Diário de Bordo - mrr

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mrr
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr » 29 abr 2014, 21:19

Conclusão, não há muitos dados que se possa avaliar se existe ou não mais degradação entre carregar a 10A ou 30A. Pelo menos comentários maus não os vi por isso acho que vou mesmo avançar com um EVSE de 30A, só falta o pior, obedecer a norma 3B (Bom, Barato, Bonito) :lol:

Ando mais inclinado para o "JuiceBox Premium Fully Assembled Unit" do site http://emotorwerks.com , já tem wireless, faz relatórios via web, display, parametrização de varias funções, parece bem fixe. O único problema é não ser muito portátil, a ficha do mjr é bem mais pratica, não sei, vou analisar melhor os pós e contras de cada.

Sugestões?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

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Malm
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Malm » 29 abr 2014, 22:05

mjr Escreveu:Já não me recordo das especifidades desse teste, mas ele terá sido feito com a mesma duração total para ambos casos? 1000 ciclos em cargas rápidas duram muito menos tempo que 1000 ciclos em carga lenta. Como sabemos o fator principal na degradação é a temperatura associada ao tempo de exposição a essa temperatura. Testes mais longos estão em desvantagem para com testes mais curtos.
Não esquecer que estou a falar do i-MiEV. No caso de dois carregamentos rápidos seguidos num i-MiEV, posso iniciar o carregamento com 29ºC e no final do 2º carregamento ter 26ºC. Num carregamento lento, se começar com 29º C ao fim de 5 horas tenho 34º C. Se no meu pack eu tiver 29ºC e precisar de carga e tiver oportunidade de escolher entre um lento de 5 horas e dois rápidos de 20 minutos, eu estou convicto que os dois rápidos são mais saudáveis para a minha bateria. Penso que estes resultados que eu verifico no meu carro são suficientes para prever uma menor degradação com carregamentos rápidos. De facto, sem o tempo que durou cada um dos ensaios podemos atribuir a menor degradação ao menor tempo de duração do teste, se realmente for o caso :? .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por VETL » 29 abr 2014, 22:14

mrr Escreveu:Eu pensei em comprar o "JuiceBox Premium Fully Assembled Unit - no input cable" sem cabo de saída e comprar uma tomada menekes e aplicar na saída da JuiceBox. Depois usava o meu cabo menekes<->J1772 para carregar o Leaf e tinha sempre a possibilidade de carregar outros EV com cabo diferente do J1772, o único problema é que o cabo que tenho só dá até 20A. :?

JuiceBox Premium Fully Assembled Unit -> http://emotorwerks.com/products/online- ... ng-station
Menekes -> http://www.aliexpress.com/item/IEC62196 ... 29531.html
E já contactou as empresas nacionais?
Lembro-me que por exemplo a MagnunCap tinha este quadro com EVSE de 16A + cabo com ficha para o carro a preço simpático.
[IMG]http://s16.postimg.cc/w2hktt6dh/image002.jpg[/IMG]
Talvez também arranjem EVSE de 32A para esse quadro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr » 29 abr 2014, 22:26

VETL Escreveu:
mrr Escreveu:Eu pensei em comprar o "JuiceBox Premium Fully Assembled Unit - no input cable" sem cabo de saída e comprar uma tomada menekes e aplicar na saída da JuiceBox. Depois usava o meu cabo menekes<->J1772 para carregar o Leaf e tinha sempre a possibilidade de carregar outros EV com cabo diferente do J1772, o único problema é que o cabo que tenho só dá até 20A. :?

JuiceBox Premium Fully Assembled Unit -> http://emotorwerks.com/products/online- ... ng-station
Menekes -> http://www.aliexpress.com/item/IEC62196 ... 29531.html
E já contactou as empresas nacionais?
Lembro-me que por exemplo a MagnunCap tinha este quadro com EVSE de 16A + cabo com ficha para o carro a preço simpático.
[IMG]http://s16.postimg.cc/w2hktt6dh/image002.jpg[/IMG]
Talvez também arranjem EVSE de 32A para esse quadro.
Sim já, preço não é assim muito simpático(+/-700+iva). A nível de funcionalidades não tem nada de especial é um simples EVSE.
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por VETL » 29 abr 2014, 22:53

mrr Escreveu:Sim já, preço não é assim muito simpático(+/-700+iva). A nível de funcionalidades não tem nada de especial é um simples EVSE.
Está mais caro então...
Incluía montagem.

