Diário de Bordo - Fil

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jpgoncalves2
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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por jpgoncalves2 » 13 out 2016, 21:09

Parabéns pela estreia nas CR Fil! :D
Agora que as descobriste, acho que vais dar umas... CR, digo eu!! :lol: :lol:

Orlando
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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por Orlando » 13 out 2016, 21:12

jpgoncalves2 Escreveu:Parabéns pela estreia nas CR Fil! :D
Agora que as descobriste, acho que vais dar umas... CR, digo eu!! :lol: :lol:
Acho que hoje de noite vou dar uma....volta por aí.
:mrgreen:
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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por Fil » 13 out 2016, 22:22

Vocês são do pior :mrgreen:

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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por Fil » 25 nov 2016, 20:31

Este mês, demos uma vez mais, umas belas voltas por Portugal. O objectivo era percorrer algumas das cidades que ainda não tinhamos visitado de leaf, aproveitando para usufruir o máximo possível de cada zona. Apesar de já termos feito grandes viagens (mais de 1000 klms cada), havia ficado uma boa parte do país para ver, parte essa, que havia ficado prometida para uma próxima. Há sempre algo novo para ver, por muito que se viaje.

Nestas viagens, viajamos maioritariamente por nacionais, onde as paisagens são de um modo geral mais agradáveis, e menos custosas :)

Arrancámos de Lisboa sexta feira à noite, preparados para ir descansar ao Entroncamento, cerca de 120 klms de percurso. Gastámos cerca de 15kWh.
No dia seguinte, bem cedo, arrancámos para Portalegre (110 klms e cerca de 15kWh também), chovia torrencialmente.

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Coloquei o carro a carregar neste posto https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -ptg-00002, aguardámos um pouco, e seguimos para o centro da cidade, onde visitámos basicamente tudo o que estava aberto, Castelo, Catedral etc... tal como é apanágio nas nossas viagens.

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Seguimos para Castelo Branco da parte da tarde, mas já estava escuro (a partir das 17h00 pouco ou nada se vê), portanto não dava para ver algumas das coisas que pretendíamos, apesar de ainda termos tentado ver as portas de Rodão (não se via nada). Decidimos arranjar alojamento, e carregámos aqui https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -cbc-00002, depois de cerca de 100 klms (são 83 klms de Portalegre a Castelo Branco). No dia seguinte, a primeira coisa que fizemos foi ir a vila Velha de Rodão. Não foi possível no entanto, ver o centro de interpretação de arte rupestre do Vale do Tejo, porque a estrada estava cortada, devido a uma prova de automobilismo. Terá de ficar para a próxima.

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Regressámos ao centro de Castelo Branco, e desta feita, carregámos aqui https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -cbc-00001. Visitámos o Castelo e fomos ao Museu Cargaleiro, entre outros...

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Seguimos para a Covilhã (cerca de 65 klms), nomeadamente para o Serra Shopping, onde jantámos e fizemos compras enquanto o carro carregava https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... a-shopping, 5 estrelas.

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Decidimos no entanto, que íamos pernoitar em Unhais da Serra, para no dia seguinte, irmos à torre da Serra da Estrela, onde não nos foi possível ir em 2014, devido ao mau tempo (ver primeiras páginas do DB). Ficámos numa casa de campo, numa zona extremamente sossegada, sem ninguém por perto, e que tiveram todo o gosto em fornecer-nos uma tomada para carregar durante a noite.

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No dia seguinte fomos à torre (não usámos, mas deram-nos autorização para carregar no centro comercial caso necessitássemos), demos umas voltas por Unhais, carregámos o carro a 100% na casa de campo, e seguimos para Guarda (mais 65 klms).

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Em Guarda, carregámos aqui https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -grd-00005, vimos uma boa parte da cidade, e seguimos para Vila Nova de Foz Côa (cerca de 80 klms), onde pernoitámos e carregámos.

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Fomos ao parque arqueológico e museu, que ficava apenas a 4 klms do centro.

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Seguimos para Mogadouro, fizemos mais 80 klms. Haviamos contactado previamente os bombeiros, para saber da possibilidade de lá carregarmos, pagando obviamente a electricidade, e deixando um donativo. Acederam prontamente, muito simpáticos e solícitos, 5 estrelas. As instalações são boas e grandes, e tinham tomadas shucko e trifásicas de 4 pinos, por todo o lado. Sugeriram-me uma onde não atrapalhasse e que não costumam utilizar. Liguei o evse à shucko e ouvi um disparo, o quadro tinha ido abaixo (não estava sequer ligado ao carro). Achámos estranho e tentámos noutras tomadas, mas assim que ligava o evse os disjuntores disparavam. Ligaram os disjuntores e ligámos outros aparelhos em várias tomadas (não na primeira que usei), e funcionava tudo normalmente, mas quando ligava o evse os disjuntores íam abaixo. Um dos bombeiros ligou para vários electricistas, para tentarmos perceber o que se passava. Quando o electricista abriu o meu evse (comprado à posteriori, não o de origem), vimos que o interior do evse estava todo queimado. Contei-lhe o sucedido, e que havia carregado essa manhã sem problemas, em Vila Nova de Foz Côa. Decidiu ir verificar a tomada que utilizei em primeiro lugar com um voltímetro, e surpresa! A shucko tinha 400v. Ainda bem que tenho o hábito de ligar primeiro o evse à tomada e só depois no carro, porque não sei se o carro se protegia desta situação. Fica o alerta para todos. Escusado será dizer, que o evse morreu para o resto da viagem. O que vale é que sempre que fazemos estas viagens, ando com tudo o que tenho, tendo por isso o evse de 10A da nissan para me desenrascar no resto da viagem. Vimos todos os recantos de Mogadouro, lanchámos e jantámos e seguimos para Bragança, onde pernoitámos. Carregámos no hotel durante a noite, disponibilizaram uma shucko à escolha.

