Este mês, demos uma vez mais, umas belas voltas por Portugal. O objectivo era percorrer algumas das cidades que ainda não tinhamos visitado de leaf, aproveitando para usufruir o máximo possível de cada zona. Apesar de já termos feito grandes viagens (mais de 1000 klms cada), havia ficado uma boa parte do país para ver, parte essa, que havia ficado prometida para uma próxima. Há sempre algo novo para ver, por muito que se viaje.
Nestas viagens, viajamos maioritariamente por nacionais, onde as paisagens são de um modo geral mais agradáveis, e menos custosas
Arrancámos de Lisboa sexta feira à noite, preparados para ir descansar ao Entroncamento, cerca de 120 klms de percurso. Gastámos cerca de 15kWh.
No dia seguinte, bem cedo, arrancámos para Portalegre (110 klms e cerca de 15kWh também), chovia torrencialmente.
Coloquei o carro a carregar neste posto
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -ptg-00002, aguardámos um pouco, e seguimos para o centro da cidade, onde visitámos basicamente tudo o que estava aberto, Castelo, Catedral etc... tal como é apanágio nas nossas viagens.
Seguimos para Castelo Branco da parte da tarde, mas já estava escuro (a partir das 17h00 pouco ou nada se vê), portanto não dava para ver algumas das coisas que pretendíamos, apesar de ainda termos tentado ver as portas de Rodão (não se via nada). Decidimos arranjar alojamento, e carregámos aqui
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -cbc-00002, depois de cerca de 100 klms (são 83 klms de Portalegre a Castelo Branco). No dia seguinte, a primeira coisa que fizemos foi ir a vila Velha de Rodão. Não foi possível no entanto, ver o centro de interpretação de arte rupestre do Vale do Tejo, porque a estrada estava cortada, devido a uma prova de automobilismo. Terá de ficar para a próxima.
Regressámos ao centro de Castelo Branco, e desta feita, carregámos aqui
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -cbc-00001. Visitámos o Castelo e fomos ao Museu Cargaleiro, entre outros...
Seguimos para a Covilhã (cerca de 65 klms), nomeadamente para o Serra Shopping, onde jantámos e fizemos compras enquanto o carro carregava
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... a-shopping, 5 estrelas.
Decidimos no entanto, que íamos pernoitar em Unhais da Serra, para no dia seguinte, irmos à torre da Serra da Estrela, onde não nos foi possível ir em 2014, devido ao mau tempo (ver primeiras páginas do DB). Ficámos numa casa de campo, numa zona extremamente sossegada, sem ninguém por perto, e que tiveram todo o gosto em fornecer-nos uma tomada para carregar durante a noite.
No dia seguinte fomos à torre (não usámos, mas deram-nos autorização para carregar no centro comercial caso necessitássemos), demos umas voltas por Unhais, carregámos o carro a 100% na casa de campo, e seguimos para Guarda (mais 65 klms).
Em Guarda, carregámos aqui
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -grd-00005, vimos uma boa parte da cidade, e seguimos para Vila Nova de Foz Côa (cerca de 80 klms), onde pernoitámos e carregámos.
Fomos ao parque arqueológico e museu, que ficava apenas a 4 klms do centro.
Seguimos para Mogadouro, fizemos mais 80 klms. Haviamos contactado previamente os bombeiros, para saber da possibilidade de lá carregarmos, pagando obviamente a electricidade, e deixando um donativo. Acederam prontamente, muito simpáticos e solícitos, 5 estrelas. As instalações são boas e grandes, e tinham tomadas shucko e trifásicas de 4 pinos, por todo o lado. Sugeriram-me uma onde não atrapalhasse e que não costumam utilizar. Liguei o evse à shucko e ouvi um disparo, o quadro tinha ido abaixo (não estava sequer ligado ao carro). Achámos estranho e tentámos noutras tomadas, mas assim que ligava o evse os disjuntores disparavam. Ligaram os disjuntores e ligámos outros aparelhos em várias tomadas (não na primeira que usei), e funcionava tudo normalmente, mas quando ligava o evse os disjuntores íam abaixo. Um dos bombeiros ligou para vários electricistas, para tentarmos perceber o que se passava. Quando o electricista abriu o meu evse (comprado à posteriori, não o de origem), vimos que o interior do evse estava todo queimado. Contei-lhe o sucedido, e que havia carregado essa manhã sem problemas, em Vila Nova de Foz Côa. Decidiu ir verificar a tomada que utilizei em primeiro lugar com um voltímetro, e surpresa! A shucko tinha 400v. Ainda bem que tenho o hábito de ligar primeiro o evse à tomada e só depois no carro, porque não sei se o carro se protegia desta situação. Fica o alerta para todos. Escusado será dizer, que o evse morreu para o resto da viagem. O que vale é que sempre que fazemos estas viagens, ando com tudo o que tenho, tendo por isso o evse de 10A da nissan para me desenrascar no resto da viagem. Vimos todos os recantos de Mogadouro, lanchámos e jantámos e seguimos para Bragança, onde pernoitámos. Carregámos no hotel durante a noite, disponibilizaram uma shucko à escolha.
