Qualquer tomada doméstica, desde que cumpra os requisitos mínimos é capaz de suportar sem grande problema o carregamento com o evse de 10Amp fornecido pela Nissan.
No entanto com o carregamento a 16Amp, já muito se tem falado da importância de se verificar se as tomadas aquecem, de preferência usar tomadas CEE, entre outros factores. Com os mk2 e com a possibilidade de carregamentos até 32Amp, uma instalação eléctrica dedicada em casa, com cabos dimensionados com secções superiores a 2.5mm torna-se mandatória.
A minha curiosidade sobre este assunto levou-me a efectuar um pequeno teste que demonstra a importância de utilizar uma secção adequada relativamente à potência de carregamento em uso.
A instalação que fiz em casa, levou cerca de 15 metros de cabo, desde o quadro eléctrico até ao meu lugar de garagem.
Enquanto a instalação não estava pronta utilizei uma extensão "normal" de 15 metros para carregar o carro, mas evitava esta solução.
Medi as quedas de tensão com a extensão de 15metros (condutores com 1.5mm) e depois quando já tinha a instalação definitiva (condutores com 7.5mm). Os resultados foram os seguintes:
[img]http://s5.postimg.cc/erdlil1nr/Teste_de_Carga.jpg[/img]
Pode-se ver que quanto maior a potência de carregamento, maior a queda de tensão. Para além disso, bastaram apenas os 2 minutos de teste com o EVSE de 20Amp com a extensão de 15 metros para a mesma ficar literalmente a ferver. altamente desaconselhado!
Diário de Bordo - Marco
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Teste de Carga a 20Amp em Casa, Importância de ligação dedic
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Re: Diário de Bordo - Marco
Um disjuntor de 32A nunca dispara com 30A a passar. O que vai acontecer é que os fios vão aquecer muito e podem iniciar um incêndio.rdias Escreveu:Estas a puxar 20 A. Os 2.5 mm é muito pouco. Se puxasses os 30 A , os disjuntores disparavam passado muito pouco tempo.
O disjuntor pode eventualnente disparar se houver condução de calor dos fios para o próprio disjuntor mas não se pode contar com isso como protecção.
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Re: Diário de Bordo - Marco
Completamente de acordo.Apr Escreveu:Esta porreiro, à exceção da terra, a secção do fio devia no mínimo ser igual aos outros. Isso numa inspeção é chumbo garantido. Porque avançaste assim?
Imagina que há uma passagem entre a fase e a terra que faz passar 30A e por algum motivo o diferencial não dispara, o fio de terra vai aquecer e pode provocar incêndio.
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Re: Diário de Bordo - Marco
O disjuntor é projetado para disparar por corrente. É função do projetista escolher um disjuntor que proteja o cabo e não o contrário. Não faz sentido o disjuntor disparar por aquecimento do cabo pois obviamente o disjuntor não consegue medir a temperatura 10m à frente num local sem dissipação térmica onde pode acontecer um incêndio!
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