Experiência Lisboa-Alcobaça

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
absantos
Mensagens: 24
Registado: 11 abr 2015, 20:36
Data de fabrico: 31 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por absantos » 12 abr 2015, 16:38

Boa tarde,
Na semana passada recebi o meu novo Leaf (Acenta), e passei estes dias em estes de autonomia, e tem corrido bastante bem. Na sexta-feira decidi testar o Leaf no trajeto Lisboa-Alcobaça, por autoestrada (A8). Saí de Lisboa de noite, com carga a 97%, e autonomia para 147Km, com 3 pessoas a bordo e mala cheia. A distância total de Lx-Alcobaça são 115Km.
Dado ser a 1ª vez que iria testar o Leaf neste percurso, com bastantes subidas e descidas, decidi fazer a viagem a velocidades entre 60-70Km/h, mesmo nas subidas. Na primeira parte da viagem alternava a condução entre D e o modo B, mas em Autoestrada o modo B não é muito confortável, dada a diminuição de velocidade devido à regeneração. O modo D, apesar de ter menor capacidade de regeneração, mostrou-se a melhor solução.
Cheguei ao destino quase 2 horas depois, com 25% de capacidade de carga e autonomia de 40km. Nada mau. Hoje farei o trajeto inverso, onde espero ganhar alguma capacidade de bateria em algumas descidas bastante acentuadas, onde poderei usar o modo B e Eco de forma mais confortável... :)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por VETL » 12 abr 2015, 18:58

rdias Escreveu:No retorno poderás fazer 90 / 100...
Com um perfil destes, tem a certeza que quer dar esse conselho, rdias?

[img]http://www.gpsvisualizer.com/display/20 ... rofile.png[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por mjr » 12 abr 2015, 19:10

Bem vindo absantos, e parabéns!

Fez o correto em na primeira viagem ir a uma velocidade moderada. Agora que já tem mais confiança no carro, poderá subir um pouco a fasquia aumentando em 10km/h a velocidade média pata 70-80km/h. Mais do que isso e na chegada poderá ficar com alguma ansiedade. Aconselho a adquirir o Leaf Spy e ir com o carro até à tartaruga em condições controladas (últimos km às voltas no quarteirão de casa) para sentir os limites do carro e estar mais à vontade com estados de carga baixos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por Fil » 12 abr 2015, 20:04

Bem vindo e parabéns pelo carro ;)
É muito fácil gostar dele não é?
Essas viagens são as que mais gozo me dão. Aconselho o mesmo que o mjr, mais 10 klm/h para se ir na maior e sem ansiedade.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por VETL » 12 abr 2015, 23:22

rdias Escreveu:...agora é alcobaça - lisboa... ou seja este grafico tem de ser visto ao contrario... terreno muito mais favoravel.....
Mais favorável :!: :!: :?: :?: Muito :!: :!: :?: :?:
Bem, eu devo estar mesmo a ficar taralhoco... :shock: :shock:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

absantos
Mensagens: 24
Registado: 11 abr 2015, 20:36
Data de fabrico: 31 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por absantos » 13 abr 2015, 01:14

Obrigado pelos vossos comentários e sugestões!
Regressei já a Lisboa! Pelo sim pelo não, adoptei a mesma estratégia no regresso, velocidade entre 60-70km. Fiz a viagem sem problema, aproveitando as descidas para a regeneração e condução com Eco. Em algumas partes do percurso (poucas) aventurei-me a velocidades acima dos 70 e dos 80Km/h, em descidas e com a regeneração a funcionar. A 30km de Lisboa estava ainda com 60% de capacidade de carga! A última parte do percurso tem subidas mais acentuadas, exigido mais da bateria, que depois foi compensada no final da A8 a entrar em Lisboa, com duas descidas acentuadas, que me permitiram recuperar 3% de carga da bateria. Resumindo, cheguei ao centro de Lisboa com 37% de carga e 60Km de autonomia, depois de ter feito 115Km e saído com 100% de carga na bateria. O que me leva a supor que se fizer a viagem de dia (sem luzes) e com menos carga (éramos 3 e à vinda o carro estava mais carregado) conseguirei melhores resultados...Da próxima vou segui as vossas sugestões e aumentar a média em 10km/h. :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por Orlando » 13 abr 2015, 08:50

Este relato é muito bom, pois mostra aos céticos que com calma tudo se pode fazer, mas nem toda a gente tem a tua paciência.
Eu faço todos os dias 140/160kms....sei o que sentes!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por ricardot » 13 abr 2015, 09:59

Bom relato :)
Continuação de bons kms
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por mjr » 13 abr 2015, 10:57

O vento ontem ao fim da tarde rodou para Norte, com Vmed acima de 10km/h. Certamente que explica a diferença de consumo. O percurso não tem alteração líquida de altitude, pelo que a diferença nesse caso seria marginal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
joelfmachado
Proprietário Leaf
Mensagens: 293
Registado: 05 jan 2012, 21:56
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 46,84 Ah
Localização: Benedita

Re: Experiência Lisboa-Alcobaça

Mensagem por joelfmachado » 13 abr 2015, 20:15

Oi. Sou da Benedita (-11km) e costumo ir a Lisboa 2 vezes por mês. Vou pela A1 são 90km. Vou sempre a 90-100 kmh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”