Ora aí está correto é substituir o pack todoFilipe Escreveu:Mais uma vez mjr está correto, só haveria uma hipotese de se fazer uma correção melhor, era subestituir todo o pack
por um novo, como já o fizeram a um nosso associado, mas isso sai muito mais caro á Nissan.
Diário de bordo de vip
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Orlando
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Re: Diário de bordo de vip
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Re: Diário de bordo de vip
Nos Mitsubishi é sempre substituído o pack todo. Estando na garantia, quando uma célula não carrega, substituem o pack todo. Conheço dois casos na américa. Quandos se vê a capacidade do carro diminuir para metade numa semana, já sabemos que vamos ter direito a bateria nova.
Espero que quando acabar a garantia possamos substituir apenas a célula danificada. Eu até acho que se deveria trocar a posição das células de tempos em tempos no pack, já que elas aquecem de forma heterogénea, sendo que tal se deverá, em parte, à posição que ocupam no pack. Entretanto tenho mandado sucessivos mails para a Mitsubishi a questionar o que é para eles considerado degradação anormal para 5 anos ou 100.000 km (a Nissan já tem essa situação bem clarificada) e nem uma resposta
. Vou telefonar-lhes novamente esta semana, já que também quero questioná-los sobre a possibilidade de obter o cabo mennekes.
Pelas informações que tenho obtido, o facto de o meu carro apenas carregar até aos 96% numa carga completa está relacionado com a degradação. Se for por aqui que é calculada a degradação, 4% em dois anos e meio e 50.000 km é muito pouco. Só que também sabemos que, dependendendo das situações, posso ficar parado com 15% ou 8%, ou quem sabe mesmo só com 5% (tal e qual um novo), dependendo da forma com ocorreu a descarga. O que eu agradeço a todos os santos terem feito o Canion e assim eu poder ter a célula 73 debaixo de olho abaixo dos 20% de SoC (que para quem não sabe, já é bem dentro da "reserva" - 2 barras a piscar). É que de outra maneira, era um enorme stress mal eu entrasse na reserva.
Espero que quando acabar a garantia possamos substituir apenas a célula danificada. Eu até acho que se deveria trocar a posição das células de tempos em tempos no pack, já que elas aquecem de forma heterogénea, sendo que tal se deverá, em parte, à posição que ocupam no pack. Entretanto tenho mandado sucessivos mails para a Mitsubishi a questionar o que é para eles considerado degradação anormal para 5 anos ou 100.000 km (a Nissan já tem essa situação bem clarificada) e nem uma resposta
Pelas informações que tenho obtido, o facto de o meu carro apenas carregar até aos 96% numa carga completa está relacionado com a degradação. Se for por aqui que é calculada a degradação, 4% em dois anos e meio e 50.000 km é muito pouco. Só que também sabemos que, dependendendo das situações, posso ficar parado com 15% ou 8%, ou quem sabe mesmo só com 5% (tal e qual um novo), dependendo da forma com ocorreu a descarga. O que eu agradeço a todos os santos terem feito o Canion e assim eu poder ter a célula 73 debaixo de olho abaixo dos 20% de SoC (que para quem não sabe, já é bem dentro da "reserva" - 2 barras a piscar). É que de outra maneira, era um enorme stress mal eu entrasse na reserva.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo de vip
O que vais ganar com o menekas!?
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Re: Diário de bordo de vip
Isto está a ficar muito off-topic. Peço que questões não relacionadas com o DB do victormcpinto sejam feitas nos tópicos apropriados.
Sobre o pack do victormcpinto, a Nissan não era obrigada a trocar o pack por um novo só porque uma célula estava danificada. Ponto. Claro que era melhor que trocasse o pack novo, ficava com uma bateria nova. Também eu gostava que o fizesse ao meu. A Nissan só troca packs completos se for mais barato para eles ou se forem obrigados por questões de garantia de capacidade. Provavelmente o pack do Mitsubishi não foi pensado como o do Leaf para trocar facilmente células.
Sobre o pack do victormcpinto, a Nissan não era obrigada a trocar o pack por um novo só porque uma célula estava danificada. Ponto. Claro que era melhor que trocasse o pack novo, ficava com uma bateria nova. Também eu gostava que o fizesse ao meu. A Nissan só troca packs completos se for mais barato para eles ou se forem obrigados por questões de garantia de capacidade. Provavelmente o pack do Mitsubishi não foi pensado como o do Leaf para trocar facilmente células.
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Re: Diário de bordo de vip
Mas não foram 2 células? Porque dizes que foi uma?
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Re: Diário de bordo de vip
Se isto fosse muito linear talvez até nem fosse tanto interessante.
Ontem após 190 km a imagem captada foi esta

