei uns 40min, despachei a tripulação e cheguei a casa ao fim do primeiro dia de leaf assim
[img]http://i.imgur.com/fAc1XvA.jpg[/img]

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 09 abr 2016, 16:34

Hoje fui à janela e estava um dia lindo realmente
[img]http://i.imgur.com/8GQqJDa.jpg[/img]
Venho para o trabalho e como era de esperar, havia gajos mais ansiosos do que eu :P
Rua abaixo, rua acima, acelera e toca a matar a curiosidade.
Afinal isto anda bem, tem espaço e existe mesmo. O Santana (sou eu) não andava a sonhar e a "vender" mais sonhos e ilusões.
Pronto; chega de brincadeira que preciso trabalhar e já me gastaram um bocado de electricidade. O meu sócio convenceu-me a carregar na nossa garagem da firma que não pago a primeira carga. Nice, bela oportunidade para mostrar que só preciso de uma tomada e um dia teremos taxis electricos.
[img]http://i.imgur.com/Yr48hdz.jpg[/img]
Aproveitei para experimentar o temporizador de forma a estar carregado à hora de saida. Vamos ver se não me enganei no procedimento.

Conclusão:
Adorei o carro, o piso plano, a altura dentro do habitáculo. A bagageira não se compara com o meu fabia break mas é realmente muito espaçosa.
Não fiquei a pé no primeiro dia (já foi bom);
Não considero o Leaf perfeito mas cumpre, havemos de ser felizes os dois :lol:
Os colegas gostaram muito e ficou o bichinho para quando houver mais autonomia.

Fim da apresentação

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por santanamos » 09 abr 2016, 16:42

Obrigado VETL.
Agora é só somar km, isto requer é disciplina para carregar. A minha condução já era pacífica e não mudarei nada. Claro que é facil andar em excesso de velocidade porque não se ouve o motor mas já descobri o limitador.

Agora é que me está a bater a ansiedade de sair do trabalho, heheeh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por Fil » 09 abr 2016, 18:01

Muitos parabéns! Que bela sensação, a dos primeiros momentos com popó novo. E logo com boas aventuras como eu gosto.

Muitos e bons klms, e que excelente maneira de começar um db ;)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por FullElectric » 09 abr 2016, 18:03

Parabéns.
Mais um VE na estrada e por consequencia menos 1 CI
Grão a grão vamos tornando o mundo melhor.

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por ogadiv » 09 abr 2016, 18:19

Parabéns, mais um rendido. Só quem tem um é que compreende esta sensação esquisita e inexplicável de ter um VE

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de bordo- Santanamos

Mensagem por jpgoncalves2 » 09 abr 2016, 21:16

Parabéns Santanamos! :) Tenho a certeza que ainda mais rendido vais ficar a essa experiência zen de condução, seja em trabalho ou não! ;)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”