Diário de Bordo - RJSC
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Acabei por não fazer a revisão dos 4 anos, mas tive que ir à IPO.
Entretanto na IPO viram que tinha um vidro de um farol de nevoeiro/DRL partido.
Não sei como o vidro partiu sem fazer nada no para-choques.
Uma vez levei um valente estoiro de uma pedra projetada do outro lado da auto-estrada e não vi estragos quando parei. Por sorte deve ter ido virada ao farol de nevoeiro.
Passei na secção de peças da Nissan e queriam 120€+IVA+ Mão de obra para mudar o farol. Vim para casa e fui às compras on-line. Comprei o farol de origem (que é fabricado pela Valeo) da Alemanha por 68€.
Valeu bem a pena, poupar mais de 60€, só me queixo do trabalho exagerado que é necessário para tirar as forras de plástico para chegar ao farol.
Fora isso, vai com 72000Km, e 80% da capacidade original da bateria.
O que mais dói nos VE's do presente é a degradação das baterias e ainda pior, a recusa da Nissan em vender e instalar baterias de 30kWh ou mais nos modelos antigos sem justificação técnica.
Entretanto na IPO viram que tinha um vidro de um farol de nevoeiro/DRL partido.
Não sei como o vidro partiu sem fazer nada no para-choques.
Uma vez levei um valente estoiro de uma pedra projetada do outro lado da auto-estrada e não vi estragos quando parei. Por sorte deve ter ido virada ao farol de nevoeiro.
Passei na secção de peças da Nissan e queriam 120€+IVA+ Mão de obra para mudar o farol. Vim para casa e fui às compras on-line. Comprei o farol de origem (que é fabricado pela Valeo) da Alemanha por 68€.
Valeu bem a pena, poupar mais de 60€, só me queixo do trabalho exagerado que é necessário para tirar as forras de plástico para chegar ao farol.
Fora isso, vai com 72000Km, e 80% da capacidade original da bateria.
O que mais dói nos VE's do presente é a degradação das baterias e ainda pior, a recusa da Nissan em vender e instalar baterias de 30kWh ou mais nos modelos antigos sem justificação técnica.
Última edição por RJSC em 19 ago 2020, 10:08, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Os 5 anos de garantia já passaram.
70000Km rodados ao meu serviço (87000km no total)
Contas de merceeiro: Qualquer dia já dá para pagar uma bateria nova.
A atual vai com 78% de capacidade (10 barras).
70000Km rodados ao meu serviço (87000km no total)
Contas de merceeiro: Qualquer dia já dá para pagar uma bateria nova.
A atual vai com 78% de capacidade (10 barras).
- galt
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Excelente comparativo.
Se a autonomia não for um problema no dia-a-dia tens bateria para mais 4 ou 5 anos.
Continua a viajar a eletrões
Se a autonomia não for um problema no dia-a-dia tens bateria para mais 4 ou 5 anos.
Continua a viajar a eletrões
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Já que a Nissan não faz upgrades de bateria, tive eu que o fazer:
Comprei uma CAN Bridge da Dala's EV Repair: https://dalasevrepair.fi/can-bridges/
O chicote de adaptação , em vez de gastar mais 250€, retirei a ficha de 22 pinos do pack de 24kWh e a de 36 pinos trouxe da sucata também: No final de um dia de trabalho, com um amigo, 3 macacos hidráulicos, 4 suportes de automóvel, um porta paletes e uns barrotes de madeira lá conseguimos trocar o pack até à meia noite.
Resultado final, melhor que novo.
Arranjei uma bateria de 30kWh praticamente nova na sucata.Comprei uma CAN Bridge da Dala's EV Repair: https://dalasevrepair.fi/can-bridges/
O chicote de adaptação , em vez de gastar mais 250€, retirei a ficha de 22 pinos do pack de 24kWh e a de 36 pinos trouxe da sucata também: No final de um dia de trabalho, com um amigo, 3 macacos hidráulicos, 4 suportes de automóvel, um porta paletes e uns barrotes de madeira lá conseguimos trocar o pack até à meia noite.
Resultado final, melhor que novo.
- galt
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Parabéns Ricardo. Uma excelente aposta e de reutilização.
Só tu que dominas a eletrónica para obter um resultado ótimo.
Só tu que dominas a eletrónica para obter um resultado ótimo.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
Re: Diário de Bordo - RJSC
Muito bem!
- Apr
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Muito bem, 2 pessoas e uns macacos nao deve ter sido nada facil trocar o pack, não tens mais umas fotos do processo?
O que vais fazer ao pack antigo?
O que vais fazer ao pack antigo?
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Fotos não tirei nada além do adaptador feito com o conector da bateria velha. Lembrei-me de fotografar o adaptador com componentes reutilizados porque foi algo que não vi documentado na internet até ao momento.
O resto, o Daniel Oster que me vendeu a CAN Bridge já preparou um vídeo:
No meu caso não arranjei rampas e o porta paletes a que tive acesso não tem altura para retirar e elevar a bateria de uma vez só como no vídeo. Tivemos que elevar um bocado a bateria, calçar o pack, meter uns barrotes de madeira no porta paletes e levantar o resto.
Além disso também não cortei a alcatifa para fazer as ligações da bridge e os 12V retirei da mesma cablagem em vez de ir buscar à porta OBD como ele fez.
Tenho também a foto da minha ligação da bridge: A bateria velha tem 16kWh, e ainda estou a ver o que há de inversores para casa com capacidade on-grid e off-grid e preço que possa pagar.
O principal interesse que tenho na bateria em casa será para backup em caso de falha de energia.
Ainda estou indeciso se fico com ela ou a vendo.
O resto, o Daniel Oster que me vendeu a CAN Bridge já preparou um vídeo:
No meu caso não arranjei rampas e o porta paletes a que tive acesso não tem altura para retirar e elevar a bateria de uma vez só como no vídeo. Tivemos que elevar um bocado a bateria, calçar o pack, meter uns barrotes de madeira no porta paletes e levantar o resto.
Além disso também não cortei a alcatifa para fazer as ligações da bridge e os 12V retirei da mesma cablagem em vez de ir buscar à porta OBD como ele fez.
Tenho também a foto da minha ligação da bridge: A bateria velha tem 16kWh, e ainda estou a ver o que há de inversores para casa com capacidade on-grid e off-grid e preço que possa pagar.
O principal interesse que tenho na bateria em casa será para backup em caso de falha de energia.
Ainda estou indeciso se fico com ela ou a vendo.
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - RJSC
Como disse no outro tópico, parabéns pela coragem. Além do saber fazer, colocar o pilim à frente de uma empreitada dessas é d'home! Boa!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Diário de Bordo - RJSC
Não tem é qualquer tipo de garantia, por isso há sempre algum risco associado a este investimento!