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Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 17 abr 2022, 22:27
por rnlcarlov
Na minha opinião, se é para fazer upgrade então que seja para um carro que dê para fazer muito mais coisas. Por exemplo viagens de férias mais longas com menos esforço. Infelizmente dentro da plataforma Leaf continuamos com o problema da falta de arrefecimento, que no Verão dá o que se sabe.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 18 abr 2022, 11:10
por rjspedition
Acaba por ser interessante a evolução da degradação ao longo destes anos: a 1ª barra perdeu-se com 150k Km, a 2ª aos 178k Km e a 3ª aos 246k Km.
Pelo que tenho lido ultimamente aqui e em grupos de facebook, a degradação nos Leaf de 24 parece ocorrer de forma bem mais lenta do que nos de 30.
Atualmente faço entre 100 e 120Km com carga completa, mediante o relevo dos percursos.
Era tão bom o meu de 30 chegar aos 246kkm a fazer 120km. :think:
Tinha carro para mais uns 6 anos no meu ritmo habitual. :)

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 18 abr 2022, 11:55
por LAbreu
prgc Escreveu:
17 abr 2022, 21:46
Levanta-se a questão da eventual troca de bateria.
Quando chegar o momento em que a autonomia não seja suficiente terei que ponderar se faz sentido trocar a bateria deste Leaf, com eventual upgrade para 40 ou 62 Kw, ou se será melhor investir num outro carro.
No caso de optar pela troca, a compra de uma bateria de um salvado poderá ser uma opção. Neste caso, há alguma forma de ter uma ideia do estado da bateria?
Trocar a bateria a um carro que ja tem mais de 250 000 kms? :think:
Se fosse um carro a combustão com 250 000 kms alguem trocava o motor se tivesse uma falha catastrofica?

É que tudo ja sofreu degradação e ja cumpriu a sua "vida util" estimada. Mais logico parece-me vender o carro a alguem (que são muitos) que não precise de tanta autonomia (embora todos acham sempre que fazem muitos kms e que precisam de carros com centenas de kms de autonomia). É claro que tudo depende do preço...

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 25 abr 2022, 20:04
por santanamos
LAbreu Escreveu:
18 abr 2022, 11:55
prgc Escreveu:
17 abr 2022, 21:46
Levanta-se a questão da eventual troca de bateria.
Quando chegar o momento em que a autonomia não seja suficiente terei que ponderar se faz sentido trocar a bateria deste Leaf, com eventual upgrade para 40 ou 62 Kw, ou se será melhor investir num outro carro.
No caso de optar pela troca, a compra de uma bateria de um salvado poderá ser uma opção. Neste caso, há alguma forma de ter uma ideia do estado da bateria?
Trocar a bateria a um carro que ja tem mais de 250 000 kms? :think:
Se fosse um carro a combustão com 250 000 kms alguem trocava o motor se tivesse uma falha catastrofica?

É que tudo ja sofreu degradação e ja cumpriu a sua "vida util" estimada. Mais logico parece-me vender o carro a alguem (que são muitos) que não precise de tanta autonomia (embora todos acham sempre que fazem muitos kms e que precisam de carros com centenas de kms de autonomia). É claro que tudo depende do preço...
Porque não? Meti um motor num carro CI que deu o estoiro após o milhão de kms. Andei mais um tempo com ele e vendi em bom estado.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 30 abr 2022, 16:15
por Apr
prgc Escreveu:
17 abr 2022, 21:46
Levanta-se a questão da eventual troca de bateria.
Quando chegar o momento em que a autonomia não seja suficiente terei que ponderar se faz sentido trocar a bateria deste Leaf, com eventual upgrade para 40 ou 62 Kw, ou se será melhor investir num outro carro.
No caso de optar pela troca, a compra de uma bateria de um salvado poderá ser uma opção. Neste caso, há alguma forma de ter uma ideia do estado da bateria?

Acho que se queres mais bateria a solução mais simples é trocar o teu VE por um que traga a capacidade que pretendes, um pack de um salvado metido num carro é uma cena que é só para quem está disposto a aceitar todas as consequencias de algum eventual problema que apareça no futuro. Creio que é divorcio certo com a marca e para alem disso acho que poderá ser bastante mais dificil tentar vender um carro "mexido".

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 01 mai 2022, 11:54
por prgc
Obrigado pelo vosso feedback.

Efetivamente terei que ponderar muito bem a possibilidade de troca de bateria (com um custo entre os 6000€ e os 10000€ num carro com 250 ou 300k Km... Há uma série de componentes que terão sofrido desgaste e não sei qual será a durabilidade desses componentes...

Terei que ir esclarecendo algumas dúvidas e ao mesmo tempo fazer o mealheiro :roll:

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 27 mai 2022, 19:22
por prgc
Boa tarde

estou com um problema nos carregamentos:
- quando ligo o cabo (sabonete) para carregar, as 3 luzes azuis piscam de forma intermitente e ouve-se 3 bips também intermitentes, e o carro não inicia a carga.

Depois de algumas tentativas o carro inicia a carga, mas é provável que seja sintomas de avaria...

Alguém já teve esta experiência?
Alguém tem um palpite do que possa ser?

Obrigado!

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 27 mai 2022, 21:32
por BrunoAlves
Piscam ao mesmo tempo ou uma de cada vez, em rotação?
Se for a segunda, não é só o temporizador? Se bem me recordo era isso que fazia quando se ligava o carregador com o temporizador activo: fazia "pi pi pi" e os leds ficavam a rodar a piscar.

Já experimentaste num posto público em AC? Outro EVSE?

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 28 mai 2022, 10:16
por prgc
Piscam as 3 ao mesmo tempo.

A questão do temporizador é exatamente como dizes.
Mas este sintoma tem acontecido quer seja com o temporizador, ou quando desligo o temporizador (com a luz do meio acesa).
Uso os postos públicos muito pontualmente, e ainda não me aconteceu nesses postos.

Re: diário de bordo - prgc

Enviado: 28 mai 2022, 12:39
por mafgod
Será algum mau contato do pino do cabo que indica a presença do cabo? Ou mesmo algum problema com a resistência no cabo? Se tiveres a possibilidade tenta validar com outro cabo.
Já viste a tensão da rede, está ok? Nem muito acima nem muito abaixo? Como está a terra no circuit