Repouso abrigado no exterior e, hoje de manhã estava assim:


Penso que a Nissan acabou por encontrar um solução tecnicamente correcta, embora morosa e de forma silenciosa, sem entrar em detalhes técnicos. Tenho o carro com valores próximos dos de Junho de 2011.
Ontem após 190 km a imagem captada foi esta

Repouso abrigado no exterior e, hoje de manhã estava assim:


Penso que a Nissan acabou por encontrar um solução tecnicamente correcta, embora morosa e de forma silenciosa, sem entrar em detalhes técnicos. Tenho o carro com valores próximos dos de Junho de 2011.
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Re: Diário de bordo de vip
Nisto o Victor pode esclarecer melhor, mas a Nissan usa módulos com 4 células numa configuração 2P2S. Para todos os efeitos práticos cada módulo tem 2 células. Assim caso avarie uma célula será necessário substituir o módulo, o que significa trocar 2 células no pack todo.Orlando Escreveu:Mas não foram 2 células? Porque dizes que foi uma?
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Re: Diário de bordo de vip
De facto a solução usada pela Nissan no carro do Victor foi a correta. Agora a gestão e comunicação de todo o processo deixou muito a desejar, para não dizer pior.
15 graus de temperatura no pack é muito bom, no meu ainda não consegui baixar dos 20.
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Re: Diário de bordo de vip
Fizeste 190 km com uma só carga? (querem ver que vou ser suplantado
).
15º C no meu pack já é coisa quase diária. Amanhã ponho aqui o screenshot das temperaturas da minha bateria às 8:00.
De um gráfico para o outro, o que vejo é uma subida da voltagem da generalidade das células e uma descida do SoC. Nada de muito significativo.
15º C no meu pack já é coisa quase diária. Amanhã ponho aqui o screenshot das temperaturas da minha bateria às 8:00.
De um gráfico para o outro, o que vejo é uma subida da voltagem da generalidade das células e uma descida do SoC. Nada de muito significativo.
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Re: Diário de bordo de vip
Recordo aqui o que transcrevi em 17 de Maio deste ano.mjr Escreveu:Nisto o Victor pode esclarecer melhor, mas a Nissan usa módulos com 4 células numa configuração 2P2S. Para todos os efeitos práticos cada módulo tem 2 células. Assim caso avarie uma célula será necessário substituir o módulo, o que significa trocar 2 células no pack todo.Orlando Escreveu:Mas não foram 2 células? Porque dizes que foi uma?
"Comentamos-lhe que existiam 2 componentes que originavam um funcionamento anómalo do sistema de carga e bateria de iões de Lítio do veículo, nomeadamente o módulo 36 stack dianteiro esquerdo e o controlador da bateria (LBC) por esse motivo o tempo dispendido para a reparação da mesma tenha sido prolongado, aparte de todo o processo logístico que igualmente se revelou lamentavelmente algo moroso."
.../ "Informamos que foram substituídos os 2 componentes anteriormente mencionados, e foi realizado um levantamento dos valores de funcionamento devidamente validados com a Nissan Europa, assim sendo concluímos que o veículo está conforme e evidenciou uma estimativa de carga dentro dos valores anunciados pela Nissan (160kms)."
Malm, ontem consumi 25,2 Kw.h para percorrer os 190 km, pelo que tive de carregar. Aliás, de forma mais atribulada que a usual, o que relatei no tópico "Norteshopping mais verde".
Após os meses sofredores que vivi com uma perda de autonomia, desesperante, considero que o meu maior problema actual não reside no Leaf mas na incerteza dos pontos de carregamento.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras