diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 26 ago 2013, 23:26

No domingo lá fui eu novamente em direção a Corroios, agora com carga a 80%, já que no dia anterior tinha comprovado que seria mais que suficiente para chegar ao destino.
De notar a marca dos 1.000 Km :)
Imagem
Foi este o primeiro dia em que realmente alarguei a utilização do carro! :D

Imagem
Imagem

Na verdade este dia teve um pequeno sobresalto... Quando cheguei ao local, ia com a ideia de pedir uma tomada "emprestada". Acontece que a pessoa com quem falei ficou aparentemente em pânico... "eh pá.... não sei... se calhar....." Lá foi falar com outra pessoa da organização do evento que veio ter comigo. Eu tentei explicar que aquilo é para utilização doméstica, portanto poderia estar descansado, que não haveria problema de maior. Ele disse-me que sabia, trabalhava na Renault... :D FIXE Lá ficou o carro a carregar até ao fim do espetáculo.
Portanto correu tudo lindamente
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 26 ago 2013, 23:39

Hoje também foi um dia interessante.
Consegui aceder aos postos Mobi.e.
O cartão chegou durante a semana que estive de férias. Acontece que, como não tinha o adaptador, não poderia carregar nesses postos. E já tinha procurado no AKI, L. Merlin, e outras casas de electricidade, mas não estava a encontr. Queria também evitar que esse adaptador tivesse cabo. Que fosse uma só peça, como tinha sugerido o pafi. E eis que fui pesquisar na net e encontro uma loja na Costa de Caparica que tinha o dito artigo, liguei e atendeu-me um senhor que foi bem sipático! Sugeriu-me que fizesse a compra online e que fosse levantar o artigo ao balcão, assim ficaria mais barato cerca de 6€, custou 13.50€.

Imagem
Comprei também um contador, para ter uma ideia de quanto irei gastar em electricidade.

Imagem
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 26 ago 2013, 23:46

Hoje, ao fazer a primeira utilização do posto Mobi.e, fiquei um pouco atrapalhado...
O adaptador de 3 pinos encaixou na perfeição, mas o ESVE ficou a fazer alguma pressão dentro da caixa do posto... Se a ficha fosse estendida em vez de ser em "L", não faria essa pressão... :?
será melhor trocar de adaptador?
Imagem

Imagem
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por ruimegas » 27 ago 2013, 07:53

Se me permites acho que devias de trocar o adaptador por um com cabo. Nos Leroy Merlin tem muitos.

Reparei que estás a usar o cabo de 10 amperes o que demora mais a carregar. Aconselho-te a falar na Nissan da hipotese de te darem um cabo Mennekes ou no minimo venderem-to a bom preço pois ganhas no tempo de carregamento ao carregares a 16 amperes.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por galt » 27 ago 2013, 16:04

Nos postos publicos é fundamental carregar a 16ah. Em 2 horas na maioria dos casos carrega o suficiente para chegar ao destino. Carregar a 10ah é um desespero.
Recomendo também um cabo para carregar a 16 ah.
:roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 27 ago 2013, 20:01

Ora... parece que preciso de mais informação.... e na altura que comprei o carro, talvez não estivesse muito elucidado em relação aos carregamentos nos postos Mobi.e e em relação ao mennekes... :(
ruimegas Escreveu:Se me permites acho que devias de trocar o adaptador por um com cabo. Nos Leroy Merlin tem muitos.

Reparei que est´as a usar o cabo de 10 amperes o que demora mais a carregar. Aconselho-te a falar na Nissan da hipotese de te darem um cabo Mennekes ou no minimo venderem-to a bom preço pois ganhas no tempo de carregamento ao carregares a 16 amperes.

Cumprimentos
Sim, o cabo é o fornecido na compra (10A). Fui procurar novamente, mas não encontrei feito... terei que o fazer.
Que comprimento acham que deve ter o cabo? Mas assim há uma nova situação: a ficha do ESVE ficará visível e acessível a quem passar junto dela. Vocês usam alguma segurança (cadeado ou algo do género) para prender o ESVE à extenção que se vai ligar no posto?

Não deveria ser dado adquirido que o cabo Mennekes é importante para os carregamentos em postos públicos??? :x
No mínimo deveria ser tópico de conversa para quem está interessado em comprar VE...

Já aqui há uns dias o mjr tinha falado num mennekes de 32A... Sabem se estes estão à venda e quanto será o preço?
Amanhã vou ao stand e falarei sobre isto com o Sr. Luís... Veremos o que consigo negociar...
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 27 ago 2013, 20:02

galt Escreveu:Nos postos publicos é fundamental carregar a 16ah. Em 2 horas na maioria dos casos carrega o suficiente para chegar ao destino. Carregar a 10ah é um desespero.
Recomendo também um cabo para carregar a 16 ah.
:roll:
É mesmo secante.... Para já não tem feito muita diferença... mas se alguma vez precisar de carregar mais rápido tou tramado... :?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por lmlr » 27 ago 2013, 20:48

Eu tinha exigido o mennekes na compra.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por ruimegas » 28 ago 2013, 11:17

de facto a melhor solução para carregamentos exteriores é o cabo Mennekes pois na tomada preta do posto existem garras que se activam quando carregas que impede que "brincalhões" te desliguem por esse lado o cabo e no carro podes colocar um cadeado. Não impede que quem quiser parta aquilo tudo mas pelos menos não convida a desligar.

O EVSE de 16 amperes também é uma solução pois tem tomada CEE na ponta e assim não é necessário andar com adaptadores de Schuko para CEE que pode sempre ser desligado por quem quiser.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por prgc » 28 ago 2013, 13:36

Hoje tive que passar no Auto Júlio das Caldas, e aproveitei para falar sobre o mennekes.
Disseram-me que as ordens da Nissan são claras: só está incluido o ESVE de 10A... Mas assim não é nada prático aceder aos carregamentos públicos...
Entretanto fomos à oficina para ver se teriam algum dos que eram atribuidos aos leaf's anteriores. Para já não há nada.... terei que aguardar. e eventualmente juntar uns trocos para o cabo.

Agora, será melhor adquirir o mennekes ou um cabo como o antigo ESVE de 16A? (não sei se neste caso é um cabo, mas sem o "sabonete")???
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”