Simples EVSE não: Podemos escolher três modos de carga e a comodidade de chegar a casa e não ter que andar a tirar cabo, pendurar cabo, arrumar cabo, paga-se :P
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Apr » 30 abr 2014, 00:49

Apr Escreveu:Está aqui uma thread que fala desse tema
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=9&t=11978


Desculpa não consigo resumi-la, só a vou ler mais logo.
O resumo desta thread é que apesar de ser o dobro da potencia ainda é uma carga lenta, o aumento de temperatura existe mas é tão prejudicial quanto uma carga a 10A a uma temperatura mais elevada.

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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mjr » 30 abr 2014, 07:14

A 32A estamos a falar de perdas por efeito de Joule na ordem dos 40W na bateria. Completamente irrelevante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr » 17 mai 2014, 20:10

Bem pessoal, já à muito que não escrevia no meu DB, mas hoje decidi partilhar algo um pouco fora do comum que me aconteceu.

Esta semana estive de ferias e deixei o carro com o meu Pai, como ele andou pouco com ele acabou por passar 3 dias com bateria a rondar os 60% e na "garagem".
Ontem lá decidiu pegar no carro e não é que o carro não dava sinal, não ligava, não abria, não abria a porta de carregamento, etc etc, completamente morto. Muito estranho, liguei para o concessionário e disseram-me para ligar para a Nissan Portugal, pois era muito estranho o que estava a acontecer. O meu Pai lá falou com a Nissan e descobriram que a bateria de 12V estava completamente descarregada, conclusão toca a carregar essa bateria com um carregador de 12V, lá carregou um pouco e o carro lá voltou ao normal.
Conclusão, não sei o que aconteceu, se ele deixou alguma luz acesa ou o carro ligado, não faço ideia, até perdeu as configuração(idioma, agendamentos de carga, etc).

Mas o dia não acabou por aqui. Acabo de aterrar no aeroporto do Porto e ligo-lhe, diz-me ele: "Vim no teu carro e não sei se temos carga que chegue para ir embora, ainda por cima distrai-me e quando me apercebi vinha a 130km/h durante algum tempo", bem só me faltava esta, chego ao carro tinha 27% / 34,8 SOC e tinha que fazer 40km (para muitos de vocês pode parecer fácil de os fazer, mas eu nunca arrisquei como ontem), bem ainda pensei em carregar no porto mas tinha medo de não ter postos a funcionar e o PCR na Nissan estava fechado a hora que cheguei. Lá me meti na A28 até Vila do Conde (+/- 20km) sempre a velocidade média de 65km (sim em plena autoestrada), restantes 20km em nacional também a velocidades bem reduzidas (40-50km/h) bem lã consegui chegar a casa e com ---% / 15,3 SOC.
Foi um dia para não esquecer nunca...
Última edição por mrr em 18 mai 2014, 21:45, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Malm » 17 mai 2014, 20:21

Estou a ver que não há nada melhor para testar todos os limites do que emprestar os carros aos nossos pais. Quando estiver aborrecido, já sei o que tenho de fazer.
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Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mjr » 17 mai 2014, 21:01

Sobre a bateria descarregada, provavelmente terá ficado ligado em ACC. As luzes apagam-se ao fim de alguns minutos, pelo que não deve ser isso. Não é preciso grande coisa para por o carro operacional, este Verão com uma bateria de 12V 3Ah consegui ressuscitar o meu carro. Recomendo que fique pelo menos meia hora em Ready do Drive para carregar a bateria de 12V.

Estes carros são fantásticos para andar depressa, é mesmo pena terem pouca autonomia. Como se vê, a velocidades Malmonásticas é possível grandes autonomias no Leaf. 40km com 15% de SOC, é obra!
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