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No dia seguinte, passámos pelo IMTT de Bragança, como só lá estava uma pessoa a ser atendida, tratei logo do dístico identificativo de veículo eléctrico. Segundo me foi dito, fui o segundo a pedir em Bragança. Ficam algumas das fotos que tirámos.

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Como de noite havia apenas carregado até aos 80% (por opção), decidimos colocar o carro à carga antes de sair https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -bgc-00003.

Rumámos a Chaves pela escuridão do dia, já com o hotel marcado. São cerca de 100 klms, onde gastámos cerca de 14kWh.
Carregámos na igreja que faz parte da propriedade do hotel (até 80%), e foi-nos dito que poderiamos lá deixar o carro, mesmo após a saída do hotel. Foi o ideal, porque passeámos, e remotamente colocámos o carro a perfazer os 20% finais quando nos convinha (antes de sair). Abençoada igreja :D

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Queriamos ir ao Gerês, mas com o evse de 10A, achámos que era curto, decidimos por isso, ir para Vila Real, onde o companheiro SousaCastro (a quem muito agradeço), nos emprestou um evse de 16A. Foram cerca de 70 klms de percurso e 10kWh de consumo. Fomos comer os famosos pitos e demos umas voltas pela zona.

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Carregámos a 100% em Vila Real https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -vrl-00006, e dirigimo-nos para o Gerês. Assim que saímos de Vila Real, o nevoeiro tornou-se extremamente denso, ao ponto de não conseguir ver os traços no chão, e de ter de ir a 30 klms/h a descer. Ainda tentámos durante 30 klms, mas decidimos voltar para trás, era perigoso. Pernoitámos em Vila Real, com o objectivo de arrancar cedo para o parque nacional Peneda-Gerês, mas o nevoeiro continuava igual. Ficou por isso, para outra oportunidade.

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Fomos à casa de Mateus, e colocámos o carro a carregar aqui https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -vrl-00004. Encontrámo-nos com o SousaCastro para lhe devolver o evse, que acabámos por não usar. Muito obrigado uma vez mais;)

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Rumámos a Viseu, cerca de 110 klms e 15 kWh, mas antes parámos no parque das pedras salgadas. Carregámos aqui https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -vis-00038.

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Jantámos em Viseu e decidimos seguir viagem para o Entroncamento.

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Tivemos 45 minutos a carregar em Coimbra https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -cbr-00007, por opção, porque podiamos ter feito directo para o pcr de Pombal, são cerca de 120 klms, e grande parte do percurso a descer. No pcr de Pombal N/S, carregámos até ficarem fixas as 3 luzes, com paragem aos 80% que é o normal no meu carro, e percorremos mais cerca de 100 klms até ao Entroncamento (15kWh).

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Só regressámos a Lisboa uns dias depois, e o panorama final foi de 1545.2 Klms


Ainda fizémos mais umas centenas de klms nos dias seguintes, chegando quase aos 2000 klms em duas semanas, mas o principal está aqui.

Qualquer dúvida ou pormenor, disponham, tenho todo o gosto em esmiuçar o que acharem pertinente ;)

Não posso deixar de agradecer a todos os companheiros que se disponibilizaram para me emprestar um evse, aos bombeiros, e aos hotéis que me cederam carga. Muito obrigado a todos.
Última edição por Fil em 17 abr 2017, 15:47, editado 20 vezes no total.

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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por Orlando » 25 nov 2016, 20:35

Mais uma aventura com um mk1!!!
Imagino se tivesses um de 30kw...era a volta ao mundo!
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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por Filipe » 25 nov 2016, 20:53

Parabéns pelo apoio da Esponja, Fil :mrgreen:
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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por mjr » 25 nov 2016, 21:52

Muito interessante, grande aventura, Parabéns!

Essa da Schucko com 400V é arrepiante...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por banshee » 25 nov 2016, 22:08

:clap: :clap: :clap: :clap:
belas aventuras

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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por alexmol » 26 nov 2016, 00:06

Fantástico!

Quanto às shucko com 400V aconselho o uso de um vulgar busca-polos. Se o busca-polos acender nos dois pinos então é porque há algo de estranho e é melhor não ligar. Pelo menos evita-se a situação mais comum de terem ligado 2 fases em vez de fase e neutro nas tomadas 230V.
(já me ardeu um carregador de pc portátil numa situação semelhante)

Para quem tem tantas aventuras e carrega em tantos locais diferentes não custa levar um busca-polos no kit.
Alexandre Moleiro

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Re: Diário de Bordo - Fil

Mensagem por LuisG » 26 nov 2016, 00:47

Grande aventura , parabéns . Mais uma prova que é possível!
Andar com o busca polos é boa dica :eusa-think:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
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