No dia seguinte, passámos pelo IMTT de Bragança, como só lá estava uma pessoa a ser atendida, tratei logo do dístico identificativo de veículo eléctrico. Segundo me foi dito, fui o segundo a pedir em Bragança. Ficam algumas das fotos que tirámos.
Como de noite havia apenas carregado até aos 80% (por opção), decidimos colocar o carro à carga antes de sair
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -bgc-00003.
Rumámos a Chaves pela escuridão do dia, já com o hotel marcado. São cerca de 100 klms, onde gastámos cerca de 14kWh.
Carregámos na igreja que faz parte da propriedade do hotel (até 80%), e foi-nos dito que poderiamos lá deixar o carro, mesmo após a saída do hotel. Foi o ideal, porque passeámos, e remotamente colocámos o carro a perfazer os 20% finais quando nos convinha (antes de sair). Abençoada igreja
Queriamos ir ao Gerês, mas com o evse de 10A, achámos que era curto, decidimos por isso, ir para Vila Real, onde o companheiro SousaCastro (a quem muito agradeço), nos emprestou um evse de 16A. Foram cerca de 70 klms de percurso e 10kWh de consumo. Fomos comer os famosos pitos e demos umas voltas pela zona.
Carregámos a 100% em Vila Real
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -vrl-00006, e dirigimo-nos para o Gerês. Assim que saímos de Vila Real, o nevoeiro tornou-se extremamente denso, ao ponto de não conseguir ver os traços no chão, e de ter de ir a 30 klms/h a descer. Ainda tentámos durante 30 klms, mas decidimos voltar para trás, era perigoso. Pernoitámos em Vila Real, com o objectivo de arrancar cedo para o parque nacional Peneda-Gerês, mas o nevoeiro continuava igual. Ficou por isso, para outra oportunidade.
Fomos à casa de Mateus, e colocámos o carro a carregar aqui
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -vrl-00004. Encontrámo-nos com o SousaCastro para lhe devolver o evse, que acabámos por não usar. Muito obrigado uma vez mais;)
Rumámos a Viseu, cerca de 110 klms e 15 kWh, mas antes parámos no parque das pedras salgadas. Carregámos aqui
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -vis-00038.
Jantámos em Viseu e decidimos seguir viagem para o Entroncamento.
Tivemos 45 minutos a carregar em Coimbra
https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... -cbr-00007, por opção, porque podiamos ter feito directo para o pcr de Pombal, são cerca de 120 klms, e grande parte do percurso a descer. No pcr de Pombal N/S, carregámos até ficarem fixas as 3 luzes, com paragem aos 80% que é o normal no meu carro, e percorremos mais cerca de 100 klms até ao Entroncamento (15kWh).
Só regressámos a Lisboa uns dias depois, e o panorama final foi de 1545.2 Klms
Ainda fizémos mais umas centenas de klms nos dias seguintes, chegando quase aos 2000 klms em duas semanas, mas o principal está aqui.
Qualquer dúvida ou pormenor, disponham, tenho todo o gosto em esmiuçar o que acharem pertinente
Não posso deixar de agradecer a todos os companheiros que se disponibilizaram para me emprestar um evse, aos bombeiros, e aos hotéis que me cederam carga. Muito obrigado a todos.