RJSC Escreveu:Mas eu nem Leaf tenho...
DIÁRIO DE BORDO - mjr
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Hoje tive a oportunidade de carregar pela primeira vez o meu LEAF com o sistema de carga rápida, na Caetano Power do Porto:

Quando iniciou a carga, estava a indicar que o SOC da bateria era de 83% (bate certo com as 10 barras que tinha), mas passado 10 minutos o carregador rápido já estava a indicar a bateria a 99% mas dentro do carro ainda só tinha 11 barras e os km estimados continuavam a subir ao mesmo ritmo. De alguma maneira o SOC indicado pelo carregador é diferente do indicado pelo carro. Como não tinha mais tempo disponível fiquei por aqui.
Outra curiosidade é que o indicador de kWh consumidos esteve sempre parado nos 0.00kWh. Vou aguardar pelo aparecimento da carga no portal mobi.e para verificar se é uma questão da indicação no painel frontal ou se de facto não estavam a ser medidos os kWh consumidos (gastos da rede, não os colocados no carro).

Quando iniciou a carga, estava a indicar que o SOC da bateria era de 83% (bate certo com as 10 barras que tinha), mas passado 10 minutos o carregador rápido já estava a indicar a bateria a 99% mas dentro do carro ainda só tinha 11 barras e os km estimados continuavam a subir ao mesmo ritmo. De alguma maneira o SOC indicado pelo carregador é diferente do indicado pelo carro. Como não tinha mais tempo disponível fiquei por aqui.
Outra curiosidade é que o indicador de kWh consumidos esteve sempre parado nos 0.00kWh. Vou aguardar pelo aparecimento da carga no portal mobi.e para verificar se é uma questão da indicação no painel frontal ou se de facto não estavam a ser medidos os kWh consumidos (gastos da rede, não os colocados no carro).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Não sei se os carregadores rápidos nas oficinas nissan estão ligados a Mobi.e. No meu portal não aparecem os carregamentos lá efectuados.
No carregador rápido da A5 aparecem 4 opções após a introdução da passw. senão me engano é carregar, trocar a pass, outra que nao me lembro e cancelar.
No da Nissan no estádio da Luz só aparece carregar e cancelar.
No carregador rápido da A5 aparecem 4 opções após a introdução da passw. senão me engano é carregar, trocar a pass, outra que nao me lembro e cancelar.
No da Nissan no estádio da Luz só aparece carregar e cancelar.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O posto é Mobi.e pois funciona como cartão Mobi.e. Pode não estar é ligado em rede ainda. As opções que aparecem são as mesmas que no posto de CL da EDP junto à Casa da Música.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Certo...mjr Escreveu:O posto é Mobi.e pois funciona com o cartão Mobi.e. Pode não estar é ligado em rede ainda.
Mas eu acho é que nunca vai estar ligado a rede mobi.e
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Se nunca for ligado à rede e funcionar, óptimo! Desse modo serão sempre gratuitos os carregamentos 
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Confirmo essa situaçãovgomes Escreveu:Não sei se os carregadores rápidos nas oficinas nissan estão ligados a Mobi.e. No meu portal não aparecem os carregamentos lá efectuados.
No carregador rápido da A5 aparecem 4 opções após a introdução da passw. senão me engano é carregar, trocar a pass, outra que nao me lembro e cancelar.
No da Nissan no estádio da Luz só aparece carregar e cancelar.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Hoje usei o posto de carregamento no El Corte Inglês:

São dois lugares, cada um com uma tomada Schuko e interruptor.
Com o adaptador para CEE a aumentar o momento (efeito alavanca) e o peso do EVSE quase que danifica a tomada Schuko. Após 1:30 de carga estava a fazer compras e recebo um mail a avisar que a carga tinha terminado. Vi no Carwings que o carro já não estava ligado à rede e preocupado fui verificar o que tinha acontecido a pensar que poderiam ter levado o EVSE (ainda não coloquei o aloquete, ou cadeado se preferirem). No local, estava tudo ligado mas o carro não estava de facto a carregar e o LED do EVSE estava apagado. Era o interruptor da tomada que estava desligado. Não sei se seria um simples interruptor ou teria alguma função extra de protecção contra corrente elevada ou temperatura. O facto é que a ficha adaptadora estava MUITO quente, algo que nas tomadas de minha casa não acontece. O problema poderá ser em parte causado pelo efeito de alavanca do adaptador e do peso do EVSE que ao inclinar muito a ficha poderá ter diminuído a área de contacto e provocado o aquecimento por efeito de Joule. Neste caso o ideal será utilizar um adaptador com um cabo de 1,5m de modo a que o EVSE possa ficar pousado no chão sem colocar em stress a tomada.

São dois lugares, cada um com uma tomada Schuko e interruptor.
Com o adaptador para CEE a aumentar o momento (efeito alavanca) e o peso do EVSE quase que danifica a tomada Schuko. Após 1:30 de carga estava a fazer compras e recebo um mail a avisar que a carga tinha terminado. Vi no Carwings que o carro já não estava ligado à rede e preocupado fui verificar o que tinha acontecido a pensar que poderiam ter levado o EVSE (ainda não coloquei o aloquete, ou cadeado se preferirem). No local, estava tudo ligado mas o carro não estava de facto a carregar e o LED do EVSE estava apagado. Era o interruptor da tomada que estava desligado. Não sei se seria um simples interruptor ou teria alguma função extra de protecção contra corrente elevada ou temperatura. O facto é que a ficha adaptadora estava MUITO quente, algo que nas tomadas de minha casa não acontece. O problema poderá ser em parte causado pelo efeito de alavanca do adaptador e do peso do EVSE que ao inclinar muito a ficha poderá ter diminuído a área de contacto e provocado o aquecimento por efeito de Joule. Neste caso o ideal será utilizar um adaptador com um cabo de 1,5m de modo a que o EVSE possa ficar pousado no chão sem colocar em stress a tomada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
victormcpinto
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Tem sido o meu ponto de carga exterior preferido, para reforço de carga de 1/2 horas, permitindo-me um regresso a casa mais vivo. Aconteceu-me o mesmo com o cabo curto pelo que tive de o alterar. Não tive mais problemas. A tomada tem um interruptor que pode ser accionado por alguém que não gosta de ver aqueles 2 lugares reservados...
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
...e que não sabe que somos logo informados desse corte de alimentaçãovictormcpinto Escreveu:A tomada tem um interruptor que pode ser accionado por alguém que não gosta de ver aqueles 2 lugares reservados...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt