Diário de Bordo cgecastro

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 29 jan 2016, 15:25

Isto é a descarga de ontem (no excel)...

Célula 1 bastante mais baixa que as outras

[img]https://www.dropbox.com/s/rkpw9yw94le5w ... 8.png?dl=1[/img]

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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 29 jan 2016, 15:30

VETL Escreveu:Parece tudo normal.
Se calhar, convinha alterar a ordem dos shunts para 8421 nas definições.
O que é que essa alteração vai fazer???

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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por VETL » 29 jan 2016, 16:27

cgecastro Escreveu:
VETL Escreveu:Parece tudo normal.
Se calhar, convinha alterar a ordem dos shunts para 8421 nas definições.
O que é que essa alteração vai fazer???
Discutimos várias vezes esta questão aqui no fórum.
Eu encontrei por exemplo esta, a partir daqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 812#p54833
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por VETL » 29 jan 2016, 16:33

cgecastro Escreveu:Isto é a descarga de ontem (no excel)...

Célula 1 bastante mais baixa que as outras

[img]https://www.dropbox.com/s/rkpw9yw94le5w ... 8.png?dl=1[/img]
Depois quando tiver a ordem dos shunts correta e a carga completa na bateria, poderemos ver se se trata de desbalanceamento ou de degradação mais acentuada.
Eu, para já com os elementos à disposição iria apostar na segunda.
Ainda assim, a degradação dessa célula parece-me que não compromete de forma significativa a energia acumulada ou a autonomia do carro.
De outra forma: Se essa célula estivesse ao nível médio das outras, o carro não faria um percurso com muitos km adicionais.
=> Automóvel Eléctrico
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=> Painel Solar AQS
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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por mjr » 29 jan 2016, 16:36

Concordo. De 3.2V até 3.0V é menos de 0,5kW.h. Nada de especial.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 29 jan 2016, 18:43

mjr Escreveu:Concordo. De 3.2V até 3.0V é menos de 0,5kW.h. Nada de especial.
São menos 3,3 km ... Quase 3% do alcance da viatura neste momento :o

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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por mjr » 29 jan 2016, 20:48

Duvido muito que faça mais que 2km entre os 3.2V e os 3.0V, a não ser a velocidade Malmonásticas 8-)

Para mim que já tive por desequilíbrio de células mais de 2kW.h isso são "peaners" :D
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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por cgecastro » 01 fev 2016, 11:54

Descarreguei outra vez a bateria... Para ver se conseguia fazer um teste como deve ser com o EVSE de 10A
Energia consumida 21.3 kWh, energia na bateria 16,1 kWh
Fotos
1 - completamente descarregada... A célula 1 continua fraca
2 - após carga... o SOC não está baixo?
3 - histograma das tensões das células

[img]https://www.dropbox.com/s/7g986oamq5uk6 ... 0.png?dl=1[/img]

[img]https://www.dropbox.com/s/q95f0su5jb3ab ... 1.png?dl=1[/img]

[img]https://www.dropbox.com/s/pth0799vuxon0 ... b.png?dl=1[/img]

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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por mjr » 01 fev 2016, 12:05

21.3kW.h parece-me bastante para um SOH de 78%, mesmo carregando a 10A. Ou o carro está a subestimar a capacidade da bateria ou o medidor de energia não está bem calibrado.
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Re: Diário de Bordo cgecastro

Mensagem por VETL » 01 fev 2016, 12:11

mjr Escreveu:21.3kW.h parece-me bastante para um SOH de 78%, mesmo carregando a 10A. Ou o carro está a subestimar a capacidade da bateria ou o medidor de energia não está bem calibrado.
x2
=> Automóvel Eléctrico
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