Página 1 de 1

Diário de Bordo - Volt

Enviado: 09 set 2013, 18:04
por Volt
Vivas a todos. :-).

Junto-me ao clube dos felizes proprietários de um Nissan Leaf. Comprei o meu com 5 mil e picos quilómetros e 10 meses de idade. Foi carro de serviço da Nissan e está com óptimo aspecto. Calhou ter cor de tintol, o que me agrada bastante. Mas tem algo que me agrada muito mais, que é o facto de ser um VE. Após 92 mil quilómetros em Vectrix, não me senti capaz de, com a perspectiva de ver a família crescer, além de aumentar o número de rodas, atrasar-me na mentalidade e tecnologia ultrapassada que equipa os veículos a CI. :-p.

O meu Leaf (que baptizei de Mega-ZEV como refiro no DB que criei naquele que é um dos meus pontos de navegação obrigatórios desde há vários anos para cá, o fórum NovaEnergia), já foi analisado pelo ruimegas (podes meter aqui aqueles prints que tiraste, sff? :-D.) na sexta-feira passada, na Marina de Oeiras, no café semanal que ali temos realizado.

O MZ (Mega-ZEV) já teve 20 cargas rápidas e nenhuma foi minha. Mas o Rui é capaz de saber o estado dele melhor do que eu. Ó Rui, dá aí uma ajudinha. ;-).

:-).

Re: Diário de Bordo - Volt

Enviado: 09 set 2013, 18:56
por lmlr
Parabéns! Bons quilómetros.

Re: Diário de Bordo - Volt

Enviado: 09 set 2013, 19:35
por ledve
parabens, boa sorte. :)

Re: Diário de Bordo - Volt

Enviado: 09 set 2013, 19:57
por ruimegas
Desculpa o atraso VOLT...tenho estado ocupado

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-Z2L2 ... .43.45.png[/IMG]

Cumprimentos

Re: Diário de Bordo - Volt

Enviado: 09 set 2013, 20:53
por Fil
Força nisso Volt, muitos e bons klms ;)

Re: Diário de Bordo - Volt

Enviado: 25 set 2013, 19:33
por Volt
Vivas a todos e obrigado pela recepção. :-).

Tenho um outro diário de bordo além deste, no fórum NovaEnergia, que é mais educacional, pois por lá ando a mostrar como o Leaf funciona, enquanto que aqui sou mais eu que vou aprendendo convosco. :-D.

Cheguei aos 300 kWh consumidos, em 20 dias e em mil setecentos e "picos" KM feitos. Ando a gastar uma média de 18 kWh a cada 100 KM. Parece-me um pouco elevada, mas a realidade é que o meu dia-a-dia varia entre os arranques nos semáforos lisboetas e a A2 a velocidades de AE. No mostrador ando com uma média de 0,14 kWh (isto deve apenas contabilizar o acelerador), 40 kph de velocidade média, e planto duas a três árvores por cada sentido de viagem diária. :-D.

No bi-horário, creio que ando com um gasto de 2€ aos 100 KM. É pelo menos o dobro do que gastava com a mota... O carregador de 10Ah tem injectado cerca de 2,25 kWh (0,25€ por hora), ao passo que o cabo Mennekes 16Ah de 7 pinos tem puxado dos Mobi.E cerca de 3,60 kWh (0,40€ por hora).

Fiz um vídeo com o ELM327 a trabalhar enquanto eu estava no "pára arranca". Os primeiros 2 minutos são uma seca a ver a reacção das células à "condução", mas depois mudo para os outros ecrãs e sempre se vê a restante informação.



Pergunta da praxe: Os vossos valores são parecidos com os meus? Detectam algo menos normal?

Obrigado. :-).

Re: Diário de Bordo - Volt

Enviado: 25 set 2013, 20:14
por mjr
Perfeitamente normal. 18kW.h/100km é normal para velocidades de AE e arranques rápidos nos semáforos ;). Dá uma autonomia de mais de 130km numa bateria nova.

Gastar o dobro da mota é normal e esperado tendo em conta a diferença brutal de peso e também de velocidade em AE.

O ELM327 é muito útil quando a carga da bateria está fraca e o carro "esconde" energia do condutor. Dá para ir mais descansado até quase aos 0% de carga.